domingo, 6 de novembro de 2011

Garimpagem: começa a corrida pela cassiterita

"O estanho tem como principal aplicação industrial a produção de soldas para a indústria eletroeletrônica".

(Foto: Divulgação)
Garimpo: começa a corrida pela cassiterita (Foto: Divulgação)A recuperação do preço do estanho no mercado internacional, acompanhando a tendência de alta das commodities minerais observada nos últimos tempos, está fazendo ressurgir com força no Pará o garimpo de cassiterita, como é mais conhecido o minério de estanho. Em São Félix do Xingu, berço daquele que foi, na primeira metade da década de 1980, um dos maiores garimpos de cassiterita do Brasil, a garimpagem, retomada no primeiro semestre deste ano, já ocupa hoje perto de 1.500 pessoas, incluídas aquelas que desenvolvem atividades de apoio. O estanho tem como principal aplicação industrial a produção de soldas para a indústria eletroeletrônica.
O garimpo está localizado na mesma área onde foi explorada, há quase três décadas, a antiga mina de cassiterita, na hoje vila de São Raimundo, um próspero distrito de São Félix do Xingu localizado a cerca de 28 km de distância da sede do município. A comunidade local, que já havia se acostumado à rotina da atividade agropastoril, voltou a experimentar a febre do garimpo entre abril e maio deste ano, quando começaram a chegar ali as primeiras levas de garimpeiros procedentes de Ariquemes, berço histórico da exploração garimpeira de cassiterita no Brasil.

Coisa do CAPETA
Mulher é presa com drogas na VAGINA
Uma mulher foi presa na tarde deste domingo (6) tentando entrar com drogas no Presídio Estadual Metropolitano I, em Marituba. Vanessa da Silva Maceió, de 22 anos, carregava um tablete de maconha e cinco petecas de cocaína na vagina. A acusada iria visitar seu marido, que é detendo da penitenciária. A droga foi encontrada durante a revista feita pelos agentes da casa penal em todos os visitantes.
Vanessa foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e encaminhada a Seccional de Marituba, sob o comando do delegado Odon Muniz. Isso só pode ser coisa do Satanás!

Estamos de OLHO!

Justiça retoma julgamento sobre Belo Monte

(Foto: Ney Marcondes)
Justiça retoma julgamento sobre Belo Monte (Foto: Ney Marcondes)Uma das 15 ações que tramitam na Justiça contra a implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), pode ter um desfecho esta semana. Na próxima terça-feira (9), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) vai retomar o julgamento de uma ação do Ministério Público Federal (MPF) que questiona o decreto legislativo que autorizou a construção da hidrelétrica sem a realização de consulta prévia aos povos indígenas da região.
O julgamento está empatado, com um voto favorável e um voto contra à tese do MPF, que pediu a anulação do decreto legislativo que autorizou o empreendimento. O direito à consulta prévia é garantido aos indígenas pela Constituição Federal e também está previsto na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo Brasil em 2003.