quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Prefeito de Prainha terá que devolver mais de R$ 370 mil de verba de convênio, decide TCE

Portal OESTADONET 
O prefeito de Prainha, no oeste do Pará, Davi Xavier de Moraes, foi condenado a devolver mais de R$ 370 mil aos cofres públicos da prestação de contas relativa ao convênio, firmado pela Prefeitura com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O valor é correspondente à devolução de recursos liberados à administração municipal, atualizados monetariamente até a partir da data de 25 de janeiro de 2018, além de multa.
A decisão consta no acórdão nº 66.142, publicado na edição desta quarta-feira (7), do Diário Oficial do Estado (DOE). Relatado pelo conselheiro Fernando de Castro Ribeiro, o processo nº TC/501085/2019, trata da prestação de contas relativa ao convênio Seduc nº 040/2017, cujo ordenador de despeja responsável é o prefeito Davi Xavier.

Família perde tudo e bebê sofre queimaduras de 2º grau durante incêndio


Uma tragédia aconteceu por volta do meio-dia de terça-feira (6), na região do Serra Azul em Monte Alegre. Um bebê de apenas 29 dias de vida teve queimaduras de 2º grau e a família teve a casa de madeira destruída pelas chamas.
De acordo com informações da mãe da recém-nascida, Antônia Odicleia, a pequena vítima estava dormindo na rede dentro do quarto e os demais membros da família estavam do lado externo do imóvel almoçando, quando perceberam o fogo se alastrando.

Governador Helder Barbalho assina ordem de serviço para construção da Usina da Paz de São Félix do Xingu

A agenda do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan, em São Félix do Xingu, foi acompanhada pelo prefeito João Cleber, pelo deputado estadual Torrinho Torres e deputado Federal José Priante, parceiros essenciais da gestão municipal do Compromisso com o Trabalho (Foto: Alerhandro Rafalski / Fato Regional)
Na visita a São Félix do Xingu, o governador inaugurou o Fórum, entregou 35 viaturas para a Polícia Militar, benefícios do programa 'Sua Casa' para 419 famílias e títulos de terra. O evento contou com a presença da vice-governadora Hana Ghassan, do prefeito João Cleber, do deputado estadual Torrinho, do deputado federal José Priante, da vereadora Adriana Torres e de prefeitos da região da PA-279.
Os batalhões que fazem parte do CPR XIII, na região sul do Pará, receberam 35 novas viaturas para reforçar o policiamento e dar mais segurança aos policiais militares durante o serviço (Foto: Alerhandro Rafalski / Fato Regional)


Em uma extensa agenda em São Félix do Xingu, no sul do Pará, o governador Helder Barbalho (MDB) assinou, junto ao prefeito João Cleber (MDB), a ordem de serviço para as obras de uma Usina da Paz no município. Ao longo desta quarta-feira (7), a cidade também foi palco da inauguração do Fórum Juiz Arthur Carvalho Cruz e da Casa do Produtor Rural; da entrega de 35 viaturas para a Polícia Militar; e a entrega de títulos de terras e cheques do programa “Sua Casa”.
A agenda começou por volta das 10h, com a inauguração do Fórum de São Félix do Xingu – Juiz Arthur Carvalho Cruz. As obras ocorreram através de um convênio entre o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça do Estado Pará (TJPA). A presidente do TJPA, desembargadora Maria de Nazaré Gouveia dos Santos, destacou que o trabalho conjunto foi fundamental para a entrega do espaço. Para o governador, o município que tem dimensões tão grandes, necessitava de uma nova sede para o Judiciário.
Em seguida, o governador entregou 35 viaturas para os batalhões de Polícia Militar que atendem os municípios da região da PA-279 e estão vinculados aos Comando de Policiamento Regional XIII, sob o comando do tenente-coronel Carmona. “Essas viaturas novas vão poder dar suporte, fazer o trabalho ostensivo, no campo, dando segurança ao homem do campo, ao produtor rural, que precisa de segurança”, comentou o prefeito João Cleber.
Ainda em São Félix do Xingu, o governador Helder Barbalho entregou 419 cheques do programa “Sua Casa”, que podem ser usados para construção ou reforma de imóveis e pagamento de material e operários; cheques do CredCidadão; e mais 34 títulos de terra pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa).
Veja quem foram os 34 contemplados com títulos de terras:Alcione Neves Pereira
Ana Maria Martins Da Cruz
Antônio Da Silva Machado
Benedito Tavares Dos Santos
Carla Maria Rodrigues Silva
Claudete Aparecida De Oliveira
Damiana Gomes Lira
Edson Jacinto Da Silva
Eliene Maria De Sousa
Gabriel Moreira Bueno Fernandes
Germano Duarte
Gleiciane Dantas De Oliveira
Hélio Bezerra Da Silva
Helio Pereira Pessoa
Joabe Carmo Dos Santos
João Ilidio Rodrigues
Jorge Jacinto Filho
José Rodrigues De Oliveira
Leandro Dantas Candido Ferreira
Leudimar Evangelista De Souza
Lourival Da Costa
Lucas Pedro Carraro
Marcos Antônio Ferreira Dos Santos
Maria José Da Silva Mourão
Marizete Freires Dos Santos
Misael Rodrigues Sousa
Paulo Cesar Ferst
Pricilla De Sousa Barbosa
Raimundo Alves Rodrigues
Raimundo Gomes Da Silva
Ronaldo Domingos Da Silva
Santa Gomes Lima
Vilmar Dos Santos Conceição
Wandélio Pereira Rocha
“As Usinas da Paz são o maior programa de cidadania do Brasil e que chega agora a São Félix do Xingu e mostra o avanço na interiorização das iniciativas do Governo do Pará, que somam a diversos investimentos como asfaltamento de vias, programas sociais e habitacionais, apoio a famílias no processo de desintrusão [da Apyterewa], garantindo direitos e amparando quem produz neste estado, fazendo com que São Félix do Xingu possa crescer e desenvolver ainda mais”, disse o governador Helder Barbalho.
Para o prefeito João Cleber, a extensa agenda de Helder Barbalho em São Félix do Xingu apenas reforça o quanto o governador é um parceiro da gestão municipal e é um dos governadores mais sensíveis ao desenvolvimento da cidade e de toda a região sul do Pará da história.
“Esta quarta-feira, 7 de fevereiro, foi um dia histórico e motivo de muita alegria para nosso município após todos os anúncios, entregas de benefícios para nossa população e a assinatura da ordem de serviço para a construção da Usina da Paz. Nossa cidade está avançando como nunca e eu só tenho a agradecer a Deus e ao povo de São Félix de Xingu pela confiança na gestão do Compromisso com o Trabalho. E claro, agradecer sempre o apoio do deputado estadual Torrinho, do deputado federal José Priante, da Câmara Municipal e também à nossa vice-governadora Hana Ghassan. Essas parcerias ainda têm muito a entregar, como a ponte sobre o Rio Fresco ainda neste semestre”, concluiu o prefeito João Cleber.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
A parceria entre o governador Helder Barbalho, vice-governadora Hana Ghassan, prefeito João Cleber, deputado estadual Torrinho e deputado federal Priante tem sido fundamental para o crescimento de São Félix do Xingu e desenvolvimento da região sul do Pará (Foto: Divulgação)