segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Destak vai fazer nova pesquisa para Prefeitura de Santarém

720 coletas serão feitas em toda a extensão do município de Santarem

A Destak entre em campo na próxima semana para uma nova pesquisa de intenção de votos para Prefeitura e Câmara de Vereadores de
Santarém (PA).
Os pesquisadores do instituto comandado por Iromar Cardoso farão a coleta dos dados entre os dias 18 e 20, nas zonas rural e urbana do município – o 3º maior colégio eleitoral do Pará. 
A sondagem também avaliará a gestão do prefeito Nélio Aguiar (UB), assim como a do governador reeleito Helder Barbalho (MDB) e do presidente Lula (PT).
Os números serão divulgados em primeira mão no JC.

Um candidato mal avaliado nas pesquisas, pode ser reeleito?


Sempre que uma pesquisa é divulgada, seja de que instituto for – devido as disputas eleitorais – e certos candidatos aparecem pouco citados, mal avaliados ou com uma alta rejeição, é comum eu receber mensagens com críticas ao instituto ou a quem divulga, muitas vezes por conta da necessidade que militantes e simpatizantes têm em defender aquilo que acreditam ser a verdade ou o que lhe é conveniente, negando os fatos ou dados coletados e analisados pelas metodologias científicas utilizadas nas pesquisas.
Ou seja, mesmo que diversos institutos de pesquisa mostrem que um político está mal avaliado, há sempre quem reclame dos resultados revelados. É claro que em uma democracia, discordar das pesquisas faz parte do jogo político, mas até que ponto há coerência na negação dos números e informações trazidas pela aferição dos institutos?
UM CASO EXEMPLAR
Lembro que em Belém do Pará, nas eleições municipais de 2016, o prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB) era bombardeado por seus opositores, sobretudo o MDB, através dos veículos de comunicação da RBA, com jornal, rádios e tv atacando a gestão dia e noite, potencializando as críticas e cobranças da população como já não fazem hoje.

Zenaldo também estava repleto de processos na justiça, entre os quais, a maioria pedia a cassação do seu mandato, o que chegou a ocorrer, mas ele foi mantido no cargo até o fim, através de recursos interpostos por seus advogados.

Faltando cerca de três meses para sua reeleição e poucos dias para o início da campanha eleitoral daquele ano, o instituto DOXA realizou uma pesquisa encomendada pelo PSDB e constatou a rejeição de Zenaldo Coutinho superior a 70%.

Usando informações da pesquisa, as quais mostravam o bairro que o prefeito estava mais rejeitado e o principal problema da gestão apontado pelos eleitores entrevistados, Orly Bezerra determinou que a produtora contratada levasse o prefeito até uma obra da prefeitura de Belém, realizada no bairro do Guamá. Lá, toda uma estrutura cinematográfica havia sido montada para a gravação do vídeo: Gruas, drones e câmeras se misturavam em meio a tratores, retroescavadeiras em serviço, dragando um canal, outras levantando e movimentando grandes tubulações. Um canteiro de obras.

