sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Ataque russo mata nove pessoas em supermercado na Ucrânia

Presidente ucraniano acusa Rússia de promover "atos de terror" na guerra .Um míssil russo atingiu um supermercado na cidade ucraniana de Kostiantynivka, na região da linha de frente de Donetsk, nesta sexta-feira (9), matando pelo menos nove pessoas, disseram autoridades.
O governador de Donetsk, Vadym Filashkin, disse no aplicativo de mensagens Telegram que outras 26 pessoas ficaram feridas.Um vídeo obtido pela Reuters mostrou pesadas nuvens de fumaça negra subindo do prédio destruído.A Reuters conseguiu confirmar a localização pelo formato do edifício, pelas empresas próximas e pela sinalização comercial que correspondia aos arquivos e imagens de satélite da área.Um vídeo publicado pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky no aplicativo de mensagens Telegram mostrou bombeiros correndo para o local do ataque.“O ataque ao supermercado em Kostiantynivka é mais um ato de terror russo. A guerra contra os civis é tudo o que conhecem”, disse o chefe de gabinete da presidência da Ucrânia, Andriy Yermak, no X.
Os serviços de emergência continuaram a operação de resgate, acrescentou Filashkin.As forças de Moscou controlam grandes áreas da região de Donetsk. As áreas controladas pela Ucrânia são regularmente alvo de bombardeios e ataques aéreos russos.A região é uma das áreas mais ativas no combate, já que a Rússia tem como alvo áreas na direção do centro logístico estratégico oriental de Pokrovsk.

Isaquias Queiroz conquista a prata no C1 1000m

O canoísta Isaquias Queiroz fez história mais uma vez! Na manhã desta sexta-feira (9), o brasileiro chegou na segunda colocação na final do C1 1000m e ficou com a prata na prova, cujo atual campeão era justamente o atleta baiano.A decisão ficou marcada pela arrancada de Isaquias Queiroz, porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura, nos últimos 250 metros. Isso porque o baiano ficou boa parte da prova alternando entre a quarta e a quinta colocação, dando a impressão de que ficaria fora do pódio.

IPCA acelera a 0,38% em julho com peso de gasolina e passagens aéreas, diz IBGE

No ano, o IPCA acumula alta de 2,87% e, nos últimos 12 meses, de 4,50%, acima dos 4,23% observados nos 12 meses imediatamente anteriores .A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou a 0,38% em julho, após ter registrado alta de 0,21% no mês anterior, mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (9).No ano, o IPCA acumula alta de 2,87% e, nos últimos 12 meses, de 4,50%, acima dos 4,23% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.Analistas esperavam uma alta de 0,35% em julho, com 4,47% acumulados nos 12 meses, segundo pesquisa da Reuters.A alta foi puxada pelos preços da gasolina, que subiu 3,15%, e das passagens aéreas, que subiram 19,39%, disse o instituto. Outra contribuição para a alta do IPCA veio das tarifas de energia elétrica residencial (1,93%).O grupo Alimentação e Bebidas, por outro lado, registrou queda de 1%. Dentro desse grupo, a alimentação no domicílio caiu 1,51% em julho.ete dos nove grupos monitorados no índice tiveram alta em julho. O grupo Transportes foi o maior avanço, com variação de 1,82%, e também o maior impacto (0,37 p.p). Em seguida, veio o grupo Habitação (0,77% e 0,12 p.p.).“Em julho temos férias escolares, o que concorreu para o aumento das passagens aéreas. Além disso, neste mês passou a vigorar a bandeira tarifária amarela para a energia elétrica residencial, que acrescenta R$ 1,885 a cada 100kwh, ocasionando elevação de preços”, destacou o gerente do IPCA, André Almeida, em nota.

Helicóptero é usado para combater incêndio em antiga serraria no Marajó

 

Chamas altas já duram dias e são combatidas por força-tarefa em uma operação entre o Corpo de Bombeiros e o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).O combate ao incêndio de grandes proporções em uma antiga serraria próxima à vila Magebrás em Breves, no arquipélago paraense do Marajó recebeu o apoio de um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).A ação foi confirmada nesta quinta-feira (8) pelos agentes. O fogo ocorre em área de mata seca, o que facilita a propagação do fogo e dificulta o controle das chamas.Segundo moradores, o incêndio na área já dura dias e tem assustado as pessoas que vivem na região, por conta da fumaça densa provocada. Não há registro de feridos.A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) informou que o helicóptero foi enviado na última quarta-feira (7) para auxiliar o Corpo de Bombeiros no controle das chamas.Segundo a corporação, uma força-tarefa foi montada em uma operação nomeada de "Fênix", que combate o incêndio. As causas da ocorrências não foram apontadas pelos agentes públicos.

