segunda-feira, 20 de agosto de 2012

URUARÁ ESTÁ DE LUTO

DJALMA LEITE FEITOSA
NOTA DE FALECIMENTO
Por: Cirineu Santos

A Defensoria Pública do Estado do Pará comunica e lamenta o falecimento neste domingo (19/08) do Defensor Público aposentado DJALMA LEITE FEITOSA, esposo da Defensora Pública Cândida Feitosa. O velório está sendo realizado na Capela do Recanto da Saudade, localizada na rua Diogo Moia, entre Alcindo Cacela e 9 de Janeiro, no bairro do Guamá -Umarizal. O enterro aconteceu às 11:00h, no Cemitério Recanto da Saudade. 
A Prefeitura de Uruará através do Decreto 162/2012 de 20 de agosto de 2012 decretou Luto oficial por três dias no Município. 
DJALMA LEITE FEITOSA, prestou relevantes serviços em Uruará e região

Em Itaituba, cursistas do Parfor constroem ciência com cidadania

A complexidade dos problemas socioambientais na Amazônia Paraense, observados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento na Educação Básica (IDEB) baixos, exige uma abordagem interdisciplinar para a compreensão e transformação da realidade na região. E é com este objetivo de conhecer e transformar o espaço amazônico que as turmas de 2012 do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) da UFOPA participaram, no período de 8 a 11 de agosto, do início do último módulo da Formação Interdisciplinar I, “Seminários Integradores e Interação na Base Real”, sob a responsabilidade do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Universidade.
Neste ano, nos sete campi da UFOPA (Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Santarém) os seminários foram articulados com o projeto de extensão Agenda Cidadã, projeto federal realizado em parceria com a UFRJ e que tem por objetivos: elaborar um diagnóstico da realidade socioambiental das comunidades; resgate da memória do município; construção da Agenda Cidadã e do Plano de Ação Comunitário, ambos pautados nas metas da Unesco para o milênio.
Comportamento metodológico – Na cidade de Itaituba, os alunos do Parfor/UFOPA iniciaram o Sint/BR com as orientações metodológicas para a prática da pesquisa e a noção de construção da verdade científica. Após a explicação das etapas da pesquisa científica, os alunos foram capacitados para a aplicação do questionário do projeto de extensão Agenda Cidadã.
A interligação do projeto Agenda Cidadã com o seminário integrador, explica a diretora do CFI, Profa. Fátima Matos, dá-se pelo fato de que, no seminário, os alunos, além de discutir determinadas temáticas, também elaboram um projeto de pesquisa. “No seminário integrador, o alunos discutem temas transversais e a partir deles constroem projetos de pesquisa. Neste ano, o seminário está interligado com o diagnóstico socioambiental da Agenda Cidadã, que irá possibilitar os dados necessários para o trabalho de conclusão desta etapa da Formação interdisciplinar I dos nossos alunos cursistas do PARFOR”, detalha a diretora.
Perfil das comunidades – No período de 13 de agosto a 11 de outubro, os alunos cursistas do PARFOR, nos sete campi da UFOPA, juntamente, com os estudantes da rede municipal de ensino, farão pesquisa socioambiental para elaboração de diagnóstico da realidade das comunidades onde estão inseridos.
Em Itaituba, a pesquisa ocorrerá nas zonas urbana e rural, nos distritos de Miritituba e Moraes Almeida, e também nos municípios de Trairão, Rurópolis, Placas, Aveiro e Jacareacanga. Após a coleta de dados, o projeto seguirá com as fases de tabulação, análise e elaboração do relatório individual e de grupo. O resultado final da pesquisa será apresentado durante o mês de dezembro e deverá subsidiar ações governamentais para a melhoria nos índices de desenvolvimento humano e educacional na região.
Talita Baena – Comunicação/UFOPA

Farra em Novo Progresso
Madalena gasta uma dinheirama para impressionar Megale e Wanderkolk

“A loira e o esposo Juscelino Alves fez de tudo para impressionar dois deputados do PS
DB, já que Simão Jatene pulou fora da barca”.

Numa causa de desespero, a prefeita da cidade de Novo Progresso Madalena Hoffermam abusou com a grana do povo. Distribuiu gasolina, pagou eleitores e até mandou buscar veículos de Mato Grosso e Itaituba para participar do lançamento de sua candidatura.
A caixa de entrada do Blog do Xarope congestionou para contar que pegaram a grana e não vão votar nela.
Teve gente que pegou 50 litros de gasolina, outros 300 reais e teve até nego que levou sexta básica.
Isso é total desespero de Madalena Hoffermam.

Eleitores escolherão 1º prefeito da cidade


Eleitores escolherão 1º prefeito da cidade (Foto: )Distante 37 km do centro de Santarém, Mojuí dos Campos se prepara para viver uma nova fase de sua história, quando terá a sua emancipação política confirmada por meio das eleições de seu primeiro prefeito e vereadores, que tomarão posse em 1º de janeiro próximo. 
Eles serão os responsáveis pela nova formação, desenvolvimento e criação de leis para fomentar os anseios de seus habitantes.
Mojuí dos Campos, hoje considerado ainda distrito de Santarém, pode se tornar um município modelo devido a sua grande vocação para a agricultura e agropecuária, destacando a produção de soja, arroz, abacaxi, maracujá e farinha de mandioca, o que pode garantir divisas para o novo município. 
Considerado um pedaço do Nordeste na Amazônia, Mojuí dos Campos é habitado por um grande número de famílias que vieram de diversos estados do Nordeste e encontraram na cidade uma terra fértil e acolhedora. Tanto é que todos os anos a prefeitura municipal de Santarém promove a Festa da Integração Nordestina, evento que, a partir do próximo ano, já deve ser de inteira responsabilidade da sua nova administração municipal.

