terça-feira, 30 de julho de 2013

VÍDEO CHOCANTE: Canoa é atropelada por Balsa matando Dona Socorro e seus filhos

O leitor Denilson Monteiro flagrou o acidente envolvendo uma balsa e uma canoa nas proximidades do município de Urucurituba, a 200km de Manaus.
Dona Socorro estava na sua canoa com seus dois filhos, um de três e outro de nove anos. A correnteza do rio parecia muito forte e a balsa, que vinha de Belém praticamente atropelou a canoa. Ninguém sobreviveu.

Via portal do Holanda

Em meio a protesto, Marcos Feliciano faz pregação em Santarem

Vídeos mostram confusão em pregação de pastorEm meio a milhares de fieis, o pequeno grupo de universitários levantou a bandeira do movimento gay pedindo o fim do preconceito. Era o momento de pregação do pastor e deputado federal Marco Feliciano, que já causou muita polêmica ao criticar o homossexualismo. O clima ficou tenso quando os manifestantes começaram a cantar contra ele. Em imagens feitas com um telefone celular, o grupo discute com seguranças da igreja evangélica que tentavam afastar os manifestantes. Mais uma vez os manifestantes levantam a bandeira GLBT e protestam. Durante a pregação, o pastor faz uma pausa e pede a retirada dos manifestantes. Os policiais acatam o pedido do deputado e retiram os manifestantes do meio da multidão.

Três estudantes disseram terem sido agredidos fisicamente pelos seguranças e por policiais militares. A denúncia foi registrada na noite de segunda-feira (29), depois do protesto na seccional de Polícia Civil. O delegado responsável pelo caso, Tiago Rabelo, disse que a polícia já abriu inquérito para apurar os fatos e que já foi solicitado o exame de corpo de delito.
Para os manifestantes, a ação dos seguranças da igreja e da polícia foi abusiva e violenta.
O responsável pela segurança do evento, o pastor Edenilson Moura, informou por telefone que não foi contratado segurança particular por ser um evento religioso, e não viram a necessidade de seguranças, mas havia voluntários da igreja que estavam dando o apoio. A Igreja vai acompanhar o inquérito da Polícia Civil, mas não vai proceder contra os manifestantes.
Redação Notapajos com informações de Rômulo D’Castro

Governo Simão Jatene: IDH expõe abandono em que vive região do Marajó, Melgaço é a pior do Brasil

#O pior IDH do país é da cidade de Melgaço, que fica na Ilha do Marajó, no Pará. Não é preciso utilizar nenhum tipo de metodologia para saber quais municípios apresentam os piores resultados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, o IDHM, divulgado ontem pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). 
Basta caminhar pelas ruas das cidades do Marajó e perceber que qualidade de vida é um termo que passa longe da realidade dos moradores. Prova disso é que, dos 16 municípios da ilha, oito estão entre os 50 piores IDHs do Brasil.
O IDH mede o nível de desenvolvimento humano de determinada região com base nos dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Utiliza como critérios indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita).
O índice varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) a um (desenvolvimento humano total). Países com IDH até 0,499 têm desenvolvimento humano considerado baixo, os países com índices entre 0,500 e 0,799 são considerados de médio desenvolvimento humano e países com IDH superior a 0,800 têm desenvolvimento humano considerado alto.
Abaixo de 0,499 são considerados Muito Baixos. O Pará tem 8 municípios nessa faixa. Os baixos somam 88. Os médios são 44 e os que alcançaram índices de desenvolvimento humano classificados como Alto foram três:
Ananindeua, Belém e Parauapebas.
Nestes três municípios o que destaca é o indicador Longevidade, que é a esperança de vida ao nascer. Esse indicador mostra o número médio de anos que uma pessoa nascida naquela localidade no ano de referência deve viver. O indicador de longevidade sintetiza as condições de saúde e salubridade do local, uma vez que quanto mais mortes houver nas faixas etárias mais precoces, menor será a expectativa de vida. É neste indicador que está apontada a redução da mortalidade infantil, ou seja, quanto mais alto o indicador, menor a mortalidade. Os indicadores de Renda e Educação também refletem bom desempenho nos três melhores municípios do Pará.
Nos demais 140 dos 143 municípios (na época do censo não havia o 144º) o índice pior avaliado e que contribuiu para reduzir a médio foi o indicador Educação.

