quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Reginaldo Campos é ouvido e alega inocência no esquema de corrupção na Câmara

Campos está licenciado do cargo há mais de três meses, depois de ter sido preso.Vereador Reginaldo Campos na chegada ao prédio da Câmara de Santarém (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
O vereador foi ouvido em audiência nesta quinta-feira (23), onde apresentou sua defesa junto à Comissão Processante da Câmara de Vereadores de Santarém, no oeste do Pará. O parlamentar, alvo da Operação Perfuga, é acusado de chefiar um esquema de corrupção na Câmara. Durante três horas de audiência, Reginaldo Campos não se negou a responder qualquer questionamento e alegou inocência.
O parlamentar está licenciado do cargo há mais de três meses, depois de ter sido preso na operação. Segundo o relator da Comissão Processante, vereador Jardel Guimarães (Podemos), diante das negativas, termina então o prazo da instrução processual, ou seja, foram ouvidas todos envolvidos, as testemunhas e o interrogatório do réu. Agora será dado um prazo de cinco dias para que os advogados de Reginaldo Campos apresentem suas alegações finais.

Coisa do capeta: Pais de crianças que se beijaram em aniversário podem ser presos e responder a processo criminal


Após um vídeo que mostra um adolescente e um menino de 12 anos se beijando durante a comemoração de aniversário ficou-se a dúvida se os pais do menino de 12 anos podem responder criminalmente pelo ato dos dois meninos.
Segundo a lei Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente «considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade. O deputado Marcos Feliciano informou que irá cobrar da polícia a identificação dos pais dos dois meninos para que os pais de ambos sejam levado perante um Juiz da criança e do adolescente para que sejam tomadas as providências .



Segundo o deputado o fato mostrado no vídeo configura estrupo de vulneráveis, o vídeo viralizou em todo o Brasil em poucos dias. segundo o ECA intimidade com menores de 14 anos configura crime de estupro mesmo consentido e nos costumes se trata de pedofilia,mesmo que o agente ativo tenha menos de 18 anos tornando-se ato infracional previsto no ECA.

Alemão, piloto de Santarém, desaparece e deixa aflitos seus familiares

Piloto Alemão Silva, de 58 anos, está sendo procurado há 12 dias pelos familiares (Foto: Divulgação)
Há aproximadamente 12 dias, um piloto conhecido como Alemão Silva, de 58 anos, está desaparecido. 
Ele teria sido vítima de um acidente com a aeronave que pilotava, no dia 11, quando foi fazer um voo para uma região na Venezuela. Somente na manhã dessa quarta-feira, 22, a família quebrou o silêncio sobre o caso. A Folha não conseguiu confirmar com a família a verdadeira identidade do piloto.
A cunhada dele disse que a família vive a aflição de não saber de forma concreta o que realmente aconteceu. 
“Nós estamos tão aflitos quanto a família dele, porque ninguém sabe de nada. Estamos aguardando. A gente já chorou, se desesperou porque ninguém dá sinal de nada. A última notícia que a gente teve foi a seguinte: sobrevoaram o local onde teria acontecido o acidente, mas ninguém diz nada. Não acharam nada e estamos nessa situação. Eu não posso confirmar nada”, disse.
O caso é mais misterioso ainda porque, desde o sumiço dele, a família não recebeu informações nem foi procurada pelos órgãos responsáveis pelas investigações ou apuração de acidentes aeronáuticos. “Parece mentira, mas realmente ninguém sabe de nada. A única coisa que temos certeza é de que ele está desaparecido. Também sei que a filha dele tentou entrar em contato com o Itamaraty, mas não sei dos detalhes”, ressaltou.
Sem uma resposta, resta o sentimento de revolta pela falta de informações e de esperança de que ele esteja vivo. “Minha irmã [com quem o piloto tem um filho] está revoltada porque ela acredita que as pessoas sabem, mas não querem dizer. Entregamos nas mãos de Deus. Estamos orando para que ele esteja vivo. É o pai do meu sobrinho. A gente sente muito porque ele é louco pelo filho. É estranho para todo mundo. É um negócio muito estranho”, frisou.
Segundo informações colhidas pela Folha, o piloto prestava serviços para a empresa Paramazônia Táxi Aéreo, a mesma que registrou dois acidentes com aviões em julho deste ano, mas já não pilotava para a empresa desde que ela teve a licença suspensa para voar.
No dia do desaparecimento, pilotos de aeronaves teriam informado em um grupo de mensagens instantâneas que o monomotor pilotado por “Alemão” teria batido em uma serra e explodido. 
A Folha tentou informações junto ao Centro de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e também junto à Força Aérea Brasileira (FAB) a fim de que confirmassem o acidente.
FAB – A Força Aérea Brasileira entrou em contato com a Folha, no começo da noite de ontem, para informar que continuava apurando o caso e que por esta razão ainda não teria uma resposta sobre o acidente, por isso, somente nesta quinta-feira, 23, emitiria uma nota oficial.
A assessoria de comunicação explicou que, o fato de depender de outros órgãos para ter informações seguras impossibilitou a emissão de um parecer dentro do prazo estabelecido pela equipe de reportagem para concluir a matéria sobre o caso. (J.B)

