sábado, 8 de janeiro de 2022

PESQUISA DESTAK Avaliação positiva do prefeito de Novo Progresso, Gelson Dil, é de 69%

Soma a favor de Gelson Dil o fato de ter dois lideres políticos de seu partido que tem um grande potencial de votos: deputado (PRIANTE) e o governador Helder Barbalho.

Em seu primeiro ano de governo o emedebista Prefeito Gelson Dil de Novo Progresso aparece com 69% de aprovação, segundo dados coletados pela empresa Destak Publicidade. 

A pesquisa mostra um Bom desempenho do trabalho que o prefeito Gelson Dil vem desenvolvendo frente à Prefeitura Municipal de NOVO PROGRESSO. Isso lhe dá robustez político-eleitoral para enfrentar a reeleição, garantindo lhe defender seu mandato com maior tranquilidade nesse momento.
Observa-se que Gelson Dil é o que possui maior índice de fidelidade entre os eleitores de 2020 que votaram nele e continuam acreditando e votando para continuar prefeito de NOVO PROGRESSO. Chama a atenção a juventude estar apoiando seu governo dando-lhe altos índices de avaliação positiva, assim correspondendo na intenção de voto. Hoje, o principal adversário de Gelson Dil ainda está sem uma definição de um fato novo, fato identificado em todas as variáveis e cruzamentos da pesquisa.
Soma a favor de Gelson Dil o fato de ter dois lideres políticos de seu partido que tem um grande potencial de votos: deputado (PRIANTE) e o governador Helder Barbalho. A pesquisa mostra que Gelson Dil tem grande probabilidade de continuar a frente da Prefeitura, desde que fique atento ao adversário e ocupe sempre todos os espaços da administração que vai influenciar diretamente na mente dos eleitores. A eleição vindoura de outubro de 2022, centraliza como um grande teste dessa proporção futurística para a farta evolução de sua reeleição.

A tendência foi para aprovação, uma vez que 69% dos eleitores disseram que aprovam o governo contra 19% que reprovam

O prefeito de Novo Progresso, Gelson Dil (MDB), recebeu avaliação positiva da maioria da população, segundo o resultado de uma pesquisa de opinião realizada pela empresa Destak Pesquisas e Propaganda.
O levantamento apontou uma aprovação de 69% dos entrevistados à sua gestão. A pesquisa também mostra uma avaliação do cenário político-eleitoral com projeções para as disputas majoritárias para o governo do Pará e a Presidência da República.
O levantamento da Destak Pesquisas e Propaganda mostra que o prefeito Gelson Dil tem 67% de avaliação positiva (boa/muito boa), contra 25% que avaliam seu governo negativamente (ruim/péssimo). A avaliação regular chega a 24%.

A pesquisa também mostra que aprovação da administração municipal tem aprovação de 69% da população. Já os que desaprovam sua gestão, o percentual é de 19%.
As coletas de dados que embasaram a pesquisa foram feitas no período de 03 a 06 de janeiro e ouviu 620 pessoas individuais e domiciliares. A margem de erro é de 3,5% e o intervalo de segurança de 95%.

A pesquisa mostra que 67% (Boa e Muito Boa) estão avaliando positivamente a administração do prefeito contra 25% que avaliam negativamente (Ruim e Péssimo). A avaliação regular chega a 24%. 



O objetivo do levantamento foi mensurar a avaliação dos moradores de Novo Progresso quanto à administração municipal e também, aferir a opinião dos entrevistados sobre o cenário eleitoral para este ano.

O levantamento apontou que Gelson Dil possui maior índice de fidelidade entre os eleitores de 2018 que votaram nele. A maioria desse público é formada por jovens, que substanciaram os altos índices de avaliação positiva.
A pesquisa da Destak também mensurou entre os moradores, os principais problemas enfrentados pelo município e a maioria afirmou que a falta de bom atendimento na saúde ainda é o maior problema de Novo Progresso. 

Conforme o levantamento, 36% esperam melhorias neste setor. Outros 27% apontam a pandemia como um dos maiores problemas enfrentado nos dias atuais pela população e pela gestão municipal.


Por outro lado, a pesquisa mostra que os moradores avaliam positivamente o trabalho do prefeito Gelson Dil no enfrentamento à Covid-19 no município.





A pesquisa realizada por interessa da Destak Pesquisas e Propaganda faz uma avaliação administrativa e perspectivas eleitorais para 2022, uma vez que este ano teremos eleições para a escolha de governador, deputados, senadores e presidente da República.
Numa estimulada para o cargo de senador, o ex-governador Simão Jatene aparece com 21%, seguido de Beto Faro 7%, Flexa e Helenilson 5%.

Em relação ao governo estadual, 56% da população de Novo Progresso, avaliam como boa a gestão do governador Helder Barbalho. Para 3%, essa gestão é excelente; Outros 5% consideram ruim, assim como 5% consideram péssima e outros 23% acham o governo regular/positivo.

No cenário para governador, Helder Barbalho venceu em todos os cenários:
Helder tem a preferência de 43,1% dos eleitores de Novo Progresso

Simão Jatene 1,4%; Jader Barbalho 0,5%, Delegado Egus 0,5%; Beto Faro 0,5%.


No panorama rejeição, o ex-governador Simão Jatene soma 30%, seguido do atual governador Helder Barbalho com 10%, e o delegado Eguchi aponta 7% de rejeição.

A Destak também aproveitou para aferir a performance dos candidatos a deputado estadual e federal. 
No cenário espontaneamente Eraldo com 15,5% e Hilton Aguiar 18,5% se destacam nessa primeira pesquisa do ano de 2022.
Abaixo os deputados federais José Priante e Airton Faleiro polarizam. O ex-deputado Francisco Chapadinha também aparece. Conforme gráfico abaixo. 

  


Dois nomes polarizam, tanto para o cargo de deputado federal, quanto para estadual. 
Na estimulada os 4 também aparecem em vantagem sobre os outros pretensos candidatos.
Na estimulada o deputado Hilton Aguiar do Podemos aparece com 39,8%, já o emedebista Eraldo Pimenta aparece com 20,9% dos votos. A petista Maria do Carmo Aparece com 8,1%.


Os deputados federais José Priante do MDB, e Airton Faleiro do PT fazem uma disputa com votos definitivos conforme cruzamentos.
Quando a Destak mostra o cenário estimulado o deputado federal José Priante do MDB aparece com 23%, e o petista 18% dos votos. 



Os coletores também mediram a força do prefeito Gelson Dil em relação aos candidatos que terão seu apoio. 41% disseram que votariam num candidato indicado pelo prefeito. 31% poderia votar. 16% não votaria de jeito nenhum, e 12% disseram não conhecer, não saber, nunca ouviu falar. 


 A DESTAK também perguntou sobre se o eleitor era a favor ou contra a criação do pretenso estado do Tapajós. 85,8% disseram que SIM, e 5,2% afirmaram ser contra. Não sabe/ não respondeu 8,5% dos votos.