terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

AGORA! Nesta Terça-Feira


XAROPADA AFIADA
9156-7027


ESSA É BOA!

Polícia flagrada comprando CD e DVD pirata

Indignado, leitor de acritica com fotografou um cabo e um soldado da PM comprando produtos piratas em pleno horário de serviço

O militar com a midia pirata na mão(divulgação)
Um fragrante de dois policias fardados no Estado do Amazonas comprando CDs piratas rolou na internet.

Uma atitude que não condiz com o esforço da corporação que tem feitos operação para tirar de circulação essa mídia.

O fato aconteceu no bairro do Japiim, zona Sul de Manaus. Os policias estavam na viatura 1441, placas JXQ-6625, da 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). O fato revoltou o denunciante.Outro fato curioso que aconteceu na capital amazonense, diz respeito a um vereador que está processando o colega que o acusou de ter “ embolsado”  60 mil em um festival folclórico. A ação já esta transmitando na 1º  Vara Criminal.

Wilker Barreto (PHS) e Gilmar Nascimento (sem partido) estão na briga pelo eleitorado do Parque Dez.

Após ter sido acusado pelo vereador Wilker Barreto (PHS) de embolsar R$ 60 mil do Festival Folclórico do bairro Parque Dez, zona Centro Sul de Manaus, o advogado e o vereador Gilmar Nascimento (sem partido) ingressou com uma ação criminal contra o colega de Legislativo pelas acusações consideradas levianas e relatadas no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Para Gilmar, Wilker foi leviano ao proferir palavras difamatórias e caluniosas contra ele, sobretudo, tendo em vista que a organização do festival folclórico, segundo Gilmar, sempre foi feita pelas representações folclóricas do bairro. O vereador acrescentou ainda que é praxe ao final de todos os eventos referentes à realização do festival folclórico ser apresentada a prestação de contas às representações folclóricas e a comunidade em geral.

Réu CONFESSO!

Do Maranhão para Roraima Chico das Verduras (PRP-RR) teve 5.903 votos  

Deputado federal menos votado confessa que entrou para a política pelo salário

O deputado federal Francisco Vieira Sampaio, o Chico das Verduras (PRP-RR), 60 anos, foi trabalhador rural, marceneiro, garimpeiro, taxista e, como o apelido indica, verdureiro, mas foi à carreira política que recorreu para ter estabilidade financeira e um salário fixo. A venda de hortifruti garantia o sustento da família, segundo o deputado, mas após mudar de ponto diversas vezes, enfrentou períodos ruins, de ganhos baixos.
Como o apelido Chico das Verduras era popular na cidade, decidiu então tentar uma nova profissão em 1992, quando, na primeira candidatura, foi eleito vereador. "Entrar para a política foi uma forma de ter um salário", diz. Naquela época, os ganhos de vereador equivaliam a, aproximadamente, 15 salários mínimos (na moeda atual R$ 8,1 mil).
Nascido no Maranhão, onde estudou até a 2ª série do Ensino Fundamental, mudou-se aos 21 anos para Roraima, onde concluiu o Ensino Médio. Uma das datas mais importantes de sua história pessoal, conta, foi o período quando ficou preso, de 20 de setembro a 2 de outubro do ano passado, às vésperas das eleições, acusado de compra de votos. "Eu saí da prisão no sábado, meio-dia, e tinha uma carreata me esperando. Os carros de som saíram dizendo que eu estava solto, que eu era candidato, e eu me elegi", diz o parlamentar, que nega as acusações.
Eleito o menos votado do país, com 5.903 votos, teve o equivalente a 2,65% dos votos do Estado. Foi puxado pela coligação, que reuniu outros oito partidos (PRB, PDT, PSL, PSDC, PRTB, PMN, PV, PC do B). Na Câmara dos Deputados, além de projetos voltados para agricultores - "vim da roça e conheço as dificuldades dos colonos" -, o parlamentar também pretende olhar para a população carcerária e suas famílias.
Quer criar um serviço de transporte para os dias de visita, melhorar as condições de alimentação e criar ocupações para os presos, tanto formas de trabalho como de educação.
Depois disso, perdeu três disputas seguidas: duas para deputado estadual e a reeleição para vereador. Ficou fora das eleições em 2000, mas em 2002 tentou novamente a vaga de deputado estadual e, dessa vez, foi eleito com a menor quantidade de votos: 972. Reeleito em 2006, diz ter sido vítima de perseguição e de uma denúncia forjada, ao ter seu mandato cassado em 2008, sob a acusação de distribuir sopa em troca de voto.

