quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Pandemia em Ruróplis: Taká tem avaliação positiva de 50%; veja os números de Helder e de Bolsonaro

Pandemia em Rurópolis: Taká tem avaliação positiva de 50%; veja a de Helder e Bolsonaro
A pesquisa detectou a avaliação frente à pandemia do prefeito, governador e presidente em Rurópolis, no oeste do Pará. Foto montagem/arte: Blog do Jeso

Os números são da Destak/Blog do Jeso junto a 900 pessoas.
O desempenho do governo Taká (MDB), prefeito de Rurópolis (PA), frente à pandemia do novo coronavírus tem a aprovação de 50% da população, que cravou excelente/bom para ações do gestor na prevenção e combate à doença neste início de seu segundo mandato.
Os números são da pesquisa Destak/Blog do Jeso junto a 900 pessoas e realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro deste ano por celular.
36% dos entrevistados avaliaram como “regular” o desempenho de Taká na pandemia. Por outro lado, o percentual dos que reprovaram as ações do prefeito até agora chegou a 14%.
Dentre os que disseram que tem intenção de se vacinar contra a covid-19, o percentual chega a 77% – abaixo do número registrado na pesquisa realizada em Santarém (90%). 
A Secretaria de Saúde de Rurópolis registrou nesta terça (9) 2.529 infectados pela covid-19 no município. O total de mortos chegou a 31. Os casos suspeitos somam 322 – apenas 1 está hospitalizado. Outros 7 internados, após exame, estão em recuperação.
Em relação ao desempenho do governador Helder Barbalho (MDB) e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na pandemia, o primeiro tem aprovação de 43% (excelente/bom) e o segundo registra reprovação de 57% (ruim/péssimo) em Rurópolis.
5 outros números da pesquisa da pandemia
64% Dos entrevistados acreditam que a vacina contra a covid-19 vai chegar para todos os paraenses.
86% Cravaram bom/ótimo para o desempenho da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) nas ações de prevenção e combate ao coronavírus.
pandemia em rurópolis
79% Respondeu que é favorável às decisões por decreto (estadual ou municipal) como forma de conter o avanço da covid-19 em Santarém (PA).
14% É contra a punição a quem não obedece às medidas estabelecidas em decretos municipal e estadual.
86%, portanto, é favorável a algum tipo de punição aos infratores.

Equatorial Pará ratifica que adotou medidas impostas pelo decreto governamental no Baixo Amazonas

Resultado de imagem para equatorial pará
A Equatorial está a disposição para qualquer esclarecimento diz a nota
Em nota, a assessoria de comunicação da Equatorial Pará comunicou a redação do Blog do Xarope que a Equatorial Pará reforça que adotou o procedimento de não fazer cortes por inadimplência desde que houve a alteração para bandeira preta na região do baixo Amazonas.
A empresa também destacou que está disponibilizando facilidades para pagamento e negociação com condições especiais que variam de acordo com o perfil de cada cliente e sua capacidade de pagamento. Os clientes podem fazer também o parcelamento das contas pendentes em até 12 vezes no cartão de crédito via site www.equatorialenergia.com.br
A Equatorial Pará também disponibiliza o pagamento de contas delivery, no qual agentes de negociação vão até a casa do cliente para que possa pagar sua fatura por meio de cartão de débito ou crédito, o serviço pode ser solicitado no telefone 0800 025 0116.
A Equatorial também esclarece que todas as medidas e determinações feitas pela Aneel são adotadas pela Equatorial Energia, conforme Resolução, incluindo a retomada do atendimento presencial, viabilizando todas as medidas de saúde e segurança aos clientes e colaboradores.
Para os casos de ligações a revelia, estas poderão ser retiradas, pois além de comprometerem o fornecimento, podem causar acidentes.

