quarta-feira, 26 de março de 2025

PC DEFLAGRA OPERAÇÃO E APREENDE UM ADOLESCENTE EM FLAGRANTE

A Polícia Civil do Pará apreendeu, em flagrante, um adolescente por ato infracional análogo ao crime de armazenar e produzir material de abuso infantil durante a terceira fase da Operação Anjo da Guarda, nesta terça-feira (25), na Região Metropolitana de Belém.

A ação, deflagrada pela Divisão de Combate a Crimes contra Grupos Vulneráveis Praticados por Meios Cibernéticos (DCCV), vinculada à Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), contou com o apoio da Polícia Científica do Pará (PCEPA) e teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão em residências de pessoas investigadas por crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes.

SUSPEITO DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL É PRESO EM RONDON DO PARÁ

Equipes da Delegacia de Rondon do Pará prenderam um homem por estupro de vulnerável, nesta terça-feira (25).

O sujeito responde a um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara de Santa Luzia, do Tribunal de Justiça do Maranhão.
Os policiais conseguiram localizar o indivíduo em uma panificadora, localizada no bairro Jaderlândia, enquanto ainda estava trabalhando. O suspeito foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil para as medidas cabíveis e segue à disposição da Justiça.
Fonte : Portal Polícia Civil

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM POR HOMICÍDIO EM GURUPÁ

A Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia de Gurupá, cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem por homicídio, nesta segunda-feira (23).

As investigações iniciaram no dia 17 de março deste ano, quando houve o homicídio de um homem, identificado como Claudionor Soares Barradas.
O suspeito desferiu dois disparos de arma de fogo contra a vítima, que não resistiu aos ferimentos e morreu.
A equipe policial iniciou as buscas, localizou o suspeito do crime e efetuou a prisão. 
Em seguida, o homem foi conduzido até a Delegacia de Gurupá para os procedimentos legais cabíveis.
Fonte : Portal Polícia Civil

OPERAÇÃO "KAIRÓS" CUMPRE MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO E DE PRISÃO PREVENTIVA NO PARÁ E NO CEARÁ

A Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia de Repressão a Facções Criminosas (DRFC), deflagrou a operação "Kairós" que resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, bem como duas prisões em flagrante contra faccionados pelos crimes de extorsão e tráfico de drogas na cidade de Fortaleza, no Ceará, e nas cidades de Ananindeua e Tracuateua, no Pará.

A ação aconteceu nesta terça-feira (25),
A mando da organização criminosa, os suspeitos extorquiam comerciantes e empresários nos bairros do Atalaia, Jaderlândia e Una, todos localizados em Ananindeua. Segundo o levantamento da investigação policial, um dos indivíduos ocupava o cargo de "Torre" em uma facção criminosa que atuava nos bairros Pratinha I e II.

Na residência de um homem e uma mulher, foram encontradas substâncias análogas a oxi e maconha, momento em que eles receberam voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas.
A mulher seria a pessoa responsável por receber os valores pagos à facção criminosa.
Outros dois homens, que também faziam parte do esquema criminoso, foram presos nas regiões de Ananindeua e Fortaleza.
Com eles foram apreendidos aparelhos celulares.
Todos os mandados foram expedidos pela Vara de Combate ao Crime Organizado do Estado do Pará.
Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e, atualmente, seguem à disposição da Justiça.

Fonte : Portal Polícia Civil

GRUPO AVANTE ATACADISTA, DE SANTARÉM, É CONDENADO POR ASSÉDIO MORAL ORGANIZACIONAL E OUTRAS IRREGULARIDADES

Desde 2018, Ministério Público do Trabalho investiga denúncias de jornada excessiva, descontos indevidos, deficiências relacionadas à saúde e segurança laborais e abuso do poder diretivo nas empresas reclamadas
Avante Atacadista , em Santarém (PA) - Créditos : Arquivo / Portal Oestadonet
A 2ª Vara do Trabalho de Santarém deferiu os pedidos do Ministério Público do Trabalho PA-AP (MPT) em ação civil pública em face das empresas Avante Atacadista Ltda., S G Chaves Comércio Atacadista de Alimentos Ltda. e Majovipe Comércio de Alimentos Eireli, reconhecidas pela Justiça como grupo econômico, atuante em Santarém (PA).
De acordo com a sentença, foram deferidos os pedidos do MPT para condenar as rés, de forma solidária, ao cumprimento de diversas obrigações referentes à jornada de trabalho, meio ambiente laboral, descontos indevidos e assédio moral.

ALEPA RECONHECE OBRA DE PINDUCA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL E APROVA PROJETOS EM DEFESA DA CULTURA E DA JUVENTUDE

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou, na manhã desta terça-feira (25), o Projeto de Lei (PL) nº 507/2023, de autoria do deputado Wescley Tomaz (Avante), que declara as obras do musicista, cantor, compositor e instrumentista Pinduca como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará.
Crédito : Celso Lobo (AID/ALEPA)
Conhecido como o "Rei do Carimbó", Pinduca iniciou sua carreira na década de 1960 e é considerado o grande responsável pelo formato atual do gênero, sendo pioneiro na inserção de instrumentos elétricos e bateria no ritmo, o que contribuiu significativamente para a modernização da arte.
Nascido em Igarapé-Miri, em 4 de junho de 1937, Pinduca levou o Carimbó para o Brasil e para o mundo, conquistando públicos de todas as idades e marcando gerações com suas músicas.
Entre seus clássicos, destaca-se a "Marcha do Vestibular", tradicionalmente tocada em celebrações de aprovações no ensino superior.
Em 2017, o artista foi indicado ao Grammy Latino, na categoria de Melhor Álbum de Raízes Brasileiras, com o disco "No Embalo do Pinduca", reforçando sua relevância para a cultura paraense e nacional.

Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)

O Deputado Wescley Tomaz celebrou a aprovação do PL, destacando a importância de reconhecer a trajetória e o legado do artista: "Pinduca é um verdadeiro patrimônio do Pará. Suas obras representam um orgulho para todos nós paraenses", afirmou.
Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

Outras proposições também foram aprovadas durante a sessão. O PL nº 466/2023, de autoria do deputado Iran Lima (MDB), declarou o Balneário do Levi, localizado no Município de Moju, como patrimônio cultural e artístico de natureza imaterial do Estado.
Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)

Na área musical, foi aprovado o PL nº 359/2023, do deputado Elias Santiago (PT), que determina a abertura de shows musicais com público superior a três mil espectadores por artistas paraenses. 
A medida busca valorizar e incentivar a expressão cultural local, além de fortalecer a economia criativa no estado. 
"A matéria irá estimular a divulgação dos trabalhos dos nossos artistas, promovendo o reconhecimento da música como um aspecto fundamental da identidade cultural paraense", destacou Santiago.
Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)

Outra proposta aprovada é o PL nº 376/2023, do deputado Braz (PDT), que institui a Campanha de Incentivo ao Primeiro Voto nas escolas públicas do Pará. A iniciativa prevê a realização de atividades educativas, como seminários e oficinas, durante uma semana do mês de março, com o objetivo de conscientizar os jovens sobre a importância do voto. "Esse projeto busca aproximar a juventude do processo eleitoral, promovendo reflexão e engajamento político desde cedo", ressaltou Braz.
Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)

Por fim, foi aprovado o PL nº 485/2023, de autoria do deputado Coronel Neil Duarte (PL), que institui a notificação compulsória do uso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes no Pará. 
A medida tem como objetivo aprimorar o controle estatístico e garantir a comunicação imediata das ocorrências aos pais ou responsáveis, além de acionar os órgãos competentes para o devido acompanhamento. 
"Com esse PL, poderemos oferecer mais proteção e atenção às nossas crianças e adolescentes, assegurando que as ações necessárias sejam tomadas", afirmou o parlamentar.

COM DORIVAL POR UM FIO, VEJA 5 NOMES QUE PODEM ASSUMIR SELEÇÃO

Ancelotti é o principal alvo da CBF
Foto : Reprodução
Após a humilhação de 4 a 1 para a Argentina em Buenos Aires, o futuro de Dorival Júnior no comando da Seleção Brasileira está mais incerto do que nunca.
Enquanto o treinador tenta segurar a onda de críticas, a CBF já avalia possíveis substitutos – com Carlo Ancelotti no topo da lista como prioridade máxima.
Em entrevista coletiva pós-jogo, Dorival Júnior admitiu a gravidade da derrota, mas evitou falar sobre uma possível demissão:
“É uma derrota marcante, tenho que reconhecer isso.
Acredito no meu trabalho, mas sei o tamanho do desafio.

