segunda-feira, 21 de outubro de 2013

MP ajuíza ação de improbidade em desfavor de Domingos Juvenil


Juvenil atual prefeito de Altamira, e número 1 da Alepa
O Ministério Público do Estado Pará por meio do 3º promotor de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais, Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, em exercício, Domingos Sá
vio
Alves de Campos e do procurador de Justiça Nelson Medrado, coordenador do Núcleo de combate à Improbidade e Corrupção ajuizou na quarta (9) junto à 2ª Vara da Fazenda pública da comarca de Belém “Ação civil pública de Improbidade administrativa com pedido de Indisponibilidade dos bens e afastamento do cargo público” em desfavor do ex-gestor da Alepa e atual prefeito do município de Altamira Domingos Juvenil Nunes de Sousa e mais 14 pessoas arroladas na ACP.  
A ACP tem como objeto as “irregularidades apuradas durante o Procedimento Administrativo Preparatório nº195/2012, que comprovou diversas fraudes em procedimentos licitatórios conduzidos pela Comissão Permanente de Licitação da Assembléia Legislativa do Estado do Pará (CPL/ALEPA), no período de 2007 a 2010, gestão do deputado Domingos Juvenil“.  
Segundo Domingos Sávio e Nelson Medrado a “presente ação tem por objetivo buscar a condenação por ato de improbidade administrativa dos agentes públicos responsáveis pelas arbitrariedades, nos termos da Lei nº 8.249/92, bem como o devido ressarcimento ao erário de todo o dinheiro público desviado nas fraudes”.
Na ACP o ex-gestor da Alepa Domingos Juvenil Nunes de Souza é “legitimado passivo da presente ação de improbidade administrativa por ter deixado, deliberadamente, de atuar em prol do interesse público bem como ter homologado, adjudicado, empenhado e pago os valores decorrentes de certames licitatórios patentemente irregulares”.  
A parte final da ACP “demonstra também a legitimidade passiva do ex-1º secretário Miriquinho Batista, uma vez que ficou demonstrado que o mesmo concorreu para a prática de ato que importou em lesão aos cofres públicos, maltrato aos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade da administração pública, possibilitando a liberação de dinheiro público”.  
Agravado ainda pelo fato de que o “regimento interno da Alepa é límpido ao estabelecer as atribuições do 1º secretário, demonstrando a sua omissão nas fraudes em licitações do Legislativo”.
Os membros do MP requerem  que seja “conferida prioridade na tramitação ora ajuizada...
Por Edson Gillet

Comissão de Vistoria aprova uso do Colosso do Tapajós para seletivas do Parazão

Após liberação do Corpo de Bombeiros o Estádio Colosso do Tapajós terá capacidade de público reduzido

Vistoria realizada no Colosso do Tapajós
Em vistoria realizada na manhã desta segunda-feira, 21, no Colosso do Tapajós, uma comissão comandada pelo Capitão Nogueira, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, avaliou que o estádio, apesar das obras de ampliação em andamento, apresenta condições de receber os jogos da seletiva do Parazão 2014. Porém, o estádio deve ter sua capacidade de público reduzida.
Obras do Estádio Colosso do Tapajós continuarão durante os jogos do Campeonato Paraense“O estádio apresenta condições de jogos, entretanto, como está em obras e algumas saídas estão obstruídas com entulhos, o público será restringido. Além disso, para que os jogos ocorram no Colosso do Tapajós, o acesso do torcedor ao canteiro de obras e a parte onde há movimentação de maquinários deve ser totalmente isolado. Isso é imprescindível para garantia da segurança dentro do estádio”, informou Cap. BM Nogueira.
Segundo cálculos da comissão de vistoria baseados na metragem linear da área que não está ocupada por obras no estádio, o público liberado para os jogos da seletiva deve ser em torno de 2.200 torcedores.
O laudo da vistoria realizada nesta manhã no Colosso do Tapajós deve ser entregue a Federação Paraense de Futebol até o final da semana. Só após receber o laudo é que a FPF irá se posicionar sobre a realização ou não dos jogos em Santarém. O primeiro jogo do São Raimundo Esporte Clube está marcado para 3 de novembro contra a equipe do Castanhal.

Investigador da Polícia Civil morre em troca de tiros em Manaus, ele era de Santarém

O santareno Edson Cota foi socorrido e levado para o Pronto Socorro 28 de Agosto, onde faleceu

Investigador CotaO investigador da Polícia Civil do Amazonas, Edson Cota Willot, natural de Santarém, morreu por volta de 13h20, da tarde desta segunda-feira, 21, após ser atingido por um tiro durante uma perseguição a assaltantes, no final da manhã de hoje, em Manaus. Edson Cota era considerado pelos colegas de trabalho como investigador de linha de frente da Polícia Civil de Manaus.
A notícia da morte do investigador Edson Cota Willot causou comoção entre seus colegas de profissão. Após passar por exames periciais no Instituto Médico Legal (IML) do Amazonas, o corpo de Edson deve ser transladado para Santarém, onde moram seus familiares.
Policiais civis de Santarém receberam a notícia com grande dor, pois Edson era benquisto entre os colegas e sempre que vinha a Santarém visitar seus familiares, também visitava seus colegas de profissão.
O FATO O investigador Cota, lotado na Delegacia de Roubos e Furtos, situada no bairro da Alvorada, Centro-Oeste de Manaus, morreu na sala de cirurgia do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, em conseqüência de um tiro que levou no peito durante tiroteio com bandidos no fim da manhã desta segunda-feira. O Crime aconteceu na Rua Riacho Doce, comunidade Parque Riachuelo, na zona Norte de Manaus.
“Ele era um policial linha de frente, cumpridor de seus deveres”, disse o presidente do Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil do Amazonas (Sinpol-AM), Moacir Maia. “É um dia muito triste para toda a Polícia Civil”, completou.
TIROTEIO – Segundo o titular da DERFD, Orlando Amaral, o policial investigava uma quadrilha que praticava crimes em portas de banco. Na ação policial, o grupo de criminosos deu início ao tiroteio.
A Polícia Civil informou que um dos assaltantes também ficou ferido e outros integrantes da quadrilha foram presos. Ainda não há informações sobre o nome dos suspeitos envolvidos.
Com informações do RG 15/O Impacto.

 

LABILÁ DEIXA CASTANHAL E ACERTA COM O PANTERA SANTARENO

Mais um Campeão Brasileiro da Série D, esta de volta ao São Raimundo, o Goleiro Labilá 29 anos deixou o Castanhal na tarde desta segunda-feira, e acertou com o São Raimundo, para a disputa da primeira fase do Campeonato Paraense. Já estão treinando no Panterão outros campeões como João Pedro, Marcelo Pitibul e Maurian.
O Meio campo Michel  deve ser mais um a chegar para a disputa da primeira fase. O São Raimundo estreia no dia 03 de Novembro(Domingo) jogo que deve ser confirmado para o Colosso do Tapajós. O segundo jogo também está marcado para Santarém no dia 09(Sábado). 
Por Ivaldo Fonseca.