terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Xaropada em Tempo Real

Governo do JATEME!
Ajuste de governo, que GOVERNO?

O governador Simão Jatene fez uma baita de uma lambança para anuncia mudanças nas secretárias de seu governo, aliás, de seu péssimo GOVERNO.
Com muito entusiasmo, o todo poderoso do PARAZINHO  falou com firmeza, meio aos aplausos de seus subordinados, que aos cochichos derramavam lagrimas, orgulho do vozeirão do todo poderoso.
Ai, ele fez um belo e bonito discurso de seu “ótimo” governo, sem falar nos incompetentes e tal pouco na situação caótica que vive o povo dessa terra.
Simão Jatene apresentou duas mudanças nas secretarias do Governo do Estado, no Gabinete do Comando da Polícia Militar, substituindo o Coronel Mário Solano, quem assume o cargo de Comandante Geral da Polícia Militar é o Coronel Daniel Borges Mendes. Teresa Cativo deixa a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para assumir a Secretaria Especial de Proteção Social.
A saída de Helenilson teria sido a pedido de deputados da base que estariam preocupado com desgaste Helenilson Pontes depois do plebiscito na região do Tapajós. Jatene então achou melhor colocar no anonimato qualquer atuação do vice-governador na região.
O secretário adjunto Rubens Sampaio assume interinamente a Sema, mas Jatene confirmou que o secretário será José Alberto Colares. Novas mudanças devem ser anunciadas pelo Governador no dia 15.
O governo de Jatene já está sendo considerado pior do que o da ex-governadora Ana Julia Carepa do PT. Isso tem causado preocupação nos prefeitos aliado ao governo de Simão Jeteme II.

Jader vai atacar no carnaval...
Quem não acreditava que a RAPOSA não voltava caiu do cavalo...

Jader voltou, e já prepara seu grande BOTE, porém uma coisa é certa ele vai atacar no carnaval.
O cara já passou por tudo. Renunciou ao mandato no senado quando se deu aquela briga mortal entre ele e Antonio Carlos Magalhães - o Toninho malvadeza. Durante a briga, várias faixas foram espalhadas pelas praças de Belém, enaltecendo o Barbalho com os seguintes dizeres: "Cobra-grande paraense engole vaca-louca baiana".
Ninguém sabe se Jáder é o Cobra Norato, mas pela lenda narrada pelo poeta Paes Loureiro, Cobra Norato tinha enorme apetite sexual e o rosto arisco... ninguém conseguia pegá-lo, muito escorregadio, as cobras são assim.
A pergunta que não cala é a seguinte: - Jáder voltou ao senado pra quê? Jader pensa o que? Qual será o próximo capitulo da Raposa?
O Brasil e o Pará necessitam de novos políticos, éticos e comprometidos com a cidadania. O momento pelo qual o país atravessa é de renovação de mentalidade, estamos adentrando ao grupo das grandes economias mundiais, temos um empresariado forte juntamente com uma classe de trabalhadores briosa, mas é urgente renovarmos a classe política, sintonizá-la com o ciclo virtuoso do Brasil.
Os blogs da capital anunciam que todos em Belém conhecem a milonga do Barbalhão, retórica oitentista, ultrapassada que não conseguiu alavancar o Estado do Pará a uma condição melhor no cenário brasileiro.
O certo é que o todo poderoso Jader Barbalho faz parte da história desse imenso Pará que cada vez fica mais pobre.
Enquanto que Jader fica cada vez mais rico!!!
Um desconhecido, um fato novo, uma grata surpresa!
Se o todo poderoso Jader Barbalho está ultrapassado e que na política precisamos de políticos de renovação de mentalidade, então será que podemos apostas nas novas e gratas surpresas, como é o caso do advogado Dudimar Paxiúba, hoje deputado federal, mesmo sendo suplente de carteirinha. Elogiado pela revista veja, conclamado como o melhor parlamentar do Pará, entre os 30 indicados do Brasil.
Isso será que não basta? Porque será que o todo poderoso Simão Jatene não dar moral para esse itaitubense que veio lá de São Luiz do Tapajós? Será que só os deputados do Parazinho é que merecem respeito e credibilidade!
Como bons paraenses, mesmo não participando da bolada que o governo administra temos que de uma vez por toda dá um basta nessa ingratidão imposta por políticos da capital que só querem venha a nós é o vosso reino FICA AQUI PARA NÓS, nada!
Que o itaitubense, homem de bom caráter e de moralidade comprovada possa ter seu reconhecimento não só por este governo de Jatene, mais também pelo povo dessa nossa querida região do estado do Tapajós.

Motivos óbvios, muita grana no bolso!
A confusão que tomou conta para administrar a grana do São Raimundo tem lá suas razões, GRANA, muita GRANA no bolso.
Todo muito sabe que ali é um garimpo sem malária. Dizer que o clube dá despesas é papo furado. Administrar um clube de futebol e como administrar uma prefeitura, ou seja uma VACA LEITEIRA!
Essa briga interna existe em qualquer time grande, aonde a grana é boa, então vamos acabar com esse lero de dizer que voltamos para o bem do São Raimundo, isso é pura BALELA, voltamos sim, porque a grana é boa, e muito boa!

Engasgado
Falando em São Raimundo, vi esses dias um comentário que me chamou atenção. “ Quando foi para começar a fazer o Panterão não tinha ninguém para ajudar. O surdo é testemunha das milhares de caçambadas de areia que levei para este local. Agora se eu quiser entrar lá tenho que pagar”, palavras proferidas da boca de Herbert Farias, o Zé da Garapeira Ypiranga, fato testemunhado por inúmeras pessoas.
Enquanto isso seu Zé Caxiado tem um monte de babacas querendo arrotar grosso...