Vereador diz que votou contra empréstimo de 20 milhões e afirma que isso vai endividar Altamira

Em entrevista ao Jornalista do Jornal a Voz do Xingu, Wilson Soares, o vereador Agnaldo Rosas mostrou toda a sua indignação contra a aprovação do projeto de empréstimo de 20 milhões de reais ao executivo municipal do município de Altamira, região do Xingu, que tem como prefeito o peemedebista Domingos Juvenil.
Vereador Agnaldo Rosas líder do PSB, na entrevista citou até o gerente do Bando do Brasil: ´´Aliás, até o presente momento, apenas o gerente do Banco do Brasil foi defender o referido empréstimo, e não sendo difícil de acreditar que tenha seus interesses econômicos e menos sociais``. 
``Eu votei contra, pois entendi e entendo que o município apenas irá se endividar cada vez mais, e também porque até o presente momento não nos foi apresentado um projeto do como seria essa tal reestruturação da iluminação pública´´. 
Veja a entrevista na integra.
Jonal a Voz do Xingu – Vereador Agnaldo Rosas, a reunião do dia 21 deste mês foi bem tumultuada. A que o senhor credita este fato?
Ver. Agnaldo Rosas - Na verdade, não diria tumultuada, e sim bem movimentada. Faltaram apenas dois vereadores e estiveram presentes muitas pessoas interessadas em acompanhar os nossos trabalhos e os debates de matérias, que sempre impactam de uma forma ou de outra a sociedade, como por exemplo o projeto de lei do executivo que pretende ver aprovado um empréstimo de vinte milhões.
Jornal a Voz do Xingu – A população sempre esteve presente acompanhando as reuniões ou essa última foi uma exceção?
Ver. Agnaldo Rosas - A população sempre compareceu. Acredito mesmo que as nossas reuniões tem sido exceções com relações às outras câmaras, já que o número de pessoas presentes vem sempre aumentado. Isso é legal pois prova que a população de Altamira não se movimenta somente em épocas de eleições. Tem sido bem participativa.
Jornal a Voz do Xingu – O senhor, então, parece gostar da presença da população nessas reuniões, e por quê?
Ver. Agnaldo Rosas - Sem dúvida alguma. Não devemos temer a população nem opiniões, ainda que adversas. É dito que a Casa de Leis é a casa do povo e, de fato, o é. Eu tenho o hábito de todas às terças-feiras, ao sair de casa para as reuniões da câmara, enviar para alguns amigos e para a população em geral, nos grupos de whatsapp um convite, para que possam ir nos acompanhar, e isso tem dado muito certo.
Jornal a Voz do Xingu – Quando surgiu esse bom hábito de convidar a população?
Ver. Agnaldo Rosas - Quando eu passei a acompanhar as informações nos telejornais locais e também no informativo da própria câmara sobre as nossas reuniões e percebi que nem sempre retratavam de forma fiel o que de fato aconteceu ou acontece. Por exemplo: Às vezes um determinado projeto foi aprovado apenas pela maioria dos vereadores, e as informações que são repassadas são de que os vereadores o aprovaram, dando a entender para a sociedade que todos os vereadores votaram da mesma forma. Então, passeia acreditar que a população presente nas reuniões tem um retrato mais fiel do que realmente lá acontece, e fica sabendo que temos debates e opiniões divergentes.
Jornal a Voz do Xingu – O que o senhor tem feito para que os seus posicionamentos, opiniões e trabalhos cheguem até a população?
Ver. Agnaldo Rosas – Buscando, como muitos, outra alternativa: as mídias sociais, que tem tido um alcance elevado a custos quase zero.
Jornal a Voz do Xingu – Na sua primeira resposta o senhor tocou no assunto dos 20 milhões, que sem dúvida foi um dos assuntos mais polêmicos da reunião. O senhor votou contra, por qual motivo?
Ver. Agnaldo Rosas – Realmente, dos assuntos pautados, concordo que foi o mais polêmico. No entanto, diria que a polêmica ficou mais por conta da população presente que, na sua maioria, queria que o referido projeto fosse rejeitado, contrastando com o silêncio ensurdecedor dos colegas vereadores que votaram a favor. Eu votei contra, pois entendi e entendo que o município apenas irá se endividar cada vez mais, e também porque até o presente momento não nos foi apresentado um projeto do como seria essa tal reestruturação da iluminação pública. Aliás, até o presente momento, apenas o gerente do Banco do Brasil foi defender o referido empréstimo, e não sendo difícil de acreditar que tenha seus interesses econômicos e menos sociais.
Jornal a Voz do Xingu – A maioria dos vereadores votaram a favor do empréstimo. O senhor votou contra. Haverá, no entanto, uma segunda votação. O que poderá mudar, e por quê?
Ver. Agnaldo Rosas – Acredito na força da nossa sociedade, que demonstrou não aceitar esse empréstimo milionário já no dia da primeira votação, bem como nas repercussões negativas posteriores, nas redes sociais. Acredito que os vereadores estejam atentos a estes movimentos, e irão, na sua maioria, atender aos anseios da população, a quem de fato devemos obediência.

