quinta-feira, 10 de junho de 2021

Delegacia de conflitos agrários apura denúncias de crimes ambientais em Óbidos e Oriximiná

foto: deca/policia civil / divulgação
Policiais civis da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) de Santarém, oeste do Pará, participam da "Operação Craval", na região da Calha Norte entre os municípios de Oriximiná e Óbidos, para apurar denúncias de conflitos agrários e crimes ambientais ocorridos na região.

Catador de lixo encontra feto em caixa de papelão na Cidade Velha

foto: reprodução.
Um feto foi encontrado por um catador de lixo, na manhã desta quinta-feira, 10, na travessa Alenquer com a rua Doutor Assis, no bairro da Cidade Velha, em Belém. O corpo foi encontrado por volta das 5h30 desta manhã, dentro de uma caixa de papelão. A Polícia Militar esteve no local para preservar a área.

Pará tem primeiro caso de ‘fungo preto’ atrelado à covid-19

foto: reprodução / google.
Dos 29 casos de mucormicose ou “fungo preto” registrados no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, quatro deles, notificados à pasta até 27 de maio, se deram em pacientes que tiveram covid-19. Entre esses quatro, um foi verificado em Conceição do Araguaia, no sudeste paraense. É o primeiro caso no Estado. Os outros três foram em Fortaleza (CE); Natal (RN); São Paulo (SP).

Policiais discutem e Sargento da PM morre após ser baleada no peito por colega dentro de delegacia

foto: redes sociais / reprodução.
Policiais discutem e Sargento da PM morre após ser baleada no peito por colega dentro de delegacia.
A 3° sargento da Polícia Militar, Alcileide Conceição Costa de Freitas, de 44 anos, morreu após receber um tiro no peito após uma discussão com um colega de farda, na manhã desta quinta-feira, 10, no bairro do Alvorada, em Manaus, Amazonas.

TCU pede que PF investigue auditor do "estudo paralelo" sobre covid-19

foto: reprodução / facebook
O auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, do Tribunal de Contas da União (TCU), autor do polêmico “estudo paralelo” que distorce o número de mortes por covid-19 no país, será investigado internamente pelo órgão e pela Polícia Federal, que vai abrir um inquérito para apurar as ações do servidor.

Covid-19: Bolsonaro promove desinformação sobre vacinas

foto: reprodução / divulgação
O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender o “tratamento precoce” contra a covid-19, o que não existe, e promoveu desinformação sobre vacinas. As declarações foram dadas durante culto numa igreja em Anápolis (GO), quando o mandatário alegou que chás indígenas combatem o vírus. “Estive, há três semanas, visitando os tukanos e ianomâmis na região de São Gabriel da Cachoeira (AM) e perguntei se os índios haviam sido acometido de covid nas duas etnias.

PEC quer proibir que militares da ativa assumam cargo no governo

foto: Ana Rayssa / reprodução
Uma proposta de emenda constitucional (PEC) em elaboração pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) para proibir que militares da ativa das Forças Armadas ocupem cargos dentro do governo federal tem ganhado cada vez mais adesão dentro da Câmara. Das 171 assinaturas necessárias para que passe a tramitar na Casa, o documento já tem o apoio de pelo menos 118 deputados.

Criminosos sequestram gerente e invadem banco a luz do dia no sudeste do Pará

foto: reprodução / whatsapp.
Um grupo de criminosos invadiu um banco, na manhã desta quinta-feira, 10, no município de Xinguara, na região sudeste do Estado.
Segundo informações preliminares, o gerente do local é mantido refém. O funcionário, que ainda não teve o nome divulgado, foi buscado em casa pelos criminosos e levado até o banco, que no dia de hoje estava com uma grande movimentação de pessoas desde as primeiras horas da manhã devido ser data de pagamento de empresas na cidade.

Belém: PF cumpre mandado contra homem acusado de capturar macaco em caixa de delivery

foto: reprodução / divulgação.
Na manhã desta quinta-feira, 10, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na residência de um entregador de alimentos, acusado de capturar um macaco em uma caixa de delivery. De acordo com os policiais, o animal não foi encontrado na casa do investigado.