Coisas da Política: Por João Salame

BASTIDORES POLITICOS EM SANTARÉM
Em processo de afunilamento a escolha do candidato do MDB à Prefeitura de Santarém. Caso o ex-deputado José Maria Tapajós, hoje no PP, se filie ao partido do governador, deverá ser ele o nome escolhido. Mas na fila também estão o vereador Ronan Liberal e o deputado federal Henderson Pinto. O ex-vereador Emir Aguiar, atualmente secretário de governo, é um nome do coração do prefeito Nélio Aguiar, mas provavelmente para ocupar a vaga de vice na chapa emedebista.
ESTRATÉGIA
Já o PT avalia 3 cenários na Pérola do Tapajós. O primeiro é compor com o MDB, indicando o vice na chapa. Essa hipótese tem a resistência do prefeito Nélio Aguiar, que pretende indicar o companheiro de chapa do candidato do MDB. Caso não consiga se aliar ao MDB, o PT pode lançar candidato próprio. Os nomes disponíveis são o da deputada Maria do Carmo (foto acima), que não pretende enfrentar novamente o MDB, e o deputado Airton Faleiro. Já a terceira hipótese é que o candidato do MDB não decole para enfrentar as forças de direita. Nesse caso Maria do Carmo se coloca à disposição.
MÉDICOS
O novo Programa Mais Médicos para o Brasil atingiu a marca de 18,5 mil profissionais em atuação na rede de atenção primária. É um recorde histórico, desde que a inciativa foi criada em 2013. Em 29015, no governo Dilma Roussef, o programa chegou a ter 18,2 mil profissionais, a maioria médicos cubanos. Agora, a maioria é de brasileiros. A expectativa do governo é chegar ao final deste ano com 28 mil profissionais. Segundo o Ministério, hoje são mais de 4 mil municípios atendidos, com foco maior nas periferias e regiões mais pobres do País.
AMAPÁ
Nesta segunda-feira, às 10h, o Senado Federal realiza uma Sessão Especial para celebrar os 80 anos de criação do Território Federal do Amapá. A nova unidade da Federação, que até então pertencia ao estado do Pará, foi criada pelo presidente Getúlio Vargas, no dia 13 de setembro de 1943, para atender objetivos estratégicos, econômicos, políticos e militares, em virtude da Segunda Grande Guerra Mundial, com o intuito de proteger as fronteiras do País. A mudança para Estado ocorreu após a Constituição de 1988, com a posterior instalação em 1 de janeiro de 1991.
HISTÓRIA
Os habitantes da área que depois se emancipou reclamavam da falta de apoio do governo paraense na implantação de serviços públicos. Muitos protestos ocorreram nas primeiras décadas dos anos 1900. Mas a criação do novo território só ocorreu, principalmente, por motivos militares. No dia 25 de janeiro de 1944, Lameira Bittencourt, secretário geral do Estado do Pará, representando o governador Magalhães Barata, leu o ato de transferência dos bens patrimoniais do Pará para o novo Território e seu primeiro governador, Janary Nunes.

CHAPA
Nesta terça-feira (12), os delegados da Polícia Civil do Estado têm um café da manhã na sede da Associação da categoria. Na oportunidade será lançada a chapa AVANÇAR, que concorrerá às eleições da entidade. O delegado João Moraes está à frente da mobilização. A ADEPOL tem sido um instrumento de luta dos mais importantes para o fortalecimento da categoria e por melhores condições de trabalho para seus associados.
CONCURSO
A Câmara dos Deputados segue com inscrições abertas para quatro Concursos Públicos com o objetivo de contratar 749 analistas legislativos, sendo que 140 são para provimento imediato. São vagas para contador, informática legislativa, técnico em material e patrimônio, assistente social, enfermeiro, farmacêutico, médico, técnico legislativo, consultor legislativo, consultor de orçamento e fiscalização financeira. As remunerações variam, de 26.196,30 a 34.812,19 reais. As inscrições estarão abertas no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), até as 16h do dia 4 de outubro, com taxas variando de 95 a 120 reais.
FPM
Na última sexta-feira os municípios brasileiros receberam o depósito do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Se formos considerar o repasse relativo ao primeiro decêndio de setembro, a queda foi de 40% em relação ao mesmo período de agosto e 22% em relação a setembro do ano passado. A transferência foi de 3,66 bilhões de reais contra 5,6 bilhões do mês passado. A sorte é que também nesta sexta foi depositado o repasse extra de 1,84 bilhões, uma conquista da mobilização dos prefeitos, aprovada pelo Congresso Nacional, com o aval do governo.
BILIONÁRIOS
Revista Forbes divulgou no último dia 4 seu ranking de 2023. Nele, registrou 2.640 bilionários no mundo, dos quais 51 são brasileiros, que acumulam o equivalente a 814,19 bilhões de reais em patrimônio líquido. No topo do ranking está uma mulher: Vicky Safra, viúva do banqueiro Joseph Safra, e seus quatro filhos. Eles possuem um patrimônio calculado em 84,3 bilhões de reais. Ela superou Jorge Paulo Lemann, dono da Cervejaria Anheuser-Busch InBev, agora com 80,26 bilhões de reais.



PARAENSE

A Forbes também divulgou uma lista específica de bilionários brasileiros. Eles são 280 em todo o País, dos quais 105 estão no Estado de São Paulo. O paulista mais rico é Eduardo Saverin, cofundador do Facebook, com um patrimônio de 83,5 bilhões de reais. O Rio de Janeiro vem a seguir, com 40 bilionários. Entre os nomes de destaque estão os irmãos Marinho, da Rede Globo. No total 14 dos 27 estados brasileiros estão representados no ranking. O único paraense na lista é Samuel Barata, dono da cadeia de farmácias Pacheco, com patrimônio estimado em 5 bilhões de reais.


