sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Davina Guerreira vai lançar pré-candidatura à Prefeitura de Tucumã

A parlamentar defende uma gestão comprometida com o bem-estar social das pessoas e a aplicação eficiente dos recursos públicos
Davina Guerreira, vereadora em destaque na Câmara Municipal, está prestes a lançar sua pré-candidatura à Prefeitura de Tucumã, município localizado na região do Araguaia, no sudeste do Pará. Sua notoriedade se deve ao trabalho significativo que desenvolve junto à população, principalmente nas questões sociais, e à sua atuação destacada no Legislativo municipal.
Eleita em 2020 com 1.170 votos, Davina Guerreira foi a candidata mais votada da região da PA-279, no Araguaia Paraense. A parlamentar defende uma gestão comprometida com o bem-estar social das pessoas e a aplicação eficiente dos recursos públicos.
Davina, filiada ao MDB, deve oficializar sua pré-candidatura nos próximos dias. As expectativas em torno dela como forte concorrente à prefeitura aumentaram devido ao seu engajamento social e ao reconhecimento obtido nas pesquisas de intenção de votos para as eleições municipais de 2024 em Tucumã.
Opositora à gestão do prefeito Celso Lopes Cardoso, Davina Guerreira tem se destacado no exercício de seu mandato parlamentar. Autora de diversos projetos de lei, a vereadora acredita que as demandas da população devem ser prioridade tanto do Poder Legislativo quanto do Poder Executivo.
Além disso, ela é conhecida por sua atuação em defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos animais, dos servidores públicos, grávidas, estudantes e produtores rurais. Diversos projetos de lei de sua autoria, que tramitam na Câmara Municipal, abordam essas causas.
Entre suas iniciativas, destaca-se o Projeto Social 'Enxoval Solidário', que auxilia grávidas de baixa renda, contribuindo para o bem-estar das futuras mamães de Tucumã. Sua atuação não se limita apenas ao campo social, incluindo também fiscalização rigorosa dos gastos do dinheiro público pela Prefeitura.
Recentemente, ela encaminhou ao Ministério Público uma denúncia contra a prefeitura devido à precariedade no serviço de transporte escolar, principalmente para alunos da zona rural. Seu Requerimento para a realização de audiência pública sobre o assunto foi aprovado.
Davina Guerreira também denunciou o descaso do município com a baixa qualidade da merenda escolar, distribuída aos estudantes da rede municipal de ensino, especialmente na Zona Rural. Segundo a vereadora, há vários meses faltam legumes, verduras e polpas de frutas (produtos da agricultura familiar) essenciais para uma alimentação de qualidade.
A atuação dela em favor do povo já proporcionou melhorias na prestação de serviços como iluminação pública e transporte escolar em Tucumã. Muitas ações executadas pela Prefeitura, especialmente nas comunidades rurais, foram intermediadas pela forte atuação parlamentar da vereadora Davina Guerreira.
Além disso, ela é voz atuante na busca por melhorias no abastecimento de água em alguns bairros de Tucumã, como Vale das Rosas e Novo Mundo, infraestrutura das ruas da cidade e enfrentamento de problemas relacionados à saúde e educação. Como fiscal dos atos administrativos do prefeito, a vereadora consulta o Portal da Transparência, assegurando a correta aplicação do dinheiro público.
Natural de Belém e graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Davina Guerreira tem uma trajetória sólida. Antes de assumir como vereadora, ela já realizava projetos sociais com pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social há vários anos.
Em 2004, ela foi morar no município de Tucumã, após ser aprovada no concurso do Ministério Público do Pará (MPPA). Em 2007, casou-se com o Delegado José Carlos Rodrigues dos Santos, Superintendente da Polícia Civil do Alto Xingu, com quem tem três filhos.