quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Assembléia de Deus de Santarém em novo escândalo

A redação do Blog do Xarope recebeu outras denúncias envolvendo membros de uma das Igrejas mais tradicionais de Santarém: A Assembléia de Deus.
Ercio mostrou documentos e pediu que fosse resguardada a sua integridade física já que teme por sua segurança
Em depoimento a autoridade policial, conforme registro de ocorrência na Delegacia da Criança e do Adolescente-DEACA, o senhor Ercio Nascimento Albarado relatou que um de seus filhos menor de idade, que participa do CORAL DOS JOVENS DA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS teria sido chamado por um dos líderes conhecido por irmão Emerson, e este teria pedido para o jovem fazer um juramento com as mãos sobre a Bíblia, e prometer não mentir sobre questionamentos que lhes seriam feitos pelo próprio irmão Emerson e sua esposa.
As perguntas feitas, segundo relatos registrados no Boletim de Ocorrência Policial foram extremamente constrangedoras aos jovens, como se eles ainda eram virgens, e se não, quantas vezes já haviam feito sexo.
A redação entrou em contato com o denunciante Ercio Albarado, que contou outros detalhes do que ele considera constrangimento ilegal e intolerante. Ercio explicou que se sentiu arrasado após ouvir o que o seu filho falou sobre os questionamentos direcionado pelo casal.
“Ele me fez vários questionamentos: se eu já tinha pecado, se ainda era virgem, ou se eu vivia na pratica da masturbação". Eu respondi que vivo em santidade, e que iria me resguardar até o meu casamento. Foi então que o irmão disse que eu estava aprovado para o coral.
Ercio também citou um outro líder conhecido por Gerlande que segundo ele, foi quem autorizou a Emerson a tomar tal atitude contra os jovens do coral. 
Disse que já comunicou o fato á direção da Igreja, diretamente ao presidente conhecido por Pastor Enoque, mas que este não tomou nenhuma providência até hoje. 
Por fim, Ercio afirma que não foi somente o seu filho que foi submetido ao tal “JURAMENTO”, mas todos os jovens que participam do coral, e por isso, outros pais e familiares de menores também já buscaram as autoridades competentes para denunciar, a quem se espera façam as investigações necessárias, que o caso requer.
A redação entrou em contato com um advogado especialista em direito criminal, para saber qual suposto crime o casal teria cometido, mas o advogado preferiu deixar que o Ministério Público responda no momento oportuno.
Não fosse o suficiente já para deixar a igreja em maus lençóis, eis que surge outra confusão na delegacia, desta feita foi parar nas mãos do delegado Herbert Farias. 
A família de um dirigente entrou com um processo contra outra família da mesma igreja. O caso envolve duas filhas dos dois membros, que teriam ido as vias dos fatos(agressão). 
Por telefone, o delegado disse que tentou de todas as formas fazer um acordo entre as partes, mas não conseguiu. Disse o delegado: "Eu fiz a minha parte, tentei fazer a conciliação, mas não aceitaram, então cada uma deve responder por suas consequências. 
O procedimento legal foi feito e encaminhado para o Juizado Criminal que vai decidir”, disparou o DPC.
Sobre os dois casos acima relatados, tentamos saber o que diriam as lideranças da congregação, mas ninguém quis tocar no assunto.
Por Iromar Cardoso