quinta-feira, 9 de julho de 2015

Produtores estão sendo beneficiados com um projeto de piscicultura implantado pela Prefeitura

Produtores vitorienses estão sendo beneficiados com um projeto de piscicultura implantado pela Prefeitura de Vitória do Xingu, no sudoeste do Estado. O projeto é para atender os agricultores que querem diversificar a produção, e garantir uma renda familiar extra.
De acordo com Erivando Amaral, prefeito do município, o objetivo é criar outras fontes de renda para os pequenos produtores rurais de Vitória do Xingu. Ele ressalta que a iniciativa também visa incentivar o aumento da produção de peixes para o consumo familiar e a venda na feira livre do município, aproveitando o potencial hídrico da região Transamazônica. 
“Os produtores tinham uma renda de no máximo quatro mil reais por ano e hoje com a venda dos alevinos, em cerca de 10 meses, eles tem uma renda de quase R$ 20 mil reais.”, pontou o prefeito Erivando Amaral.
Foto e texto WD-Wilson Soares

Comissão cobra condicionantes da usina de Belo Monte

cobrança-condicionantes
O Consórcio Norte Energia foi cobrado ontem (8), durante audiência pública na Câmara dos Deputados, a cumprir as condicionantes impostas para a construção da Usina de Belo Monte, na bacia do rio Xingu, próximo ao município de Altamira, antes da concessão de licença para a operação por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). A cobrança foi feita por especialistas e parlamentares das comissões da Amazônia; de Minas e Energia; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. As condicionantes são uma série de compromissos que o consórcio assumiu com o Ibama para diminuir os impactos sociais e ambientais da obra, incluindo programas ambientais e obras de infraestrutura nas cidades afetadas diretamente pela usina.

Vereadores e ex- superintendente do Incra são acusados de fraude pelo MPE

martelo justica2
O Ministério Público do Estado do Pará denunciou oito homens que teriam praticado crimes de falsidade ideológica, ameaça, patrocínio infiel, uso de documento falso e coação em Itupiranga, sudeste do estado. De acordo com informações divulgadas pelo MP nesta quarta-feira(8), entre os acusados estão quatro vereadores e um ex-superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Os prejuízos serão arcados pelos réus e as penas variam de multas e reclusão de até quatro anos.
Segundo o MP, os vereadores Derimar Ferreira da Silva, Nilton Moura Araújo, Raimundo Nonato Almeida, Jhonnatan Baima Vasconcelos e o ex- superintendente do Incra, Raimundo de Oliveira Filho, tentaram convencer um homem a assinar um documento público reconhecido em cartório. A vítima resistiu a proposta, porém os acusados lhe fizeram ameaças.

Polícia prende fugitivo transportando 19 tabletes de maconha

Polícia prende fugitivo do Maranhão no Pará (Foto: Divulgação/PC)Raimundo Nonato Silva Serra, também conhecido como "Dedé", foi preso em flagrante pela Polícia Civil nesta quarta-feira (8), em Marabá, sudeste paraense. Ele foi flagrado fazendo o transporte de 19 tabletes de maconha em uma van com destino à cidade de Parauapebas.
A prisão de Raimundo foi realizada na barreira de fiscalização na rodovia PA-275, na saída da cidade de Eldorado dos Carajás, por policiais civis da Superintendência da Região Sudeste, Seccional de Marabá e Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Marabá.