BELO

Comenta-se que o ex-deputado e ex-prefeito Raimundo Belo (acima) se preparar para disputar a prefeitura de Capitão Poço, no nordeste paraense. Ele deve enfrentar seus maiores adversários, os Tonheiro, que estão no comando da administração, e devem lançar como candidata Naelly Monteiro. Mas o deputado estadual Erick Monteiro (PSDB), filho da terra, também está disposto a disputar a prefeitura o ano que vem. A disputa promete.

ÓBIDOS
Instituto Doxa realizou pesquisa no município de Óbidos, na região da Calha Norte, no final de agosto. Segundo o levantamento, o prefeito Jaime Silva tem o desempenho de sua administração aprovado por 80,4% da população, contra 19,6% que desaprovam. Candidato à reeleição, ele lidera a pesquisa de intenção de votos com 53,4%, seguido do ex-prefeito Chico Alfaia com 8,1%, de Rosinaldo Cardoso com 5,5%, Rose Barros com 3,9%, Jalico com 3,7% e Ronaldinho Parente com 1,8%.
ABORTOU

Governador Helder Barbalho (MDB) cancelou a ida que estava programada a Santarém na última na quarta-feira. Ele iria inaugurar o Centro de Convenções no município, ao estilo Hangar. O ex-deputado Zé Maria Tapajós e o deputado federal Henderson Pinto (MDB) já haviam feito a mobilização nas ruas convidando a população para a inauguração, antes mesmo do governo do Estado fazê-lo. Mas o motivo divulgado para o cancelamento foi o de que nem todos os móveis estavam prontos e instalados.
CIDADANIA
Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania, renunciou ao cargo no último sábado (9), depois de ter sido derrotado em votação da Executiva Nacional, que deseja uma aproximação com o governo Lula. Com 81 anos, Freire iniciou sua trajetória no antigo Partido Comunista Brasileiro (PCB), o partidão, que depois se tornou PPS e por fim, Cidadania. Ele preferia ampliar a aliança do seu partido com o PSDB, MDB e Podemos, dentro de uma política de centro, afastando-se do bolsonarismo e do petismo.
REFLEXO
A destituição de Freire deve gerar repercussão em alguns estados, como no Pará, onde o ex-deputado Arnaldo Jordy comanda o Cidadania há vários anos e tem estreita ligação com o presidente destituído. Aqui, Jordy também deseja o afastamento do partido do governo Helder, de quem é crítico contundente e costumeiro, mas como seu partido está na Federação com o PSDB, que no Pará está dentro do governo estadual, acaba ficando engessado. Se a nova direção do Cidadania promover uma aproximação com o governo Lula, que é aliado de HB, o clima ficará insustentável para Jordy na agremiação.
BELÉM
Instituto Doxa realizou mais uma pesquisa em Belém. Nenhuma novidade. Os candidatos Zeca Pirão (14,2%), Delegado Eguchi (10,7%), Edmilson Rodrigues (8,5%) e Eder Mauro (6,8%) continuam no pelotão da frente, com baixos índices e grande número de indecisos. O prefeito continua com o problema da rejeição alta e Helder e Lula bem avaliados na capital. Ou seja, tudo pode acontecer, inclusive a reeleição de Edmilson, caso chegue ao segundo turno e tenha o apoio do governador.
DILEMA
Deputado Zeca Pirão (MDB), que vem registrando bons índices na pesquisa, já conversou com o governador sobre sua candidatura. Pediu apoio ou que Helder o libere para sair do MDB e possa apresentar seu nome por outro partido. HB não desestimulou sua pretensão, pediu para que continue seu trabalho, mas também solicitou que ele aguarde um pouco mais. Pirão já recebeu convite do PSD para lançar seu nome na disputa.
NOVIDADE
Nessa nova rodada de pesquisas da Doxa, a novidade ficou por conta da colocação do nome da deputada federal Alessandra Haber (MDB), pela primeira vez. Ela é esposa do prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (MDB), cuja gestão é muito bem avaliada na região metropolitana, com reflexos diretos na opinião do eleitor da capital. E em consequência disso ela já aparece bem no levantamento, cravando 8,3% das intenções de voto.
BRAHMA
Faleceu no final de semana o ex-prefeito de São Domingos do Araguaia, Francisco Édison Coelho Frota, mais conhecido como Edson da Brahma. Ele morreu no último sábado, aos 77 anos, em função de complicações provenientes de uma queda, que o fez fraturar quatro vértebras. Empresário que atuou em Marabá nos ramos de hotelaria e bebida, Edson foi prefeito de 2000 a 2004.