Pai de 14 filhos
"Quando eu saí da Assembleia, no dia 15 de maio de 2008, fiz um pronunciamento e falei: 'estou deixando essa casa hoje de cabeça erguida, porque em nenhum momento usei dinheiro público pra me eleger ou pra ajudar quem precisa'", lembra, acrescentando que sua vontade foi abandonar a política.
O que ele abandonou mesmo foi o ramo de hortifruti. Hoje, a família tem duas lojas de material de construção em Boa Vista. E, dos 14 filhos do deputado, pelo menos um seguiu os passos da política. Mário Sampaio é vereador na capital de Roraima.

Invasão em Brasília: Indígenas se posicionam contra Belo Monte e querem falar com DILMA

Raoni que falar com Dilma
Raoni disse a agencia Brasil que a construção de Belo Monte vai destruir a floresta, o rio e deixar comunidades indígenas do Xingu desabrigadas.
Símbolo internacional do movimento de defesa da Amazônia, o cacique Raoni quer dizer à presidente Dilma Rousseff que os povos indígenas da região do Rio Xingu, no Pará, não querem a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Raoni está em Brasília com mais 100 indígenas da etnia Kayapó, que pretendem entregar hoje um manifesto à presidente com mais de meio milhão de assinaturas contra a hidrelétrica.
“Vim para falar que somos contra, que não queremos Belo Monte. Se o governo pudesse me ouvir, queria dizer que não construam a usina”, disse o líder kayapó antes de participar da abertura do seminário A Hidrelétrica de Belo Monte e a Questão Indígena.
Raoni disse que a construção de Belo Monte vai destruir a floresta, o rio e deixar comunidades indígenas do Xingu desabrigadas. “Não temos mais espaço. Vocês [homens brancos] já tomaram conta de todas as terras. O governo deveria deixar os índios onde os índios estão. Quero que rios e florestas fiquem para os meus netos e vou lutar por isso”.

DE CAPA
Repercussão negativa populariza Itaituba
Viana ex´vereador de Itaituba
Comparando uma a quem já teve o titulo de cidade pepita e terras da pistolagem, a cidade de Itaituba não seria manchetes nos meios de comunicação mais poderosos se os tempos não fossem outros.
O motivo vem dos acontecimentos políticos que soaram negativamente nos últimos meses.
Confrontos judiciais e debates na mídia tem sido o prato cheio. Desde que o empresário e ex-prefeito Wirland Freire morreu não se tinha tanto bafafá.
Na cidade não se fala em outra coisa, a não ser em política, os últimos acontecimentos. Roselito Soares, Silvio Macedo, Edir Pires  e agora Walmir Climaco fazem parte desse capitulo.
Agora Polícia Civil cumpriu  mandados de busca e prisão expedidos pelo juiz Antônio José dos Santos, da 3ª Vara Criminal da Comarca de Itaituba e prendeu em flagrante o ex-vereador Brás Viana e o servidor público cedido para a 19ª Seccional da Polícia Civil, Walterlon Paiva.
De acordo com delegado, José Dias, eles são acusados de integrar uma quadrilha que aplicava o golpe do empréstimo consignado no município, uma modalidade de crime que lesa aposentados e pensionistas do INSS. Os dois não quiseram falar com a imprensa.
O esquema era comandado pelo empresário Clayton Mesquita dos Santos, proprietário de uma financeira, que representa vários tipos de financiamentos e empréstimos consignados. Ele está foragido. “Clayton teria a cumplicidade da esposa dele, Roberta Nogueira Tertulino. Há informações de que o casal estaria em Macapá”, segundo o delegado. 

