domingo, 1 de janeiro de 2023

Lula sobe a rampa do Planalto, recebe faixa presidencial e diz que vai governar para todos


A primeira-dama Janja Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin, acompanharam Lula e o grupo na entrada do palácio.
Após ser empossado no Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu hoje (1º) a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília, e recebeu a faixa presidencial de cidadãos que representam a diversidade do povo brasileiro. Entre eles estava o cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, líder do povo Kayapó, e Aline Sousa, de 33 anos, catadora de materiais recicláveis do Distrito Federal.

Homem é preso com faca e fogos de artifício durante posse de Lula

De manhã, polícia descartou existência de bomba em estação de metrô.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal registrou pelo menos dois incidentes relacionados à posse presidencial. De manhã, durante a revista às pessoas que chegavam à Esplanada dos Ministérios, um homem foi detido e encaminhado à delegacia. Ele portava uma faca e fogos de artifício.
Pouco antes das 12h deste domingo (1º), a pasta chegou a acionar a Operação Petardo após a identificação de uma sacola plástica na Estação 108 Sul do metrô. Segundo a secretaria, a possibilidade de haver uma bomba na sacola foi descartada por homens da Polícia Militar do Distrito Federal que estiveram no local.

No Ano Novo, cabeça de corpo esquartejado é encontrada dentro de esgoto em Manaus


O corpo foi desovado no local.
Redação AM POST
Um homem, não identificado, foi encontrado esquartejado neste domingo (1°), dentro de um esgoto na rua Fragata, no bairro Petrópolis, na zona Sul de Manaus.
De acordo com a polícia, o corpo estava sem a cabeça, sem os braços e as duas pernas, mas foram encontrados (menos a cabeça), em um esgoto a poucos metros onde estava o tronco.
A suspeita é que o corpo tenha sido desovado no local.
As partes anatômicas foram removidas para o Instituto Médico Legal (IML) e a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) investiga o caso.

“Desafio é fazer o melhor governo da história”, diz Helder


O governador Helder Barbalho assume para um novo mandato com uma série de melhorias que pretende implantar no Estado para, como ele diz, corresponder à confiança dos paraenses no seu trabalho. Nesta entrevista, ele cita algumas delas
Com uma aprovação recorde nas urnas e sendo o primeiro governador do Pará eleito em primeiro turno desde a redemocratização, Helder Barbalho (MDB) segue para mais quatro anos bem mais confiante do que era quando ocupou o cargo pela primeira vez, em 2019. Dessa vez acompanhado da ex-secretária de Planejamento e Administração (Seplad), Hana Ghassan, como vice, ele garante ter ciência de que há muito ainda a ser feito, e também que tem seus focos bem definidos.
Mais concursos, mais interiorização das especialidades médicas, melhores índices para a Educação, atenção especial ao Marajó, que tem os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) do Brasil, geração de emprego e renda com a floresta em pé, tudo isso está no radar de Helder para o próximo mandato - sem deixar de olhar mais à frente sobre como irá contribuir com o desenvolvimento do Pará a partir de 2027.
Confira a entrevista completa para o DIÁRIO:

Ao vivo: Governador e vice são empossados neste domingo

Em 2019, Helder recebeu a faixa da primeira-dama, Daniela Barbalho em cerimônia lotada | Ney Marcondes / Arquivo

O roteiro da cerimônia já está definido e, além de Belém, ocorrerá em outros municípios. Saiba como será o rito e os horários da posse.
Ogovernador reeleito, Helder Barbalho (MDB) tomará posse em sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) marcada para às 9h deste domingo, dia 1º de janeiro. Depois da posse, o chefe do Executivo Estadual seguirá para Brasília, onde vai acompanhar a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcada para iniciar já à tarde, às 15h.
Os dois acessarão a sede do Poder Legislativo pela porta que dá acesso à presidência da casa, ou seja, pela rua do Aveiro.
https://youtu.be/xHguhxbur44