FRANGO
Em Nova Ipixuna, o ex-secretário executivo do Consórcio dos Municípios Paraenses Alagados pelo Rio Tocantins (Compart), Carlos Cesar, filho do falecido vereador Mário Cortes, mostra que está dos mais animados para a levar adiante sua candidatura a prefeito. Neste final de semana promoveu uma animada carreata no município para comemorar o 7 de setembro. E anunciou a parceria com o empresário Antônio Carlos Oliveira, o Carlinhos do Frango (acima), que já está sendo cogitado para ser o seu vice.
DIRCEU
Deputado Dirceu ten Caten (PT) continua firme em sua disposição de disputar a prefeitura de Marabá. E trabalhando para isso. No último final de semana, com o apoio do governo do Estado, promoveu em vários bairros do município a chamada Operação Cidadania, com emissão de documentos pessoais e atendimentos médicos para a população mais carente. Ele também tem sido infatigável na busca por recursos federais para atender demandas da cidade.
ADIADO
O programa da TC JC, pilotado pelo jornalista Jeso Carneiro, que iria ao ar na última sexta-feira com a entrevista do jornalista João Salame, analisando os cenários eleitorais em São Miguel do Guamá e Itaituba, foi adiado por motivos técnicos. A entrevista será realizada na próxima sexta-feira (15), às 9h30 da manhã.
FRASE
John Kennedy (presidente americano): “Se você agir sempre com dignidade, talvez não consiga mudar o mundo, mas será um canalha a menos”

Bruno de Luca pode ser indiciado após omissão de socorro no atropelamento de Kayky Brito


O apresentador Bruno de Luca estava com o ator Kayky Brito na noite do acidente na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, porém saiu do local sem prestar socorro ao amigo
O acidente do ator Kayky Brito ainda está repercutindo nas redes sociais. No dia 02 de setembro, há uma semana, o famoso foi atropelado na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e, desde então, está internado no Hospital Copa D'Or.

Faustão se pronuncia pela primeira vez após receber alta de hospital: “Luta pela vida”


Faustão afirmou que que já está em casa e que a partir de agora se inicia uma nova fase de sua vida
Após receber alta do hospital neste domingo (10), Fausto Silva, o Faustão, falou pela primeira vez com os seus seguidores do Instagram. A gravação foi para a página ‘Faustão do Meu Coração’ e ele fez questão de agradecer todo o apoio que teve dos fãs quando estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP).

Wesley Safadão abre jogo sobre carreira: "uma bomba-relógio"

Wesley Safadão pegou os fãs de surpresa ao anunciar recentemente que fará uma pausa na carreira por tempo indeterminado. Isso porque ele tem enfrentado um transtorno de ansiedade e recebeu orientação médica para cuidar da saúde. "Estou esgotado", explicou em entrevista ao 'Fantástico' de domingo (10).

AGU manda investigar jornalista Alexandre Garcia que culpa PT por enchente no RS

Alexandre Garcia espalha fake news grotesca de que enchentes no RS são culpa do PT

O titular da AGU (Advocacia Geral da União), Jorge Messias, disse na noite deste domingo (10) ter determinado que a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia faça “a imediata instauração de procedimento contra a campanha de desinformação” promovida pelo jornalista Alexandre Garcia sobre as consequências das chuvas no Rio Grande do Sul.
No programa “Oeste Sem Filtro”, da Revista Oeste, na sexta-feira (8), Garcia disse ser “preciso investigar, porque não foi só a chuva” que causou enchentes no estado e a morte de pelo menos 46 pessoas.
Segundo o jornalista, “no governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendavam as medições ambientais, 3 represas pequenas, que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo. Isso causou uma enxurrada”.

