segunda-feira, 26 de maio de 2014

Xaropada do DIA: Índios revoltados invadem 5ª. Ure em Santarém e fazem diretor refém



"Situação é de pânico. No interior da instituição, o clima é de estado de sítio, ninguém entra ninguém sai. Imprensa e policiais do Grupo Tático, do lado de fora aguarda maiores informações. Índios esperam uma resposta do governador. Secretário Seixas Lourenço parece não se importar com a grave situação que acontece em Santarém".
Pela manhã, desta segunda-feira, um clima tenso e de guerra se instalou, quando um grupo de indígenas tomou a 5ª. URE em Santarém, afirmando que só vão deixar o prédio quando o coordenador do Ensino Modular nas aldeias, professor Gedeão, também indígena, for novamente readmitido ao cargo. Conforme os indígenas revoltados, que estão mantendo o diretor da 5ª. URE, Luís Rabelo, como refém, um dos motivos dessa revolta foi a demissão do Coordenador do Ensino Modular, professor Gedeão Monteiro, também indígena, demitido no mês de abril.
Os índios revoltosos também pedem em caráter imediato a saída urgente de alguns professores que, segundo eles, estão deixando de fazer seu trabalho para fazer política, a mando de alguns vereadores de Santarém.
No momento da ocupação, duas professoras, servidoras da 5ª. URE, professora Solany e professora Fátima, conseguiram sair por um portão lateral. Agora os indígenas permanecem acampados fazendo rituais diversos e com pinturas de guerra. Xarope avisa que toda essa xaropada só está acontecendo por culpa do “grande chefe” Simão Jatene, que merece pegar uma boa flechada e bordoadas no traseiro para aprender a ter mais respeito com os professores. 
Enquanto isso, o governador Simão Jatene se encontram viajando para vários países junto com o vice-governador Helenilson Pontes.. 

Construtora MD não paga salários e operários tocam fogo no almoxarifado do ginásio poliesportivo em Santarém, uma xaropada



Almoxarifado foi totalmente queimado
A minha filha, o meu filho, a minha ex-esposa precisam de mim e como vou dar dinheiro pra eles se a empresa não deposita na minha conta?”, questionou o trabalhador. 
 Além de ter os salários atrasados, o operário afirma que foi demitido pela empresa MD Construtora Ltda, responsável pela obra, além de não ter recebido o pagamento da rescisão de seu contrato na data marcada, que seria na sexta-feira.
O fato aconteceu depois um grupo de 11 operários fez uma paralisação na quinta-feira, 22, protestando contra os atrasos de salários. Esses funcionários, que participaram da reivindicação, alegam que também foram demitidos e terão seus contratos rescindidos.
Meia dúzia de funcionários trabalham a passos de CAGADOS no ginásio que ainda não recebeu 20% de sua estrutura
- O meu salário e o dos meus companheiros está atrasado. Viemos de Belém para cá e o combinado era o de ganhar uma quantia x, mas isso não está sendo cumprido. Ficaram de nos dar o restante e como não foi pago, tomei essa atitude por causa do meu trabalho. A minha filha, o meu filho, a minha ex-esposa precisam de mim e como vou dar dinheiro pra eles se a empresa não deposita na minha conta?”, questionou o trabalhador.
Ele ressaltou que tocou fogo para chamar a atenção da imprensa, da população e do governo, que em sua opinião não está fazendo certo. “O engenheiro e a empresa falam que o governo não liberou a verba e quem sofre somos nós, pais de família e cidadãos que prestamos serviço para empresa”, reafirma Antônio Miguel, operário que pôs fogo no almoxarifado.

Xaropada: Manobra ariscada de Simão Jatene pode ser tiro pela culatra



"Governador quer empurrar o arigó Helenilson Pontes goela abaixo na corrida pelo senado e colocar Mario Couto para escanteio".
Analistas políticos mais tarimbados nos bastidores políticos do estado do Pará dizem que a preferência de última hora pelo nome do “arigó” Helenilson Pontes, que estaria sendo articulada pelo governador Simão Jatene, pode ser um tiro pela culatra e provocar um racha considerável no ninho tucano paraense. A própria decisão do senador Mário Couto em não aceitar e não tomar parte dessa decisão governamental, po


de inclusive provocar sua saída do partido. Mario Couto é um nome forte em outro partido poderia se tornar um forte nome para derrubar as articulações do Governador em apoiar seus apadrinhados, mesmo que estes não tenham votos nem apoio de bases, como é o caso do vice governador oriundo da colônia nordestina santarena.

Violência em Santarém: jovem é encontrado morto na região do Mararú



A violência em Santarém continua com índices altos. Este final de semana foi marcado por mais um crime bárbaro. 
O jovem de 16 anos, das iniciais M. D. M foi encontrado morto com requintes de crueldade nas matas do Bairro do Mararú, um local de difícil acesso.
A polícia investiga o caso, e segundo informação da família, o jovem era um pouco rebelde, e estava a alguns dias fora de casa depois de ter uma desavença com a
própria mãe, já que não gostava de ser chamado a atenção.
O corpo do menor estava na mata já em estado de decomposição, ao lado do corpo estava uma arma caseira. 
Esse é o quarto corpo de jovem que é encontrado na região da rodovia Curuá-u-na nos últimos,  
Dona Maria Augustina avó do menor nos informou que a vitima antes de morrer escreveu um bilhete e deixou em cima da mesa.
No bilhete, alguns detalhes: ele entregava todas as peças da bicicleta, das peças que ele tinha e que não era dele e que era dos outros. Ela ainda falou que ele deixou cinco reais que ele devia para um jovem de nome Marciano que ele estava devendo, que na realidade era quatro reais que ele devia mais como ele não tinha trocado ele deixou os cinco.

Papão cede o empate contra o Botafogo-PB e segue em terceiro na Série C

"Mesmo de portões fechados, em cumprimento a punição imposta a equipe bicolor pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Paysandu entrou em campo mais organizado e comandou as principais ações ofensivas do início do primeiro tempo, mas pecava nas finalizações".
Papão segue em terceiro lugar após empate (Foto: Antônio Cícero/Diário do Pará)Ao sair na frente do placar, o Paysandu deu uma esperança à torcida. Mas, o gol de empate do Botafogo-PB manteve as duas equipes no G4 do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro, com os paraibanos na vice-liderança, com nove pontos e o Papão na terceira colocação, com oito pontos. 
Na próxima rodada o Paysandu enfrentará o Fortaleza-CE no sábado (31), às 21h, no estádio Mangueirão, em Belém. Já o Botafogo-PB enfrenta o Cuiabá-MT no domingo (01), às 16h, no estádio Almeidão, em João Pessoa, na Paraíba.