quarta-feira, 3 de junho de 2015

Vendas externas de açaí geram receita de mais de R$ 200 milhões ao Pará


Foram necessárias décadas e centenas de acidentes subindo as palmeiras de açaí para apanhar os cachos do fruto, mas apenas alguns meses para que um agricultor inventasse uma ferramenta que dispensa a tradicional peconha. Ele estava insatisfeito com essa lida arriscada e cansativa. Subir na palmeira sujava, arranhava e ainda sujeitava os peconheiros a muitas ferradas de formiga.    FOTO: CRISTINO MARTINS/ AG. PARÁ  DATA: 16.01.2015  ABAETETUBA - PARÁO açaí está entre os produtos agrícolas de maior expressão no Pará, com potencial para crescer ainda mais, acompanhando o aumento do interesse por parte de consumidores nacionais e internacionais. Em 2014, a venda de polpa e mix de açaí tanto para o mercado interno quanto para o mercado externo injetou cerca de R$ 225,7 milhões na economia local.
Com a expansão das vendas, observada principalmente na última década, a produção passou a ser insuficiente para fazer face à procura.
O Pará se destaca como o maior produtor nacional de açaí. No ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção atingiu 795 mil toneladas de frutos em uma área plantada superior a 143 mil hectares.

Paulo Maluf desafia repórter da Globo News a encontrar dinheiro no exterior

"Político concede entrevista exclusiva e fala sobre polêmicas de sua carreira".
No próximo sábado (06), a Globo News exibe uma entrevista exclusiva com Paulo Maluf. 30 anos depois, o ex-governador de São Paulo revela cenas dos bastidores da última eleição indireta realizada para a Presidência da República: ele enfrentou o ex-governador de Minas, Tancredo Neves, no Colégio Eleitoral, avô de Aécio Neves, candidato derrotado nas eleições de 2014 pelo PSDB.
Em entrevista ao "Dossiê Globo News", Maluf diz que teve acesso antecipado a informações confidenciais sobre problemas de saúde enfrentados por Tancredo Neves e foi aconselhado a usá-las na campanha. Surpreendentemente, diz que deu ajuda financeira às campanhas de Tancredo Neves ao Senado e ao Governo de Minas, por uma questão de amizade pessoal.

Professora do Caixinha do Saber morre vítima de acidente de trânsito no Parque da Cidade

"Familiares contaram que a professora saiu com o seu marido para fazer uma caminhada no Parque da Cidade, quando estava próxima do semáforo na Bartolomeu de Gusmão e foi atravessar, segundo familiares, o taxista ultrapassou o sinal vermelho e atingiu a professora".
Acidentes no Parque da CidadeUm acidente que aconteceu por volta de 5h50, desta terça-feira, 02, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, próximo a entrada do Parque da Cidade, resultou na morte da professora da Escolinha Caixinha do Saber, Raildes Lopes Corrêa Fernandes, de 50 anos de idade. Segundo o Cabo/PM Lobato, o acidente foi provocado por um taxista que ultrapassou o sinal vermelho e não prestou socorro a vítima.
Familiares contaram que a professora saiu com o seu marido para fazer uma caminhada no Parque da Cidade, quando estava próxima do semáforo na Bartolomeu de Gusmão e foi atravessar, segundo familiares, o

taxista ultrapassou o sinal vermelho e atingiu a professora.
Ela ainda chegou a ser socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Pronto Socorro Municipal (PSM), mas não resistiu aos ferimentos na região do crânio e morreu por volta de 11h, desta terça-feira, no centro cirúrgico Hospital.

Secretário de Agricultura de Santarém atrapela e mata motociclista na Santarém-Cuiabá

Carro de Rosivaldo ficou totalmente destruído
Um motociclista morreu após colidir com uma caminhonete, na noite de terça-feira (2), na Rodovia BR-163, em frente à comunidade Tabocal, em Santarém.
A vítima identificada como Pablo Patrick Bachmann, de 35 anos, seguia na contramão quando foi atingida pelo veículo que era dirigido pelo secretário de Agricultura de Santarém, Rosivaldo Colares.
Motociclista morreu na hora
Em depoimento na Delegacia de Polícia Civil, a testemunha que preferiu não se identificar contou o que viu. “Eu estava na frente de casa quando o vi o motoqueiro sair do ramal Santarém-Jabuti e ele começou a fazer ultrapassagem na pista e saiu da pista. Na hora em que ele foi retornar à mão dele, não dava mais tempo e foi na hora que se chocou com o carro, bateu e nessa batida ele caiu do outro lado, morreu na hora. A batida foi tão forte que o capacete saiu da cabeça dele e caiu do lado da moto”, relatou.
O secretário seguia no sentido Santarém-Belterra quando aconteceu o acidente. Com o choque a caminhonete ficou com a lateral direita parcialmente destruída.