Atacante Antony é desconvocado da Seleção


Técnico da Seleção Brasileira chamou o jogador Gabriel Jesus, do Arsenal, para os dois primeiros jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2026
Em função dos fatos que vieram a público nesta segunda-feira (04/09), envolvendo o atacante Antony, do Manchester United, e que precisam ser apurados, e a fim de preservar a suposta vítima, o jogador, a Seleção Brasileira e a CBF, a entidade informa que o atleta está desconvocado da Seleção Brasileira.
Para o seu lugar, o técnico Fernando Diniz chamou Gabriel Jesus, que estava pré-selecionado em uma lista de 36 jogadores, enviada à FIFA.

Eleições de 2024: um olhar sobre o passado para traçar o futuro

Por Wilson Pedroso
Em pouco mais de um ano, o Brasil realizará novas eleições municipais. Marcada para o dia 6 de outubro de 2024, a disputa que definirá os próximos mandatos de prefeitos e vereadores bate às nossas portas com características muito particulares.
Ao contrário do que se observa em eleições para a presidência ou para os governos dos estados, o processo ideológico perde força em eleições municipais. As escolhas de prefeito e vereadores têm impacto direto no cotidiano das cidades e o eleitorado tende a se sentir inseguro para apostar em grandes mudanças, o que favorece os políticos que já ocupam cargos públicos.
O conservadorismo em eleições municipais pode ser confirmado pelos números. Vejamos que, em 2020, 63% dos prefeitos que tentaram a reeleição no país conseguiram a vitória. Dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostram que, em 2000 e 2004, o índice de reeleição de prefeitos foi de 58% em todo país, chegando a 67% em 2008. Em 2012, o percentual foi de 55% e apenas em 2016 é que observamos uma situação de exceção, com taxa de reeleição de 47%, explicada pelo desgaste da classe política em razão do impeachment de Dilma Rousseff.
A reeleição é, portanto, uma tendência, embora não seja uma regra. A máquina pública, por si só, não garante a vitória, como ficou claro, por exemplo, nos casos recentes dos ex-prefeitos Nelson Marchezan, de Porto Alegre, e Socorro Neri, de Rio Branco.
Também não ganhará a eleição aquele candidato que apostar apenas na onda da polarização como trunfo eleitoral. Em 2020, o eleitor mostrou-se cansado dos discursos de ódio e intolerância, tanto pró-Bolsonaro, quanto pró-Lula, sendo que o PT reduziu o número de prefeituras e Bolsonaro elegeu apenas 10 de 45 vereadores a quem apoiou publicamente. Em 2024, legendas e candidatos precisarão de criatividade para se aproximarem do eleitor.
Um dos maiores desafios que se apresentam para o próximo ano é justamente o distanciamento de uma considerável parcela da população, cada vez mais desinteressada pelo processo eleitoral. Dentro deste cenário, os jovens merecem ser observados mais atentamente. Em 2022, o Brasil chegou a 2,1 milhões de eleitores na faixa de 16 e 7 anos, contra 1,4 milhão em 2018. Apesar do aumento significativo, as estatísticas sobre o eleitorado jovem ainda se mostram baixas. Para se ter uma ideia, em 1992, mais de 3,2 milhões de jovens menores de 18 anos tiraram o título de eleitor. Portanto, os números atuais ainda são inferiores aos de 30 anos atrás, demonstrando que, hoje, este público possui interesses diferentes, que precisam ser compreendidos pela classe política.
As mulheres também devem ser olhadas com maior atenção. Estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em julho de 2022 mostraram que as mulheres representavam 52,65% do eleitorado. Apesar disso, o Brasil elegeu apenas duas governadoras, quatro senadoras e 91 deputadas federais que representam 17,7% do total de 513 cadeiras da Câmara. Os resultados são tímidos, considerando-se o alto potencial de decisão feminina, e indicam que os partidos brasileiros estão fracassando no desenvolvimento de estratégias que tragam as mulheres para o centro das discussões sobre política.
Todo esse conjunto de dados sobre as disputas eleitorais nos fornecem informações importantes que não podem ser ignoradas, ao contrário, devem ser analisadas para compreensão do país. Avaliar o passado é fundamental para traçar o futuro.
Que em 2024 continuemos avançando no exercício da cidadania e no fortalecimento da Democracia.
*Wilson Pedroso é consultor eleitoral com MBA nas áreas de Gestão e Marketing, foi secretário Particular do Estado de São Paulo (2019-2022) e coordenou importantes campanhas políticas incluindo as disputas para a prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado