quarta-feira, 23 de abril de 2014

Exclusivo: Garipeiro que encontrou avião presta esclarecimento a Policia de Jacareacanga



O garimpeiro Fausto Pereira da Silva que encontrou o avião
Acabou de prestar declarações na delegacia de Jacareacanga, o principal autor do  aparecimento do avião modelo Beechcraft Baron que caiu na mata perto desse  município, no oeste do Pará. O garimpeiro Fausto Pereira da Silva acabou de dar seus esclarecimento e já foi liberado pelo delegado Helivelton Santos.
O garimpeiro que deve ganhar uma recompensa por ter achado a aeronave, desaparecida desde o dia 18 de março após ter decolado do Aeroporto de Itaituba, falou pouco, só disse que o avião esta caído de bico, sem apresentar nenhum tipo de abertura, e com sua totalidade de sua estrutura inteira.
Fausto falou da dificuldade do acesso ao local, uma área de difícil acesso, 20 km ao noroeste do município. O garimpeiro afirmou que da forma como foi encontra a aeronave dificilmente terá sobrevivente.
O acidente será investigado pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa). Ao todo, cinco pessoas estavam no avião: o piloto Luiz Feltrin, as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, e o motorista Ari Lima. Eles viajavam para trabalhar no distrito de saúde indígena da região.
As equipes de buscas estão reunidas na Base Aérea de Jacareacanga e aguardam a chegada do Cenipa, que deve desembarcar na manhã desta quinta-feira (24). Outro empecilho é o acesso ao local onde os destroços do avião foram encontrados.
Segundo o Cenipa, o local onde o avião foi encontrado deve ser preservado, por isso a remoção não foi iniciada. No entanto, nada impede que os corpos dos cinco ocupantes já sejam retirados do local da tragédia.
Exército, Bombeiros, IML, Polícia Militar e Força Aérea Brasileira (FAB) estarão na operação. A Marinha, por sua vez, foi dispensada e não está mais no município.
Parentes das vítimas estão no local e acompanham todas as notícias. Não foi confirmado se o tempo na região e a chegada da noite deve adiar a remoção

AVIÃO DESAPARECIDO EM JACAREACANGA É ENCONTRADO POR GARIMPEIRO, INFELIZMENTE NÃO HÁ SOBREVIVENTE!

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou na noite desta terça-feira (22) que o avião bimotor Beechcraf Baron, desaparecido desde o dia 18 de março, foi encontrado em um local de difícil acesso, próximo ao município de Jacareacanga, no sudoeste do Pará. Devido às baixas condições de visibilidade, as equipes de busca da FAB só retornarão ao local na manhã desta quarta-feira (23) para concluir a operação de resgate. Ainda não há informações a respeito das vítimas.

O bimotor decolou do aeroporto de Itaituba às 11h40 do dia 18 de março e sumiu 1h20 depois de o piloto ter feito o último contato pelo rádio. Desde então, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizava buscas na região.
Além das buscas aéreas, participaram voluntários, que incluem moradores de Jacareacanga, funcionários do Distrito Sanitário Indígena e indígenas da tribo Munduruku.
O Ministério da Saúde divulgou o nome das pessoas que estavam a bordo: as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima, além do piloto Luiz Feltrin. 
Segundo informações, a aeronave caiu por trás de uma montanha numa região próximo de Jaburu. A aeronave estava com as portas lacradas, e segundo informações, a mesma não se quebrou, enterrou-se no chão, ficando apenas a cauda de fora.

Neste momento, o clima na cidade de Jacareacanga é de comoção, pois, seus habitantes formaram uma grande corrente de solidariedade em busca do avião desaparecido. Infelizmente, não há sobreviventes.