NO Diário: Uma pena que não teve só futebol
O contexto da partida entre São Raimundo e Tuna Lusa já anunciava a verdadeira ‘guerra’ que seria travada em campo. A equipe alvinegra vinha de três derrotas seguidas, segurava a lanterna a três rodadas. A Águia da capital também não sabe o que é vencer na competição, mas respirava um pouco melhor devido os dois pontos conquistados com empates nas primeiras rodadas. Daí, os jogadores de cada lado viraram soldados com a missão de vencer. Mas, no final, nada melhorou e a crise nas equipes se instalou. No empate em 3 x 3, em um Barbalhão parcialmente liberado para 8 mil expectadores, teve de tudo: expulsões, jogador com perna enfaixada, confusão entre jogadores e árbitros, emoção e até pai de santo.
O Pantera resolveu recorreu a um pai de santo para espantar a urucubaca do gramado. Contudo, a princípio, o trabalho do profissional pareceu ter ajudado somente o atacante tunante Felipe Mamão, que marcou os três gols da Tuna. O primeiro foi aos 22 do primeiro tempo. Mas, logo o meia Daniel empatou para o Pantera, aos 25 minutos. Aos 37, vem a virada. O zagueiro Coelho bate falta na área, Jardel manda de cabeça para as redes. O São Raimundo apresentava postura bem diferente a dos últimos jogos e animava o seu torcedor. O trabalho do pai de santo teria dado certo? Coelho, entretanto, fez pênalti em Elias. Como já tinha amarelo, foi expulso. Felipe Mamão cobrou forte e empatou novamente o jogo em Santarém.
E mais: o meia Daniel entrou com carrinho violento em cima de Marabá. Assim, o São Raimundo perdeu mais jogador e Marabá foi retirado de campo de ambulância com tornozelo fraturado. Daí até o final, o jogo foi emocionante. Com nove, os Santarenos se seguravam como podiam até os 38 quando levaram mais um gol da Tuna, marcado, outra vez, por Felipe Mamão. Quando tudo parecia está perdido, aos 44, o Mundico empata com o zagueiro Thiago Junior: 3 x 3. (Diário do Pará).

Nota do XAROPE: Na verdade, a diretoria e a torcida do São Raimundo comprou do técnico Sebastião Rocha GATO POR LEBRE, ou melhor 13 BOMBA que estavam encostado nas peladas do Rio de Janeiro e desempregados, tanto é que seus salários era uma MERDA. Sinceramente a torcida não merecia essa sacanagem, o treinador teve sim culpa no cartório, agora que foi a grande responsável pelo desastre, sem duvida foi um monte de PUXA-SACO que só roubam o time do Pantera.
Essa desculpa de que a federação e arbitragem prejudicou é BALELA, e tem nome falta de competência administrativa.
Como torcedor do São Francisco vou torcer para o São Raimundo dar a volta por CIMA.
Hiromar Cardoso é simples repórter e hoje ganha pão com as pinceladas do BLOG DO XAROPE. Um forte abraço. 

Pará na CABEÇA do Ranking
O Pará lidera disparado o ranking dos estados brasileiros com maior incidência de trabalhado escravo, entre 2008 a 2010, período em que foram realizadas 81 operações, resgatando 1.385 trabalhadores em situações degradantes. Em seguida aparece Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.

A região Norte é que enfrenta mais problemas com relação ao trabalho escravo, associado ao desmatamento e poluição dos rios.

 O governo federal incluiu em janeiro 88 empresas na “lista negra” que utilizam mão de obra em condições análogas à escravidão. Agora são 220 empresas, que estão propriedades rurais, explorações de açúcar, madeireiras, construtoras e indústrias têxteis.

O crime, com pena de reclusão de dois a oito anos, está previsto no artigo 149 do Código Penal Brasileiro.


ÉGUA, Tudo isso!
Amazônia tem 135 quilômetros quadrados de desmatamento

O Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) registrou, nos meses de novembro e dezembro do ano passado, um total de 135 quilômetros quadrados (km²) de área desmatada na Amazônia. Os dados têm como base imagens feitas por satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O sistema registra áreas de corte raso, quando os satélites detectam a completa retirada da floresta nativa, e também áreas classificadas como de degradação progressiva, que revelam o processo de desmatamento na região.
O Deter funciona desde 2004 como um sistema de alerta para suporte à fiscalização e controle de desmatamento e detecta apenas polígonos de desmatamento com área maior que 25 hectares. Os resultados são enviados quinzenalmente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), responsável por fiscalizar as áreas de alerta.


