quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Operação Teia Dourada – PF prende uma pessoa com quase 1,5 quilo de ouro ilegal em Altamira


A Polícia Federal prendeu uma pessoa com quase 1,5 quilo de ouro ilegal em Altamira, na manhã desta terça-feira (25/10).
O flagrante foi durante a Operação Teia Dourada, contra o garimpo ilegal em terras indígenas. A investigação apura suspeita de que pessoas ligadas a garimpeiros teriam repassado mais de R$ 35 milhões em ouro para negociadores em Altamira, revendidos a joalherias de vários Estados do Brasil. A Operação Teia Dourada faz parte do programa Guardiões do Bioma, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que visa reprimir os crimes contra o meio ambiente.

Nelcilene Lopes é exonera da secretária de Habitação de Santarém


Com o cerco cada vez mais se fechando contra Nelcilene Lopes, a cúpula do governo decidiu exonerá-la para que ela possa dedicar mais tempo para sua defesa.
Por Jeso Carneiro

Nelcilene Gomes Lopes não é mais titular a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) de Santarém (PA). Foi exonerada do cargo. A portaria de exoneração foi assinada pelo prefeito Nélio Aguiar (UB) nesta terça-feira (25).

A ex-gestora estava no comando da pasta desde janeiro de 2021. O JC apurou que a saída dela ocorreu por seu envolvimento em um explosivo caso de improbidade administrativa, perpetrado dentro da própria Sehab, com indícios fortíssimos, inclusive, até de uso de documentos falsos.

As alienações de bens públicos teriam sido realizadas pela Sehab, de forma indevida, para favorecer a Associação dos Deficientes Físicos de Santarém (Adefis), leia-se Claudionor Araújo, e a ABMEPA (Associação Beneficente de Ministros do Evangelho do Pará), presidida por Isaac Mendes Gomes.

No esquema, documentos falsos foram utilizados, conforme denúncia que chegou ao Ministério Público do Pará em Santarém, onde o caso está sendo investigado desde o início deste ano.

O advogado Paulo Roberto Corrêa Monteiro é quem está atuando na defesa da ex-secretária nesse caso. No MP, o promotor de Justiça Diego Belchior Santana é quem dirige as investigações.