quarta-feira, 20 de maio de 2020

Pará tem apenas quatro óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas

No início da noite desta quarta-feira (20), a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) divulgou o boletim atualizado com o total de 18.929 casos confirmados no Pará, 11.560 recuperados, 1.778 óbitos e 4.910 descartados. Além disso, a secretaria também divulgou novos casos e casos anteriores. Veja na tabela:

Nos últimos dias, os boletins divulgados pela secretaria mostravam um aumento no número de mortes. Em nota, o órgão informou que os dados eram referentes a casos informados com atraso pelas prefeituras dos municípios paraenses e, também, que se tratavam de subnotificações. 
Isolamento Social
A Sespa também ressaltou a importância do isolamento social para que o estado mantenha a queda no número de casos confirmados.

Covid-19: secretário de saúde diz que Pará já está na curva descendente

Segundo Beltrame, pico se deu no dia 20 de abril. Mas admite que interior apresenta aumento no número de casos.

Os dados mostram que o pico da pandemia (casos confirmados) no Pará se deu em 20 de abril e que o pico de óbitos foi no dia 5 de maio e, agora, estamos em uma curva descendente.” A declaração feita pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Alberto Beltrame, nesta quarta-feira (20).

Em coletiva online, o secretário reafirmou que os números de óbitos divulgados em boletim da Sespa na última terça-feira (19), apesar de parecerem um crescimento de casos confirmados e óbitos, se tratam de subnotificações de registros ocorridos anteriormente às 24 horas e que só agora foram lançados no sistema estadual.

Governo assina convênio para construção do Hospital de Campanha de Altamira

O governador do Estado, Helder Barbalho, assinou nesta terça-feira (19), no Centro de Convenções e Cursos, em Altamira, o contrato de convênio com o município para a construção de mais um Hospital de Campanha para atendimento de pacientes da Covid-19. No total, serão 60 novos leitos, dos quais 50 clínicos e dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
"A partir de agora, a prefeitura já está liberada a fazer o processo de contratação, que será feito pela Secretaria de Saúde Municipal. O governo do Estado não terá participação na contratação. Somos o agente financiador, nesse caso. A gestão e contratação serão feitas pelo município", disse o governador.
A unidade hospitalar vai possibilitar a implementação de mais leitos à rede pública de saúde voltada ao enfrentamento do coronavírus na Região Xingu, com apoio do Hospital Regional de Altamira, que atende a população de nove municípios: Altamira, Medicilândia, Brasil Novo, Pacajá, Uruará, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e Anapu.
A assinatura do convênio teve a presença dos secretários de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Cabral, e de Transportes, Pádua Andrade; do prefeito de Altamira, Domingos Juvenil; do secretário municipal de Saúde, Renato Mengoni Jr, e do diretor do 10° CRS, Maurício Nascimento.
Crédito: Marcelo Seabra / Ag. ParáReforço - Para o prefeito de Altamira, a assinatura do convênio entre as esferas estadual e municipal representa um esforço conjunto para levar atendimento à população. "Desde abril, a prefeitura vem tomando ações para proteger a população da Covid-19. O isolamento social é o que vai proteger cada um de nós. Trabalhamos agora para a construção do Hospital de Campanha, que atenderá a nossa cidade e também a região", afirmou Juvenil.

A construção do Hospital de Campanha de Altamira ficará a cargo da gestão municipal, assim como a escolha do local adequado. O governo do Estado cedeu parte do terreno na área do Hospital Regional para que a unidade seja erguida.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), até às 13h desta terça (19), Altamira registrou 192 casos de Covid-19 e duas mortes, números que, para o governador, podem ser influenciados diretamente pelos habitantes. "Reforço o quanto é importante cada um tomar as medidas de proteção, como ficar em casa e se proteger. Dessa forma, saindo apenas nos casos necessários, a gente vai conseguir superar essa situação. Fiquem em casa, protejam as famílias de vocês", pediu.
Descentralização - Além de Altamira, o governo do Estado deve instalar Hospitais de Campanha em Soure, no Marajó, em Redenção, no sul do Pará, e um segundo em Belém. Atualmente, quatro Hospitais de Campanha estão em funcionamento no Estado: na capital, Breves, Marabá e Santarém.
Segundo Helder Barbalho, os equipamentos que serão usados no Hospital de Campanha de Altamira continuarão na região após a desmontagem da unidade. "Recentemente mandamos três respiradores para o Hospital Regional de Altamira. Os equipamentos que são necessários para o funcionamento das UTIs vão permanecer aqui no Xingu para possibilitar que os investimentos continuem sendo usados para o bem da população", afirmou o governador.

Vereador morre de Covid-19 no interior do Pará

O vereador Elias Santana, presidente da Câmara de Concórdia do Pará, morreu em decorrência de covid-19 nesta terça-feira (19).

Elias estava internado desde o dia 6 de maio, foi entubado, mas não resistiu aos problemas causados pelos vírus. No dia 1º, o parlamentar já havia perdido uma irmã, também vítima de covid-19.
Nas redes sociais Elias ganhou algumas homenagens. O deputado federal paraense Beto Faro falou sobre o legado de desenvolvimento da cidade deixado pelo presidente da Câmara dos Vereadores de Concórdia do Pará. 
Em sua conta no Facebook, o deputado estadual Carlos Bordalo também lamentou a morte de Elias Santana.
Diário do Pará

Covid-19: Marcos Pontes anuncia novos testes com remédio Annita

Droga é a aposta do ministro no combate à doença.
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, anunciou que o governo iniciará uma segunda rodada de testes com o vermífugo Annita, julgado por ele como promissor no combate ao coronavírus.
A droga nitazoxanida, vendida no Brasil sob a marca Annita, ganhou destaque ao ser mencionada por Pontes em meados de abril. Desde então, 500 pessoas passaram por um ensaio clínico com o medicamento. Agora, o segundo protocolo deve ter o mesmo número de participantes.

Piratas atacam embarcação e matam um segurança no Estreito de Breves, no Pará

Comboio de balsas saiu de Belém com destino à Santarém, transportando cargas
Funcionários e seguranças de um comboio de balsas que saiu de Belém com destino à Santarém, transportando cargas, viveram momentos de pânico e terror praticados por piratas, na madrugada de terça-feira, 19, em um local do rio Amazonas, conhecido por Estreito de Breves, em Gurupá, no Pará.
De acordo com funcionários, o ataque a embarcação denominada de Empurrador Monte Dourado, começou por volta de 16h, de segunda-feira, 18, encerrando por volta de 3h, de terça-feira, 19, com a morte do segurança identificado como, Luiz Ney Oliveira Siqueira.