Vice-governador cobra participação do Pará no projeto de Belo Monte

O vice-governador com Edison Lobão
Energia segura e constante, geração de trabalho e renda para milhares de pessoas durante a construção e royalties para os municípios que abrigam a obra. São vários os pontos positivos gerados pela instalação de uma usina hidrelétrica. Mas, por trás de tantos benefícios, se escondem graves impactos sociais. Prestes a receber a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte - a maior do Brasil e terceira maior do mundo - o Governo do Estado do Pará se preocupa com impactos sociais graves que afetarão diretamente a população paraense.
Alagamento de propriedades rurais e urbanas, casas, áreas produtivas e até cidades. Perdas de laços comunitários, separação de comunidades e famílias, destruição de igrejas, capelas e inundação de locais sagrados para comunidades indígenas e tradicionais são alguns desses impactos preocupantes que levaram o vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, a uma audiência com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, nesta segunda-feira, 7. O vice-governador é coordenador do Grupo de Trabalho de Belo Monte (GTBM), criado pelo Governo do Estado a pedido da OAB/PA, para acompanhar todo o processo de licenciamento e construção da obra.
Além do vice-governador, participaram da reunião o presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos; o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem, José Carlos Lima; Cínthia Portilho, assessora jurídica da OAB e Mauro Sales, representante dos conselheiros da Ordem. Pelo Ministério das Minas e Energia, além do ministro, participaram o chefe de gabinete, José Coimbra, e a consultora jurídica do MME, Ticiana Freitas.
Na reunião, o vice-governador e o presidente da OAB/PA manifestaram preocupação quanto ao cumprimento dos tópicos de um documento com cerca de 40 condições básicas para que a população da região do Rio Xingu, onde será construída a usina, não seja afetada negativamente pelo projeto, ao mesmo tempo em que obtenha ganhos sociais com o empreendimento. Elaborado a partir de consultas à sociedade civil organizada, o documento garante, entre outras ações, 100% de geração de energia elétrica aos municípios atingidos pela Hidrelétrica de Belo Monte; 20% de geração de energia - a um custo mais baixo - para empreendimentos que visem o desenvolvimento da região; navegabilidade pela parte do Rio Xingu usada para a construção da hidrelétrica; indenização justa às mais de 16 mil pessoas afeadas diretamente pela obra; construção de escolas e postos de saúde da região, principalmente nas áreas indígenas; demarcação das terras dos índios Arara e o saneamento das cidades em torno do projeto.
A grande preocupação dos membros do Grupo de Trabalho, no entanto, é quanto ao primeiro ponto do documento, que trata justamente da criação e reconhecimento por parte do governo Federal do Grupo de Trabalho de Belo Monte (GTBM). Segundo a OAB/PA, os representantes do Ibama envolvidos no processo de Belo Monte se recusam a reconhecer o GTBM.
O vice-governador Helenilson Pontes disse ao ministro Edison Lobão que a decisão de construir Belo Monte coube somente ao Governo Federal, mas que o bem-estar da população e o zelo pelos moradores da região cabem ao governo paraense. Por isso, segundo o vice-governador, é fundamental que o Governo Federal ouça o governo paraense e sua sociedade antes das obras serem iniciadas. "As demandas de educação, saúde e segurança são de pleno conhecimento do Governo do Pará e seu povo. Por isso, não podemos ficar esquecidos num processo como esse, disse Helenilson", que aproveitou para convidar o ministro a conhecer a região onde será construída a usina. O presidente da OAB/PA lembrou ao ministro que o ex-presidente Lula, quando esteve no Pará, prometeu que "nenhum prego seria colocado em Belo Monte sem que as demandas sociais fossem resolvidas".


Mistério: Imagem na janela atrai centenas de fiéis

Fiel na Janela
Passados quase nove anos, a imagem na janela de uma casa no número 330 da Rua Antônio Bernardino Correia, em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, continua ali. Parece uma santa. Lembra, não, é uma santa - como acreditam fervorosamente centenas de pessoas, inclusive famosos como Gugu Liberato e Elba Ramalho, que se deslocam até o local para ver a imagem. "A santa continua atraindo pessoas de outros bairros e cidades", diz Antônio José da Rosa, de 47 anos, dono da residência. "Fiquei emocionado quando apareceu", afirma ele.