ACESSO
O acesso à sede do município é facilitado por duas rodovias paralelas: a BR-163 (Santarém/Cuiabá) e PA 370 (Santarém/Curuá-Una), sendo o transporte terrestre o único acesso à cidade. Ainda não possui pista de pouso para aeronaves nem transporte urbano, mas dispõe de duas linhas intermunicipais que ligam a cidade a Santarém pelos dois acessos principais.
Mojuí dos Campos possui cinco bairros, um cemitério, escolas de ensino fundamental e de ensino médio, um hospital pronto com 32 leitos, mas que ainda funciona apenas como centro de saúde. 
Como forma de facilitar a vida dos moradores do novo município, recentemente foi inaugurada na cidade uma Unidade de Polícia Integrada que vai atender as demandas de segurança da cidade e estará ligada à Superintendência da Polícia Civil de Santarém. 
A cidade também já ganhou uma agência dos Correios. Já o abastecimento de água é feito por sistemas da própria comunidade e energia elétrica do Tramoeste, servida pela subestação de Santarém. 
Os habitantes de Mojui dos Campos estão eufóricos com a emancipação e acreditam que, com a implantação da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores, a cidade vai se desenvolver. Segundo avaliação de moradores, a infraestrutura ainda não é das melhores, mas eles acreditam que logo terão suas ruas preparadas para o tráfego de veículos e de pedestres.
Tentativa frustada

Presa quadrilha que tentou fraudar concurso da PM

"A quadrilha foi presa no momento em que tentavam repassar o gabarito da prova por meio de mensagem de celular para outros candidatos".

(Foto: Polícia Civil )
Presa quadrilha que tentou fraudar concurso da PM (Foto: Polícia Civil )Uma tentativa de fraude ao concurso 2012 da Polícia Militar do Estado foi frustrada neste domingo (19). Quatro pessoas foram presas no município de Marabá, sudeste paraense, no momento em que tentavam repassar o gabarito da prova por meio de mensagem de celular para outros candidatos.
As provas do concurso foram realizadas hoje, simultaneamente, em Belém, Santarém, Marabá e Altamira. De acordo com a Universidade do Estado do Pará, organizadora do concurso, os demais candidatos devem ficar tranquilos com a idoneidade do certame, que continua valendo, já que os acusados foram detidos antes que o gabarito vazasse.
Há dez dias, a Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC) vinha desenvolvendo a Operação Vibracall, monitorando Tonny Duarte, identificado como “o cabeça” da quadrilha, especializada em fraudar concursos públicos. Ele e foi preso junto com três outros integrantes do grupo criminoso, identificados como Ruan Kelson Pereira dos Santos, Antonio da Silva Santos e Agno Lima Bezerra.
A operação foi deflagrada em razão de denúncias encaminhadas à UEPA e ao Comando da Polícia Militar do Estado. Após ter identificado a quadrilha, o setor de inteligência da polícia paraense esperou que os acusados prosseguissem com a fraude para obter o flagrante. Uma equipe da SIAC foi deslocada para a cidade de Imperatriz, no Maranhão, onde Tonny Duarte, que é cabo da PM do Tocantins, reside. Ele estava inscrito no concurso como concorrente a uma vaga de soldado no polo Marabá (PA) e cobrava R$ 10 mil, por pessoa, para repassar as respostas das provas.
O coronel Daniel Mendes, comandante da Polícia Militar do Pará, frisou que não há nenhuma possibilidade do concurso ser anulado. “A fraude não chegou a se concretizar. Tínhamos dois objetivos na Operação Vibracall: evitar o vazamento da prova e prender a quadrilha que estava sendo investigada. E nós atingimos as duas metas. Agora começa o trabalho de investigação da Polícia Civil, que deverá identificar quem foram os cidadãos que pagaram por este serviço”, conclui.
Na última sexta-feira (17), equipes da SIAC e da Divisão de Investigação e Operações Especiais (DIOE) foram a Marabá, para acompanhar a movimentação de Tonny Duarte. Desde o inicio da manhã de hoje, as equipes monitoraram os passos do acusado da chegada à Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Mota da Silveira, onde ele entrou acompanhado por dois comparsas. O terceiro, Agno Bezerra, conduzia o veículo que transportava a quadrilha.
Ao deixar o local de prova, Tonny foi seguido pelos agentes até uma rua pouco movimentada do bairro da Nova Marabá. Os policiais abordaram o veículo em que o acusado estava e no interior encontraram provas da tentativa de fraude, como celulares, gabarito, ficha de inscrição e um revolver. Tonny e o motorista foram presos em flagrante.
Após a autuação, as equipes retornaram à Escola Martinho Mota da Silveira e passaram a monitorar os outros dois suspeitos, que ao final da prova foram abordados e presos por terem recebido o gabarito em seus celulares. A dupla também foi eliminada do processo seletivo em razão da participação na tentativa de fraude.
Os presos foram conduzidos até a Superintendência da Polícia Civil de Marabá, onde foram autuados em flagrante por fraude em concurso (art. 311) e formação de quadrilha (art.288). O grupo permanecerá à disposição da Justiça em Marabá. As equipes de análise e de operações de Inteligência da SIAC foram comandadas pelo delegado Sérvulo Cabral, diretor de Inteligência Estratégica da SIAC, e as Equipes da DIOE, responsáveis pela prisão dos acusados, foram chefiadas pelo delegado Rogério Moraes da Luz. As informações são da Agência Pará. (DOL)