quarta-feira, 29 de julho de 2015

Servidores do Incra são presos acusados de fraude

Prisão de acusados de fraude no IncraA operação “Terra Legítima”, da Polícia Federal (PF), desarticulou, na manhã de terça-feira (28), uma quadrilha que cobrava propina de cerca de R$ 2 mil para regularizar áreas de terra sem atender aos critérios definidos pelo programa Terra Legal, do Governo Federal. Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de prisão, três de condução coercitiva e 13 de busca e apreensão em Marabá, Jacundá e Belém, embora a quadrilha se concentrasse em Marabá e região.
Segundo o delegado regional de investigação e combate ao crime organizado da superintendência regional de PF, Jorge Eduardo de Oliveira, o trabalho foi praticamente todo capitaneado por uma equipe da PF atuante em Marabá, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
A investigação começou há um ano e, segundo a PF, entre os presos estão advogados e servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), cedidos ao programa Terra Legal, que praticavam as fraudes. “Temos indicativos de que a quadrilha cobrava propina para acelerar esses procedimentos e, muitas vezes, fraudava todo o processo, determinando titularidades para laranjas”, esclarece o delegado da PF, Antônio Carlos.
TERRA LEGAL
A “regularização” era feita em desacordo com os critérios definidos pelo programa Terra Legal, que permite a doação para os municípios de áreas urbanas da União com acesso a políticas de crédito e investimentos federais e estaduais. Segundo a Polícia Federal, também há indícios de que esses títulos tenham sido usados para obter financiamentos fraudulentos junto às instituições financeiras e que provavelmente não seriam pagos.

Prefeito recebe moradores do km 65

O Prefeito Pablo Genuíno recebeu em seu gabinete, os vereadores da região de Divinópolis, Carla Naiza, Flora Variani, Ismael Carvalho e os moradores do KM 65. Os vereadores acompanharam o grupo de moradores na reunião para fortalecer as reivindicações. Foi uma reunião bem descontraída. Os comunitários vieram fazer uma visita de cortesia ao prefeito Pablo, mas ao mesmo tempo, foi tratado assunto de trabalho. A
s principais reivindicações dos moradores são a recuperação da vicinal que foi bastante atingida com o forte inverno na região e melhoramento nas pontes da vicinal. O Prefeito colocou como prioridade em sua agenda de trabalho as reivindicações do grupo, todos saíram satisfeitos da reunião.
Texto e fotografia: Manuel Cleudes