No sangue do pirarucu
"O pirarucu, peixe da Amazônia, é um dos maiores peixes de água doce e também um dos mais consumidos pela população da região. Quando salgada, sua carne é considerada tão ou mais saborosa quanto a do bacalhau norueguês e por isso é chamado por muitos por "bacalhau da Amazônia.Cientificamente é denominado Arapaima gigas".

Normalmente a carne do pirarucu é vendida em mantas, secas e salgadas. Entretanto, atualmente, é vendido também fresca, sob forma de filés, inclusive.
Peixe importantíssimo para a alimentação da região, o pirarucu possui grande valor nutritivo.É utilizada  para o preparo de diversos pratos típicos, entre os quais o famoso pirarucu de casaca, um prato à base de peixe, farinha e banana.
É um peixe da família dos arapaimídeos que pode chegar a mais de dois metros de comprimento e até 200 quilos de peso. Tem hábito carnívoro e prefere as águas calmas, vindo constantemente à superfície para respirar.
Possui uma língua óssea, utilizada pelas tribos indígenas da Amazônia como ralador e lixa de unha. Os nativos utilizam também as escamas para confeccionar adornos.
O pirarucu é protegido por lei, sendo uma das espécies cuja pesca é proibida durante determinados períodos. É uma espécie tipicamente amazônica, cuja denominação significa peixe (pira) vermelho (urucu), devido a sua coloração.
É possível criar o pirarucu em cativeiro, com excelente rendimento, por se tratar de peixe com grande potencial de cultivo, posto que o seu crescimento e ganho de peso podem, perfeitamente, ser constatados de uma semana para outra.
Receita do Pirarucu de casaca

A LENDA
As Belezas e magias de Santarém
Conta uma lenda antiga que havia na Lusitânia uma cidade chamada Nabância, onde viviam dois nobres godos, Ermígio e Eugênia que tinham uma famosa filha chamada IRENE ou IRIA.
Irene, desde crianças, fora destinada á vida religiosa, sendo educada em um convento próximo á sua residência, por duas tias freiras.
Certo dia, um fidalgo de nome Teobaldo viu-a no claustro e ficou apaixonado por ela. Pediu-se em casamento, não sendo, porém atendido, pois Irene pretendia tornar-se freira.
Enfurecido, Teobaldo decidiu rapta-la, o que consegui, após narcotiza-la, auxiliado por serviçais.
Passado o efeito do narcótico, o fidalgo foi novamente repelido por Irene, pelo que Teobaldo degolou-a e lançou seu corpo ao rio Tejo, indo dar á praia em frente á cidade de Escalabis. Ali, anjos recolheram o corpo de Irene e lhe construíram magnífico túmulo de mármore alvinitente.
A noticia espalhou-se por toda a Lusitânia e de toda parte acorria gente para venerar o túmulo da virgem mártir.
Mais tarde, a cidade Escalabis teve seu nome mudado para Santa Irene, que os Portugueses pronunciavam Sant´Irene, daí corrompendo-se facilmente para Santarém.
Ainda hoje esta cidade Portuguesa chama-se Santarém, e foi daí que Mendonça Furtado tirou o nome para a nossa Santarém, como uma homenagem dos Portugueses que fundaram a vila á cidade do mesmo nome. Nome este dado á aldeia dos Tapajós quando esta foi elevada á categoria de vila em 14 de março de 1758.


Ao sair do solo de Santarém, palavras como tacacá, açaí, vatapá, maniçoba e piracui já estão incorporadas ao vocabulário do povo desta região. As deliciosas frutas tropicais como o cupuaçu, manga, goiaba, sapotilha e ata dão também o sabor ao período de permanência. Sem falar no nosso rico artesanato, revelando desta forma os costumes indígenas. As belezas dos monumentos históricas retratam um passado repleto de curiosidade. Em noites de lua cheia nunca recuse um convite para uma gostosa piracaia  as margens do Rio Tapajós. Nos seus 343 anos de fundação,  Santarém é considerada a Pérola do Tapajós, onde revela seus encantos através de suas belas praias transparente e doce. Sãs inúmeras distribuídas ás margens dos rios, sempre trocando de nomes, porém conservando o bucolismo de verdadeiros recantos amazônicos. Entre elas, a belíssima Alter-do-Chão é a mais famosa, Ponta de Pedras, Jutuba, Maria José e Araria entre outras sãos todas fascinantes. Tudo é uma questão de preferência, a escolha fica por sua conta. 
Quem chega a cidade de Santarém, logo se vê envolvido pela magia do encontro das águas entre os rio Tapajós e Amazonas. O povo é hospitaleiro e independente de cor ou raça todos sãos tratados com a mesma cortesia. A beleza e magia da navegação das embarcações pelo rio Tapajós, tudo isso é apenas um pouco do potencial turístico da querida cidade de Santarém.
A Festa do “Çairé” que acontece na primeira quinzena do mês de setembro é o principal evento da região do Oeste do Pará. A vila balneária de Alter-do-Chão festeja os costumes preservados dos índios borari, qual habitaram essa região em época da
Na verdade a cidade de Santarém, por estar entre as duas maiores, e principais cidades da Amazônia: Belém e Manaus são consideradas o coração da AMAZÔNIA.