STF inicia julgamento de ações que querem barrar Copa América no Brasil em razão da pandemia

foto: Reprodução / Divulgação. 
O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar na madrugada desta quinta-feira, 10, as ações que pedem a suspensão da Copa América no Brasil em razão da pandemia.
O julgamento acontece em plenário virtual, no qual os ministros inserem os votos por meio de sistema eletrônico. O prazo para a inserção acaba às 23h59 desta quinta-feira.

Marituba: Mulher é ofendida e leva chute de policial militar durante abordagem

foto: reprodução / whatsapp.
Na quarta-feira, 9, uma jovem foi agredida (verbal e fisicamente) por policiais militares, durante, segundo os oficiais, uma "abordagem de rotina", realizada no município de Marituba, região metropolitana de Belém.
De acordo com a jovem, identificada somente como Carla, o caso aconteceu próximo ao seu apartamento. "Eu estava vindo da oficina, onde tinha acabado de pegar minha moto e estava com fone de ouvido.

Em Belém, empresário denuncia abordagem violenta da PM em bar: 'fui arrastado e jogado no camburão'

foto: reprodução / divulgação.
O empresário Rodrigo Cal Fonseca, proprietário de um bar na Travessa Benjamin Constant, em Belém, usou as redes sociais na noite de quarta-feira, 9, para denunciar uma ação truculenta da Polícia Militar ocorrida há uma semana, na noite da quarta-feira, 2.
De acordo com o empresário, por volta de 1h20 da madrugada, o gerente do estabelecimento teria comunicado que uma viatura da PM estaria do lado de fora do estabelecimento, solicitando o fechamento do bar.

Mojuí dos Campos realiza programação alusiva ao dia mundial de combate ao trabalho infantil

foto: Débora Klempous.
A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, realiza a partir desta quinta-feira (10), uma programação alusiva ao dia mundial de combate ao trabalho infantil, celebrado dia 12 de junho.

Em Monte Alegre, CPI começa ouvir secretários suspeitos de esquema em licitação de compra de combustíveis

foto: reprodução / agência brasil
Rosa Weber decide que governador do Amazonas não é obrigado a depor na CPI.
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nessa quarta-feira, 9, que o governador do Amazonas, Wilson Lima, não é obrigado a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado. O depoimento estava marcado para hoje, 10.

Assassino de Eloá ganha direito a semiaberto












Lindemberg cumpre pena de 39 anos, três meses e dez dias de reclusão pelo homicídio qualificado de sua ex-namorada Eloá.
Amorte da jovem Eloá Cristina Pimentel, em 2008, é um dos dias inesquecíveis na memória de muitos brasileiros. Morta pelo ex-namorado, que não aceitava o fim do relacionamento e invadiu a casa dela, Eloá se tornou um marco dos crimes de feminicídio no Brasil. No entanto, seu assassino em breve estará fora da penitenciária.
A Justiça de São Paulo concedeu a Lindemberg Alves Fernandes, condenado pelo assassinato da jovem Eloá Cristina Pimentel, a progressão para o regime semiaberto. A decisão foi da juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, da Vara de Execuções Penais, de Taubaté, em 11 de maio. 


Na decisão, Zeraik alega que Lindemberg é um detento que possui bom comportamento carcerário e não registra infração disciplinar grave ao longo do cumprimento da pena.

O condenado também realizou o Teste de Rorschach, técnica utilizada para examinar as características e personalidade.

"Não discrepa o teor do relatório extraído do 'Teste de Rorschach'; ao contrário, verifica-se conteúdo similar ao apresentado, especialmente no que tange aos pareceres psiquiátrico e psicológico, nos quais se consignou ressalvas à personalidade e impulsividade do apenado, porém, com posicionamento favorável ao amadurecimento comportamental do mesmo", segundo a decisão. 

Lindemberg cumpre pena de 39 anos, três meses e dez dias de reclusão pelo homicídio qualificado de sua ex-namorada Eloá, em 2008, quando, armado, invadiu o apartamento em que ela morava em Santo André, no Grande ABC.