segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Médico depõe à polícia sobre a morte de jovem mãe na estrada de Alter do Chão; vídeo

 
O médico, de máscara, na saída da delegacia de polícia em Santarém nesta manhã de 2ª. Foto: JCRealizada na manhã desta segunda-feira (2) o depoimento à polícia do médico André Silveira Aguiar, acusado de ter atropelado e causado a morte da jovem mãe Adriana Queiroz de Carvalho, 37 anos.
O acidente aconteceu na última quinta-feira (29) na PA-457 (Everaldo Martins), que liga Santarém ao distrito balneário de Alter do Chão (PA). A vítima, que estava no acostamento, morreu na hora. O médico fugiu sem prestar socorro.
André Aguiar estava acompanhado do advogado Rafael de Souza. O médico do Exército não falou com a imprensa. Usava máscara e estava de camisa branca.
O depoimento dele foi dado ao delegado Jair Assunção Castro, à frente das investigações do caso. Durou cerca de 3 horas.
No vídeo abaixo, veja o momento em que o médico deixa a delegacia da Polícia Civil localizada no bairro Aeroporto Velho, em Santarém (PA).


Saque-aniversário do FGTS em 2023 já está disponível


Trabalhadores nascidos em janeiro podem retirar dinheiro.
Os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos poucos começam a ter acesso à cota de 2023. As retiradas ocorrem conforme o mês de aniversário do trabalhador. Cerca de 1,3 milhão de cotistas nascidos em janeiro podem fazer o saque a partir de hoje (2).
Criada em 2019 e em vigor desde 2020, essa modalidade permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário, em troca de não receber parte do que tem direito em caso de demissão sem justa causa. Até agora, cerca de 17,8 milhões de pessoas aderiram ao saque-aniversário.

Pix muda a partir de hoje! Veja aqui as novas regras

Compras, limite de transferências e horário: veja o que muda a partir de segunda (2).
Sistema de transferências instantâneas em vigor desde novembro de 2020, o Pix entra em 2023 com novas regras. A partir desta segunda-feira (2), o limite individual por transação deixa de existir, o horário noturno passará a ser personalizado e os valores das modalidades Pix Saque e Pix Troco aumentarão.
As mudanças haviam sido anunciadas pelo Banco Central (BC) no início de dezembro. Segundo a autoridade monetária, as novas regras oferecerão mais segurança e flexibilidade ao mecanismo de pagamento, que bateu recorde de 104,1 milhões de transações por dia com o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro, em 20 de dezembro.

IPVA 2023 PA: como consultar, parcelar e pagar o imposto

Com o fim de 2022 e a expectativa da chegada dos gastos recorrentes no início de 2023, muitos brasileiros já precisam se programar financeiramente
Ter planejamento financeiro pode proporcionar ótimos descontos quando o assunto é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Por mais que os descontos possam ser diferentes de uma cidade para outra, eles sempre são interessantes. Mas infelizmente a maior parte não usa esses descontos.