Nos dias seguintes à aparição, o bairro, antes calmo, ficou tomado por visitantes curiosos. "A prefeitura chegou a fechar a rua.", conta Antônio.

Olhando a janela do lado de dentro não dá pra ver a imagem. "Mas, quando fechamos a janela à noite, a imagem se inverte e aparece no interior. Não há explicação", diz, convicto. Ele jura que vários estudos foram feitos para desvendar o mistério. Nenhum resultado trouxe explicação plausível. "O que é milagre não se explica direito", crê Antônio.
A santa da janela virou um acontecimento popular. A garagem da casa de Antônio foi transformada em uma espécie de santuário, com cadeiras de plástico, pequeno altar com velas, bíblias, terços e crucifixos. "O local fica aberto para quem quiser ver a santa. Se os donos da casa viajam, uma pessoa cuida para que os fiéis não interrompam suas preces", afirma a dona de casa Maria Rosa Pereira, de 68 anos, que não perde um encontro pra ver a santa brilhar na janela.

Três dias da semana pra ver

"A permanência da santa nesta janela é resultado de muita fé e união", explica a recepcionista Maria Pureza, de 53 anos, que sai do trabalho três dias por semana direto para participar do terço. "Sou muito católica e fiquei emocionada quando fiquei sabendo da aparição. Eu era muito nervosa e, agora, não. Sou uma pessoa calma graças à minha devoção e à santa", explica a recepcionista.

Elza Santos, de 50 anos, explica que cada pessoa enxerga a santa de um jeito. "Tem gente que consegue ver os olhos, as mãos. Também já vi a imagem se transformar. Mas tudo isso é por causa da fé de cada um. Minha cunhada mesmo veio uma vez e não enxergou nada. Só foi ver a santa na segunda participação do terço e claro, se emocionou."

Para laudo, imagem é um defeito

A imagem não é um milagre e, sim, um defeito de fabricação no vidro. Esse é o resultado de um estudo feito por especialistas. Trata-se de um processo de corrosão, provocado pela exposição inadequada a fatores ambientais, principalmente umidade e variação de temperatura durante a estocagem. O efeito é a propagação de cores semelhantes às do arco-íris, o que explica os contornos borrados. A conclusão consta dos laudos feitos pelos professores Colin Graham Rouse, consultor e especialista em vidros, e Edgard Dutra Zanotto, da Universidade Federal de São Carlos.

‘Aparições' em outros lugares

Após a "aparição" da santa em Ferraz de Vasconcelos, vários outros casos foram divulgados em São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Sul e Alagoas.

Uma das mais famosas aconteceu em São Miguel Paulista, na Zona Leste da cidade. Outra santa de vidro surgiu em um apartamento em Aracaju (SE).

No sul, a aparição foi na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A suposta imagem da santa apareceu na vidraça de uma janela, numa residência do bairro Noal. A imagem, que tem cerca de 40 centímetros de altura, é semelhante à observada em Ferraz.

Em Alagoas, o que surgiu foi uma suposta imagem do rosto de Jesus Cristo em uma loja. Segundo fiéis, ela aparece refletida numa placa de zinco de uma loja.

Foragida no BANCO

Ela é acusada de ser mandante de dois crimes
Por todo o dia de hoje, A doméstica Sandra Maria Serra de Sousa, será julgada nesta terça-feira, dia 08, à revelia pelos jurados da 10ª Vara Penal de Santarém.
Sandra é acusada de ter sido a mentora intelectual de 2 crimes ocorridos no bairro do Uruará, em 2006.
Ela será a 5ª mulher a ser julgada pela 10ª Vara Penal desde sua criação, em setembro de 2009.
Segundo consta no depoimento contatou Luis Carlos Rego Costa, o “Birico“, e Raimundo Ailton Rego Costa, o “Ata“, que adentraram na casa de Francisca Ferreira dos Santos, 63 anos, no bairro do Uruará, sendo que “Birico” teria efetuado tiros matando a anciã e atingindo uma de suas filhas, Nelma Ferreira dos Santos, que sobreviveu ao tiroteio.