sexta-feira, 21 de julho de 2023

Prefeito João Cléber esclarece reportagem de O Globo e diz que denúncias são infundadas

João Cleber de Souza Torres, voltou ao ser atacado pela imprensa nacional após a presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Joenia Wapichana, compartilhar em suas redes sociais, uma foto onde ela aparece ao lado do prefeito João Cléber, do MDB
Eleito democraticamente pelo voto popular, tendo recebido 10.554 votos no total, nas eleições municipais de 2020, o prefeito de São Felix do Xingu, no sudeste do Pará, João Cleber de Souza Torres, voltou ao ser atacado pela imprensa nacional após a presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Joenia Wapichana, compartilhar em suas redes sociais, uma foto onde ela aparece ao lado do prefeito João Cléber, do MDB.
O Jornal O Globo, do Rio de Janeiro, tirou a publicação da presidente da Funai totalmente de contexto e deu ênfase apenas à presença do prefeito João Cléber na foto ao lado de Joenia Wapichana. 
Na publicação da presidente da Funai, ela cita a ação da primeira edição da Justiça Itinerante Cooperativa, um programa que busca ampliar o acesso à justiça e serviços essenciais em áreas de difícil locomoção, que aconteceu em São Félix do Xingu, entre os dias 17 e 21deste mês. O jornal carioca, porém, aproveitou para elencar uma série de supostas denúncias e crimes ambientais que teriam sido cometidos por João Cléber.
O Globo deu pouco destaque à iniciativa da Funai que levou inúmeros serviços às comunidades tradicionais durante o Justiça Itinerante em São Felix do Xingu.
Do primeiro parágrafo à última linha, o jornal tentou macular a honra do prefeito atribuindo a ele uma série de acusações e denúncias, que jamais foram provadas pela Justiça. O Globo cita multas por crimes ambientais, suposta grilagem de terra, além de exploração de trabalho escravo, sem, entanto, apresentar números de processos ou condenações judiciais atribuídas ao prefeito pelo jornal. 
Não é de hoje que João Cléber vendo sendo alvo da imprensa do sul e sudeste do país, que sempre se baseiam em denúncias nunca comprovadas feitas por ongs e inimigos políticos. 
O prefeito de São Felix do Xingu, por exemplo, vendo sendo um defensor das questões ambientais e luta contra o garimpo clandestino em terras indígenas. Porém, para a grande mídia nacional ignora seus feitos como gestor público para tirar de contexto uma iniciativa importante para os povos tradicionais, tentando jogar o prefeito contra a opinião pública, além de promover uma perseguição gratuita e ataques à sua honra com inverdades e denúncias que nunca foram comprovadas pela Justiça.
O jornal O Globo ignorou, por exemplo, o fato de o prefeito João Cléber ser hoje uma das vozes atuantes contra as atividades ilegais na região, sobretudo a atividade mineral.
Ninguém nunca comprovou nada contra mim. Há mais de 40 anos, que vivo aqui e já passaram por aqui várias autoridades que combateram as irregularidades, crimes ambientais, mas nunca teve nenhuma acusação comprovada contra mim", disse João Cleber


A Prefeitura de São Felix do Xingu também está na relação de cidades que estão lutando pelo desmatamento Zero na Amazônia. “A gente tem que dar apoio ao produtor rural, apoio para as pessoas que moram aqui e tenham uma vida digna. Eu não defendo ninguém que explore atividades em áreas indígenas, que tenha garimpo em áreas indígenas. Eu tenho a minha consciência tranquila e ando de cabeça erguida aqui no nosso município”, disse o prefeito.
João Cléber disse que vai acionar a assessoria jurídica da Prefeitura para solicitar um direito de resposta para se manifestar a respeito da citação do seu nome na matéria mentirosa de O Globo.
“Ninguém nunca comprovou nada contra mim. Há mais de 40 anos, que vivo aqui e já passaram por aqui várias autoridades que combateram as irregularidades, crimes ambientais, mas nunca teve nenhuma acusação comprovada contra mim. A imprensa de fora se apega às denúncias feitas por adversários políticos para me perseguir e denegrir a minha imagem, mas ninguém apresenta uma prova contra a minha pessoa”, pontuou o prefeito.