Com previsão de seca mais severa em 2024, Defesa Civil de Santarém alinha estratégias para amenizar impactos

 

Os níveis dos rios Amazonas e Tapajós estão cerca de um metro e quatro centímetros abaixo dos registrados no ano passado. O cenário deste ano indica uma seca ainda mais grave.Em resposta à situação crítica em relação ao baixo nível dos rios Tapajós e Amazonas, a Defesa Civil de Santarém, no oeste do Pará, já iniciou uma série de reuniões envolvendo secretarias municipais de Meio Ambiente, Saúde, Educação e Agricultura, além da Procuradoria Jurídica do município. O objetivo é alinhar estratégias e avaliar as ações realizadas no ano anterior, buscando formas de amenizar os impactos da seca nas comunidades mais afetadas.No ano passado, 8.319 famílias foram diretamente atingidas pela seca. Este ano, a expectativa é que esse número aumente, passando de 8.500 famílias, com novas comunidades entrando na lista das mais afetadas.Segundo o coordenador da Defesa Civil, Darlison Maia, a perfuração de poços artesianos em escolas de algumas comunidades, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), e o envio de insumos e apoio para as comunidades mais isoladas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) estão entre as medidas já adotadas.No entanto, além da questão da água potável, a preocupação se estende à segurança alimentar e às queimadas, que agravaram problemas de saúde no ano passado, especialmente entre idosos e crianças.Os níveis dos rios Amazonas e Tapajós estão cerca de um metro e quatro centímetros abaixo dos registrados no ano passado, quando houve uma estiagem severa. O cenário deste ano indica uma seca ainda mais grave.

Casos confirmados de dengue crescem 1.213% nos primeiros seis meses de 2024 em Santarém

 

Segundo Semsa, enquanto em 2023 foram registrados 145 casos notificados e 15 confirmados, em 2024 esses números saltaram para 1.150 e 197, respectivamente.Em Santarém, no oeste do Pará, os casos de dengue dispararam nos primeiros seis meses de 2024, comparados ao mesmo período de 2023. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enquanto em 2023 foram registrados 145 casos notificados e 15 confirmados, em 2024 esses números saltaram para 1.150 notificações e 197 casos positivos.De acordo com a Semsa, houve um aumento de 693,1% nos casos notificados e de 1.213,3% nos confirmados. A médica infectologista Cirley Lobato explica que a dengue é uma doença febril aguda, causada por um dos quatro tipos de vírus da dengue, transmitidos pela picada do Aedes aegypti. Os sintomas variam desde quadros assintomáticos até manifestações graves.“Clinicamente, a pessoa pode apresentar febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, náuseas, vômitos, além das lesões na pele conhecidas como exantema”, detalhou a médica.
Ainda conforme a infectologista, não existe um tratamento específico para a dengue, sendo essencial que, ao surgirem os primeiros sintomas, o paciente inicie imediatamente a ingestão de líquidos, como água, para melhorar o quadro e a evolução da doença.
Em casos mais críticos, os pacientes podem apresentar sintomas de alerta, como dor abdominal intensa, vômitos persistentes, queda de pressão arterial (hipotensão), e acúmulo de líquidos em locais como abdômen (ascite), pulmões (derrame pleural) ou coração (derrame pericárdico). Nesses casos, é fundamental procurar atendimento médico urgente.

Em busca do ouro! Ana Patrícia e Duda batem australianas e estão na final do vôlei de praia

 

As brasileiras número 1 do ranking mundial seguem em busca do ouro olímpico em Paris! Na tarde de hoje, Ana Patrícia e Duda venceram a dupla da Austrália na semifinal do vôlei de praia feminino.A dupla brasileira segue firme e forte em busca do ouro olímpico no vôlei de praia feminino em Paris 2024. Nesta quinta-feira, 8, Ana Patrícia e Duda venceram a dupla da Austrália por 2 sets a 1 em uma partida recheada de emoção.Número 1 do ranking, as brasileiras começaram assustando e perderam o primeiro set, mas suaram a camisa e conseguiram vencer de virada as australianas Mariafe e Clancy.Duda e Ana Patrícia conseguiram a virada sobre as adversárias, que foram as vice-campeãs olímpicas de Tóquio 2020, e venceram a partida por 2 sets a 1, com parciais de 20/22, 21/15 e 15/12.Ana Patrícia foi dominante e marcou 26 pontos de ataque dentre os 38 assinalados pela dupla. A grande final será contra Melissa e Brandie, do Canadá.