domingo, 26 de maio de 2019

Dois anos após a chacina de Pau D'arco, todos os acusados estão em liberdade

Dois anos após a chacina de Pau D’arco, que vitimou 10 trabalhadores rurais no sudeste do Pará, as 16 pessoas denunciadas pela Justiça estão em liberdade, entre elas, os policiais que já podem voltar a usar armas.

Acordo judicial afasta definitivamente IPG da gestão da UPA e do HMS

Compromisso foi assinado perante a Justiça Federal, após o MPF denunciar irregularidades na escolha do Instituto Panamericano de Gestão. Relatório da CGU indica favorecimento ilegal.
Em audiência de conciliação na 1ª Vara da Justiça Federal em Santarém, a prefeitura municipal e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram termo de compromisso que dá prazo de seis meses para que a Organização Social (OS) Instituto Panamericano de Gestão (IPG) seja afastada em definitivo da administração do Hospital Municipal e da Unidade de Pronto Atendimento 24h do município. O acordo foi firmado em processo judicial iniciado pelo MPF que denunciava irregularidades na seleção da OS.
A ação judicial do MPF se baseou em relatório da Controladoria Geral da União (CGU) que demonstrou que a entidade não atendia aos requisitos mínimos para assumir a gestão das unidades de saúde. O relatório concluiu que “houve favorecimento à Organização Social Instituto Panamericano de Gestão, contratada para gerir por três exercícios as Unidades de Saúde objeto do Chamamento Público n.º 01/2017. A Instituição não comprovou possuir no quadro dirigente profissionais com formação específica e experiência técnica em gestão e execução de atividades área de saúde, por no mínimo 05 (cinco) anos, conforme preceitua o inciso IV do artigo 2º da Lei Municipal nº 20.222/2017, portanto, considera-se irregular a contratação”.
Diante das conclusões, o MPF ajuizou, em 25 de janeiro de 2019, a ação civil pública pedindo que a Justiça suspendesse em caráter urgente a concessão do Hospital Municipal e da UPA 24h ao IPG. O contrato da prefeitura com a entidade previa o repasse de R$ 179,5 milhões em verbas federais ao Instituto. Ontem, dia 23, o juiz Domingos Daniel Moutinho promoveu a audiência de conciliação e assegurou o afastamento da Organização Social em até seis meses.
Durante o prazo de seis meses, o termo de compromisso assinado prevê que a prefeitura reassuma a gestão das duas unidades de saúde ou tome providências para a seleção de outra instituição para delegar a gestão. “Na hipótese de opção pela manutenção da gestão delegada, comprovadas as providências no sentido da realização do processo seletivo e justificada a necessidade, o prazo poderá ser prorrogado por mais 06 (seis) meses”, diz o documento. “Também na hipótese de gestão delegada, deverá o Município observar a necessidade de contratação mediante prévio e público procedimento licitatório, do qual, caso haja interesse, poderá participar o Instituto Panamericano de Gestão”, conclui.
Para participar da nova licitação, caso a prefeitura decida por essa opção, o IPG terá que preencher todos os requisitos previstos na legislação sob pena de desqualificação, o que deveria ter ocorrido no primeiro chamamento público feito pelo município de Santarém. (Ascom/MPF).
Resultado de imagem para upa santarem

Polícia investiga queda de mãe e filha do quinto andar de prédio

Reprodução / TV GloboMulher jogou a criança pela janela. Depois, ateou fogo nas cortinas da casa e também pulou.
Uma menina de 4 anos foi jogada pela mãe do quinto andar de um prédio na avenida Corifeu de Azevedo Marques, no bairro Jaguaré, na Zona Oeste de São Paulo. Em seguida, a mãe colocou fogo nas cortinas da casa e pulou pela janela do apartamento. A polícia investiga o caso. Ambas sobreviveram.
A Polícia Militar foi chamada por volta de 0h30 desta sexta-feira (24) e a informação que chegou para os policiais, por meio do serviço 190, era de que a criança tinha sido jogada pela mãe. Os PMs acreditam que a menina estava dormindo na hora da queda, pois estava enrolada em um lençol.
Enquanto a menina era socorrida, a mulher estava trancada sozinha no apartamento e os bombeiros tentaram negociar a saída dela. Por volta das 2h30, a mãe colocou fogo nas cortinas da casa. O policial militar Daniel César Garcia disse que, quando os bombeiros tentaram entrar no apartamento para evitar o incêndio, a mulher pulou pela janela.
Segundo a PM, mãe e filha foram levadas para o Hospital das Clínicas (HC). A criança teve ferimentos leves por conta do impacto contra o para-brisa do carro na hora da queda, e o quadro dela é estável. A mãe estava inconsciente quando foi resgatada; o HC afirma que ela está com múltiplas fraturas e em estado grave.

Câmeras fraga mototaxista legalizado agredindo idoso em Santarém. Veja o Vídeo!


A imagem ganhou repercussão nas redes sociais. O fato é revoltante. Até o momento a associação dos mototaxistas de Santarém, ainda não se pronunciou sobre a agressão.

Remo acerta com novo atacante para a disputa da Série C do Brasileiro

DivulgaçãoDaniel Magrão, de 34 anos, deve desembarcar em Belém ainda neste domingo (26).
A titularidade de Emerson Carioca como centroavante do Remo ficou ainda mais ameaçada. O clube já acertou e deve anunciar ainda hoje a contratação do centroavante Daniel Magrão.
Aos 34 anos, o paulistano de Ribeirão Preto deve chegar a Belém neste domingo (26) e pode, inclusive, assistir à partida do Leão contra o Atlético-AC pela quinta rodada da Série C do campeonato brasileiro.
Rodado no futebol paulista e em Angola, o atacante estava no radar do Remo desde o início da Série C. Ao confirmar a negociação, o Leão passará a ter três centroavantes: Emerson Carioca, Mário Sérgio e Daniel Magrão.
Outro lado
A diretoria do Remo não descarta o interesse no jogador, mas nega ter chegado ao fim na negociação.

Cabo Leonardo, último PM acusado pela chacina do Guamá, se entregou à polícia

Cláudio PinheiroMilitar se apresentou na madrugada. Agora investigações se voltam a apenas um procurado.
A Polícia Civil confirmou esta manhã que o cabo Leonardo Fernandes de Lima, último militar listado entre os oito civis e policiais militares acusados pela participação na chacina do bairro do Guamá, que resultou nas execuções de onze pessoas no último domingo (19) em Belém.
O cabo PM Leonardo Fernandes entregou-se por volta de uma hora da madrugada deste domingo (26) - cerca de 12 horas após o cabo da Polícia Militar José Maria da Silva Noronha também ter se apresentado, no início da tarde deste sábado (25), à Divisão de Homicídios da Polícia Civil. O policial da reserva Noronha também estava entre os oito investigados no caso da Chacina do Guamá que tiveram ordens de prisões decretadas.
Os dois PMs faziam parte do grupo dos três últimos foragidos ainda procurados pelas autoridades que apuram os assassinatos acontecidos no Guamá no domingo passado.
ÚLTIMO PROCURADO
Agora a polícia segue à busca do civil identificado apenas como "Diel", o último envolvido acusado pelas investigações das execuções em Belém. 
"Diel" agora é o último procurado entre acusados pela chacina 
Na última sexta (24) a polícia civil afirmou que o inquérito do caso deve ser entregue à Justiça em dez dias, e que as prisões serão feitas a tempo de todos os envolvidos serem interrogados para se compor o teor do relatório para as denúncias contra os acusados envolvidos pelo caso.