domingo, 21 de abril de 2013

Ações pedem garantias a terras e povos indígenas


O Ministério Público Federal (MPF) do Pará ajuizou duas ações civis públicas para garantir terras que povos tradicionalmente ocupam. Além disso, expediu recomendações para instituições públicas e empresas privadas. A primeira ação enfoca o descumprimento das medidas de proteção das áreas indígenas que serão afetadas pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. As medidas deveriam ter sido providenciadas pelos responsáveis pelo empreendimento, mas, como foram descumpridas, “submetem hoje os povos indígenas do Médio Xingu à situação limítrofe de um etnocídio”, denuncia o texto da ação. 
Assinada pelos procuradores da República Thaís Santi Cardoso da Silva, Meliza Alves Barbosa, Ubiratan Cazetta e Felício Pontes Jr, a ação pede à Justiça, entre outros requerimentos, a suspensão da licença de instalação da hidrelétrica até que sejam executadas as medidas indispensáveis à proteção das terras indígenas, como a construção de 21 unidades de proteção territorial e a contratação e capacitação de agentes para atuar nessas unidades. Os réus nesse processo são a Norte Energia, responsável pela obra, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A outra ação, onde figuram como réus a União e a Funai, cobra a demarcação das terras de Jeju e Areal, do povo Tembé, localizadas em Santa Maria do Pará, no nordeste do Estado. O MPF pede à Justiça que obrigue a União e a Funai realizar a demarcação e a desintrusão de eventuais posseiros que se encontrem na área. O procurador da República Felício Pontes Jr. solicitou, ainda, que União e Funai sejam condenadas a pagar indenização de R$ 19 milhões aos indígenas por danos morais coletivos.

Tráfico de drogas e tentativa de homicídio no SANTAREZINHO

Duas pessoas foram presas por tráfico de drogas e uma por tentar matar o cunhado. Ambos os caso ocorreram no bairro Santarenzinho.


Três pessoas foram presas na madrugada deste sábado (20), em Santarém, oeste do Pará.
Duas pessoas foram levadas à delegacia acusadas de tráfico de drogas. Fábio dos Santos Sousa, 22 anos, e José Marques Matos, de 20 anos, foram presos na Avenida Fernando Guilhon, no bairro Santarenzinho. Os dois estavam em uma motocicleta. Segundo a polícia, com eles foram encontradas R$ 18 e 32 petecas de pasta base de cocaína. 
Por Débora Rodrigues

Deu no sem polêmica, Xarope lança revista AGORA em Rurópolis

POR HELDER MARINHO
O jornalista e blogueiro Hiromar Cardoso, o popular “XAROPINHO”, esteve de passagem pela nossa cidade, quando na oportunidade fez o lançamento da segunda edição de sua revista denominada AGORA! – a noticia em revista, com uma tiragem inicial de três mil exemplares.


Xarope, vereador Nonatinho, Davi(Sec- Administração), empresário e o advogado Tabajara







Xarope e o Sec de Administração David Santos
Nessa segunda edição, tem como destaque de capa a senhoraKatyussy Bonami Genuínoesposa do Prefeito Pablo Genuíno. Xarope foi feliz em observar, que a senhora Katyussy, com apenas vinte e dois anos, é a mais jovem primeira dama do Brasil.  Há muitos anos que não nos víamos e hoje tive o prazer de voltar a encontra-lo. Xarope é uma pessoa quem o considero como amigo, pois já nos conhecemos a mais de trinta anos, ou seja, bem antes dele ser esse famoso e polêmico blogueiro. 
Xarope, Marinaldo e H. Marinho
Xarope e seus fãs
Xarope, está rodando os municípios, acompanhando uma comitiva do governo federal e estadual, sempre na companhia de seus fiel escudeiro o Doutor Hiroito Tabajara, advogado, e deve ser um bom advogado, pois para defender essa mala que é o xarope, tem que ter coelho na cartola. É isso aí meu amigo, que o Homem lá de cima sempre lhe proteja em suas andanças e que você continue sendo esse caboclo inteligente, que mete medo naqueles que tem o telhado de vidro.