Pavão Misterioso : Artistas 'demitem' secretário que há quase 20 anos dá as cartas na cultura paraense

Arquiteto Paulo Chaves Fernandes, o 'pavão misterioso', é acusado de priorizar um estilo de arte que remete à bela época do ciclo da borracha e que estaria desligado das propostas da sociedade. Arte paraense para turista ver, e nem turistas aparecem!

O arquiteto Paulo Chaves Fernandes permanece há vinte anos dando as cartas na política cultural do Pará. Ligado a governos do PSDB, ele comandou a Secretaria Estadual de Cultura durante quase todo esse período (interrompido uma única vez, pela gestão de Ana Júlia Carepa, PT, entre 2007 e 2010). Entretanto, a longevidade não se sustenta no desejo da sociedade. Ao menos é o que faz crer a onda de protestos contra o governo do estado, especialmente nas últimas semanas, em Belém.
Artistas e intelectuais deixaram os palcos, ateliês, estúdios e academia e ganharam as ruas da capital paraense reunidos em um movimento batizado de Chega!, que deflagrou manifestações de parar o trânsito. É gente que exige a saída do secretário, a abertura de canais de discussão da política pública e a criação de editais para descentralizar verbas, fomentar a produção, a circulação e o acesso do povo às atividades artísticas.
Na carta pública lida pelo ator Alberto Silva Neto no dia 9 passado, durante um dos festivais organizados pelo governo, o Terruá Pará, o movimento afirmou que tem como tarefa “tornar representativa uma política que há décadas não representa nem a sociedade nem os artistas, e que tem caminhado na contramão do interesse público”.
Seguiram-se duas passeatas pelas ruas de Belém (a última no dia 25), na direção da Secretaria de Cultura (Secult). Em ambas, os manifestantes encontraram os portões trancados e promoveram a ocupação das calçadas, com a participação de grupos de teatro, música, artistas plásticos e até integrantes de uma escola de samba. Na ausência de uma fala oficial, fizeram também a leitura de uma carta de demissão simbólica do secretário.
A permanência de Chaves por tão longo período é justificada pela administração com o argumento de que com ele iniciou-se uma boa fase de recuperação do patrimônio histórico. As obras teriam incrementado o turismo.
Exemplo deste tipo de intervenção na paisagem urbana é a Estação das Docas, inaug
urada em 2000 sob projeto arquitetônico do próprio secretário. A obra ocupa três galpões do antigo porto de Belém, inaugurado em 1909, agora transformado em complexo turístico. A Estação das Docas abriu janela para a Baía do Guajará, que banha a cidade, e agrega em 500 metros de orla restaurantes, teatro e stands de vendas de produtos regionais.

Goleiro Jader do São Francisco reforça o Remo na Copa Norte Sub-20

Goleiro Jader reforça o Remo na Copa Norte Sub-20 (Foto: Ascom/Clube do Remo)
JADER FOI RECEBIDO PELO DIRETOR DE BASE DO CLUBE DO REMO
A polêmica sobre a vinda do goleiro Jader ao Clube do Remo chegou ao fim. O jogador finalmente acertou com o Leão após polêmica envolvendo a sua negociação e vai defender o elenco sub-20 na Copa Norte 2013 da categoria. O atleta de 1,82m de altura tem 19 anos e está apto para competir no torneio.
Sua boa temporada foi o grande fator que contribuiu para o interesse dos azulinos. O goleiro foi destaque do Parazão 2013 defendendo o São Francisco de Santarém.
Ainda nesta terça-feira (30) será submetido a exames com o acompanhamento do médico do Remo, o Dr. Ricardo Ribeiro e em seguida será apresentado ao treinador João Nasser.
Após a movimentação com o preparador físico, Edson Cimento, Jader será apresentado à imprensa.
(Ronald Sales/DOL)