Prefeito Jailson Alves autoriza concessão do "auxílio livro" aos profissionais da educação em Mojui dos Campos

O prefeito de Mojuí dos Campos, Jailson Alves, sempre no intuito de incentivar e apoiar os servidores públicos municipais, autorizou a concessão do "auxílio livro" no valor de cem reais aos seguintes profissionais da área de educação: diretores de escola, pedagogos e professores. Investimento no valor total de 37.800,00 atendendo dessa forma 378 funcionários efetivos e temporários. 
O crédito já efetuado no Banpará.
Mesmo diante da escassez de recursos, a administração municipal acredita ser de fundamental importância a permanente reciclagem e atualização de seu quadro de pessoal.

Policia Militar evita possível suicida em plena Orla de Itaituba

Por volta das 17h30min, desta quarta-feira (22), Policias Militares do 15°BPM, evitaram um possível um suicídio de uma jovem na orla da cidade próximo ao chafariz, que segundo informações a jovem estava se cortando com uma Gilete.
Os militares perceberam o ato pelo sistema de monitoramento que foi instalado pela empresa TECH POINT em vários pontos da cidade. E rapidamente foi solicitado a presença de uma VTR no local para verificar a situação, a jovem após ser identificada foi conduzida para o hospital municipal para avaliação médica.

Aprovação de emprestimo de 20 milhões causa indignação em Altamira

Projeto de lei que autoriza o poder executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil é aprovado por vereadores em Altamira.
Vereador Marquinho do PDT falou da Tribuna sobre sua indignação pela aprovação do projeto 
Na manhã desta terça-feira,(21), a Câmara de Vereadores de Altamira aprovou através de um parecer em conjunto da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e da Comissão de Finanças e Tributação o Projeto de Lei 060/2017, do executivo municipal, que autoriza o município a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil S/A no valor de R$ 20.000.000,00 para segundo o projeto, serem destinados à Iluminação Pública e Infraestrutura Urbana.
A aprovação, causou indignação para alguns moradores que lotaram o Plenário da Casa de Leis. Dos Parlamentares presentes, apenas 03 foram contrários à aprovação, os vereadores Marcos Nascimento, Aguinaldo Rosas e a Enfermeira Socorro.
Por: Suene Oliver