terça-feira, 10 de agosto de 2021

O ORIGINÁRIO ROTEIRO DE TEODORICO

Quando se morre um artista conhecido por uma legião de fãs que você nunca ouviu falar, para saber o que aconteceu e conhecer mais sobre ele, certamente recorrerá ao Google digitando pelo o nome. 
Logo que digitei na barra de busca o nome Teodorico de Santarém, encontrei apenas uns cinco tópicos, todos escritos em poucas linhas noticiando sua partida.
Não tinha mais nada sobre Teodorico da segunda página de buscas para frente.
No YouTube muito menos, quase não encontramos nenhum vídeo do ator e contador de piadas do cotidiano caboclo amazônico. 
Talvez seja, por que Teodorico não tinha o hábito de se conectar com o mundo virtual.
O amor dele, ainda permanecia enraizado na mídia tradicional, rádio e televisão.
Seu último trabalho para televisão foi a gravação de um comercial de festa junina.
Ele narrava com emoção o texto da promoção, era detalhista e queria fazer bem feito.
Pedia perdão pelo timbre vocal já prejudicado, devido ter sofrido um AVC no início de 2021. Algumas palavras não davam para entender perfeitamente, depois de muito tentar, conseguiu ainda emplacar mais um trabalho como ator humorista. 
Descoberto por José Ibanês, um locutor caipira, levou Cleodovéu Corrêa Santos, seu nome de batismo, para o rádio santareno. 
Teodorico, não era só um bom contador de piadas para o ouvinte ribeirinho da várzea, era um ótimo roteirista e ator de cinema.
Muitos dos amigos e principalmente sua família guarda, arquivos jamais vistos aqui na sua tela virtual.
Produzia seus projetos audiovisuais aos troncos e barrancos, pelo mundo abaixo, remando por rios e lagos deste ricão que o consagrou como o terapêutico de belos sorrisos.
Teodorico, tinha poucos patrocinadores que os apoiavam com os altos custos de suas produções. Chegou até comprar uma câmera, para que sua esposa filmasse seus programas. 
Acredito que o maior legado e patrimônio do Teodorico foi ter nos deixado registrado para sempre suas histórias que jamais serão apagadas de nossas memórias.
Arquivos que um dia poderá servir para estudos e pesquisas de próximas gerações apaixonadas por comédias caboclas e bem roteirizadas pelo eterno Teodorico.
Quem te faz sorrir, te faz viver imensamente.
Por: Cristiano Santa Cruz

Amigo de Teodorico

Ex-prefeitas de Faro Marinete e Jay Viana são processadas por contas não prestadas em 7 anos, e que somam 400 mil reais

Ex-prefeitas são processadas por contas não prestadas em 7 anos, e que somam R$ 400 milDuas ex-prefeitas de Faro (PA) foram processadas pelo atual ocupante do cargo, Paulo Carvalho (PSD), por não apresentarem prestação de contas por 7 anos de recursos estudais recebidos e destinados a programas e convênios nas áreas de assistência social, trabalho e renda no município.
Na ação, ajuizada no final de julho e subscrita pelo procurador jurídico Dilson Jofre Guimarães, o prefeito eleito em 2020 pede a condenação de Marinete Machado (2013-2016) e Jady Viana (2017-2020) por ato de improbidade administrativa.
Paulo Carvalho pediu ainda que a Justiça determine que a Seaster (Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda) exclua o CNPJ do município de Faro do cadastro de inadimplência (Siafem-PA), e inclua o CPF “das ex-gestoras, pois foram as únicas responsáveis pelos atos ilícitos, devendo recair sobre as mesmas, o ônus decorrente da violações das normais legais.
As duas não teriam entregue à Seaster a prestação de contas dos recursos recebidos em 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020 – num total de R$ 408.408,79, sem atualização.
“A ação [de improbidade] proposta, faz-se necessária diante da condição de inadimplente do Município junto ao SIAFEM-PA, o que impede o município de firmar convênios com o Governo Estadual, tornando o Município inadimplente e impossibilitando o recebimento de transferências voluntárias”, destacou o advogado Dilson Guimarães.
Em despacho na semana passada, a juíza Karla Cristiane Galvão determinou que as duas acusadas sejam notificadas a apresentarem defesa preliminar sobre o caso.
Só depois de ouvi-las, assim como também testemunhas arroladas pelas partes no processo, bem como ainda o Ministério Público do Pará, é que a magistrada deverá decidir se acata ou não a denúncia.
Se acatar, Marinete e Jade passarão à condição de rés e o processo entrará em nova fase. Entre outras penalidades, as ex-prefeitas podem ter os seus direitos políticos cassados por no mínimo 3 anos.
Blog do Xarope via Blog do Jeso






ATESTADO DE ÓBITO DE TEODORICO APONTA CAUSA DA MORTE DO HUMORISTA SANTARENO

Atestado de óbito de Teodorico aponta causas para morte do humorista santarenoO DOCUMENTO É ASSINADO PELO MÉDICO ARTHUR OLIVEIRA SILVA
Foram 3 as causas da morte do humorista santareno Teodorico (Cleodovéu Corrêa de Sousa), ocorrida na noite desta segunda-feira (9) na UPA 24h em Santarém (PA), conforme o atestado de óbito entregue à família do artista na manhã de hoje (10)O documento, ao qual o portal BJ teve acesso, é assinado pelo médico Arthur Oliveira Silva e aponta as seguintes causas:
① Insuficiência renal aguda;
② Cetoacidose diabética
③ Hipercalemia.
Todas essas causas estão relacionados ao diabetes, doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que pode provocar danos em vários órgãos, se não for tratado.
Teodorico, que sabia que tinha diabetes, faleceu por volta das 21h. Tinha 50 anos.
Desde o início do ano ele estava afastado, por problemas de saúde, do comando do programa matinal Regatão da 100, na rádio Guarany FM, por ter sofrido derrame (AVC, Acidente Vascular Cerebral). Estava em casa se recuperando.
O sepultamento do artista está previsto para tarde desta terça-feira.
BLOG DO XAROPE VIA JORNALSITA JESO CARNEIRO