Covid-19 mata Kabicera vereador do MDB em Alenquer

Parlamentar de Alenquer não resiste à covid-19 e morre em UTI de Itaituba
Kabicera tinha 46 anos e foi eleito em 2020 para o segundo mandato. Foto: Divulgação/Facebook
Morreu na madrugada desta quarta-feira (10), pouco depois da meia-noite, o parlamentar (vereador) reeleito de Alenquer (PA) Carlos Augusto Duarte Araújo, o Kabicera (MDB). Ele lutava em leito hospitalar de UTI em Itaituba contra covid-19.Tinha 46 anos, era casado com Elcione Ferreira. Tiveram um casal de filhos – César Augusto e Ana Paula Augusta.
A família Duarte Araújo está providenciando o traslado do corpo do parlamentar para Alenquer, onde ele nasceu e será sepultado em cerimônia restrita aos familiares, conforme o protocolo para covid-19 exige.
Kabicera foi reeleito em 2020 para o segundo mandato. Desta vez concorreu pelo MDB, e obteve 542 votos.
Na noite de sexta-feira (6), ele deixou Alenquer em estado crítico de infecção viral pelo novo coronavírus. De Santarém, sem leitos de UTI para doença, foi transferido para o Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba.
No HRT, ganhou leito de UTI, tendo sido intubado e sedado imediatamente. Nesta madrugada, não resistiu á doença e faleceu.
Blog do Xarope com informações do jornalista Jeso Carneiro

Decreto suspende corte de fornecimento de água, luz e internet no Baixo Amazonas

Resultado de imagem para rede celpa
Cortes de Energia foi suspenso pelo novo decreto do Estado
Decreto nº 1.311 foi publicado na segunda-feira (8). Serviços não devem ser interrompidos enquanto durar o bandeiramento preto na região.
Está proibido o corte de energia, água e internet no oeste do Pará — Foto: Assessoria
Para amenizar os impactos sofridos pela população devido à pandemia por conta da rigidez dos decretos estaduais e municipais em vigência, o Governo do Estado do Pará decretou a suspensão no corte de serviços essenciais como água, luz e internet residencial no Baixo Amazonas. Decreto foi publicado nesta terça-feira (9).
De acordo com o decreto nº 1.311, a suspensão do corte desses serviços vai durar enquanto a região estiver no bandeiramento preto, que impõe que atividades não essenciais sejam fechadas para conter o avanço de contágio do novo coronavírus e suas variantes.
O decreto publicado no Diário Oficial já está em vigor. Além de Santarém, outros 13 municípios do Baixo Amazonas estão no bandeiramento preto, por conta do número de infectados e mortes em decorrência da Covid-19.
Denúncias: A redação do Blog do Xarope investiga denúncia de que mesmo com o decreto do Governador do Estado, os funcionários das empresas, tanto funcionários da Equatorial, quanto equipes de internet estão desobedecendo a Lei, fazendo os cortes.
Blog do Xarope via G 1 Santarém

O G1 e o Barbalho. O Erro Proposital, a Reação do MP e o Silêncio da TV Liberal


A nota do G1 reconhecendo o “erro” ao divulgar uma falsa informação de que o TJ do Pará havia rejeitado denúncia sobre compra irregular de respiradores, negociata realizada entre o Governo do Pará e a empresa SKN do Brasil, expôs ao público o nível de comprometimento do site, filiado a Globo, a gestão de Helder Barbalho.



Na verdade, o Tribunal apenas considerou, dentro da legalidade um acordo firmado entre o Estado e a empresa, decisão que, diga-se de passagem, pode ser reformada. A correção, feita a partir de uma reação do Ministério Público, mantém a máxima que a mentira tem perna curta. 



A mesma postura não foi seguida pela TV Liberal, que deu a falsa notícia antes mesmo do G1, pressionada pelo casal de irmãos Maiorana e, por óbvio, por faturas em atraso.
O plano não deu certo, apesar de ter rendido muito nas redes sociais, com fotos de Helder Barbalho sorrindo, como se tivesse ganho uma medalha. Jornalismo ruim aliado a comprometimento não poderia dar em outra coisa.
Com efeito, após a reposição da verdade, a Promotoria de Justiça de Ações Constitucionais e Fazenda Pública, ingressou com recurso, nesta terça-feira (9), contra a homologação do acordo. A Promotoria argumenta que a avença homologada não preservou o interesse público, haja vista que os valores devolvidos meses após o pagamento adiantado não tiveram aplicação de correção, lucros cessantes, multa e outros encargos contratuais.
Em seu recurso, o Ministério Público solicita que as omissões e obscuridades sejam sanadas, observando-se as questões relacionadas aos valores que o Estado do Pará deixou de lucrar com o acordo homologado judicialmente.