VEJA VÍDEO: VEÌCULOS FICAM DESTRUÍDOS APÓS COLISÃO COM ÔNIBUS NA ‘LADEIRA DA MORTE’ EM MANAUS

Veículos foram destruídos na colisão
Foto : Divulgação
Um acidente envolvendo dois ônibus e pelo menos um carro mobilizou o Corpo de Bombeiros na manhã desta quarta-feira (26) no bairro Santo Inês, zona Norte de Manaus.
O ocorrido foi registrado em vídeo por uma testemunha, que captou as cenas do local após a colisão, mostrando os veículos parados na via e parcialmente destruídos.

INDÍGENAS INTERDITAM BR-163 ENTRE OS DISTRITOS DE CAMPO VERDE E MIRITITUBA

A BR-163 está bloqueada desde as primeiras horas desta terça-feira (25) no km 25, entre o distrito de Campo Verde e Miritituba, no Pará.

Indígenas interditaram a rodovia em protesto pela revogação da Lei 14.701/23, que trata do marco temporal de terras indígenas.
Com o tráfego interrompido, veículos de grande porte, como carretas, permanecem parados em fila, aguardando a liberação da via. Passageiros de ônibus foram vistos descendo e seguindo a pé, carregando bagagens, enquanto o bloqueio persiste.

HOMEM MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO NA RODOVIA CURUÁ-UNA

Na noite de terça-feira (25), Levi de Oliveira Andrade faleceu após se envolver em um acidente de trânsito na Comunidade Guaraná, localizada às margens da PA-370, no Planalto Curuá-Una.

De acordo com informações de populares, a vítima estava em uma motocicleta e teria morrido no local. 
Ainda não está esclarecido se Levi caiu sozinho ou se outro veículo o atingiu.
A Polícia Científica foi acionada para realizar o levantamento de informações no local do acidente, bem como a remoção do corpo para apuração do caso.

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA ANALISA ENVIO DA FORÇA NACIONAL PARA BELO MONTE 'APÓS AMEAÇAS DE INVASÃO', NO PA

Segundo ministério de Minas e Energia, o pedido foi feito como uma medida cautelar.

A Usina de Belo Monte , no Pará . - Foto : Divulgação

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou na segunda-feira (24) que analisa o envio de agentes da Força Nacional de Segurança Pública para a usina hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, no sudoeste do Pará.
A análise ocorre após um pedido feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. 
O ministro solicitou na última sexta-feira (21) que a Força Nacional reforce a segurança das instalações da usina “após ameaças de invasão”.

PARTE DE POSTO DE COMBUSTÍVEL FLUTUANTE AFUNDA EM RIO DE BELÉM

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informou que vai apurar o caso.

Posto de combustível 'tombou ' no Rio Guamá , em Belém . - Foto : Amanda Pinheiro / Tv Liberal

Parte de um posto de combustível flutuante que fica no rio Guamá, no trecho do bairro do Jurunas, em Belém, afundou. 
O posto fica próximo a um porto privado.
O caso foi registrado nesta quarta-feira (26). 
Pela imagem é possível ver que a maior parte do flutuante ficou submersa no rio. 

FLAGRADO COM FUZIS E PISTOLAS, FUNCIONÁRIO PÚBLICO É PRESO PELA POLÍCIA FEDERAL NA GRANDE BELÉM

Alvo foi flagrado durante operação contra grupo armado de contrabando de cigarro.

Flagrado com Arsenal , Funcionário Público é Preso pela PF suspeito de atuar em Melícia - Foto :
Ascom / PF

Um funcionário público foi preso nesta terça-feira (25) durante a operação "Inóspito", da Polícia Federal, deflagrada na Região Metropolitana de Belém.
Ele foi detido em flagrante pelo crime de posse ilegal de armas de fogo de uso restrito. 
Diversos fuzis e pistolas foram encontrados com o suspeito. 
Carros de luxo também foram apreendidos.

DNIT ANUNCIA CONCLUSÃO DE LICITAÇÃO DE R$ 66 MILHÕES PARA OBRAS DE RECUPARAÇÃO, READEQUAÇÃO E MELHORAMENTO NO TRÁFEGO PELA RODOVIA, NO PLANALTO DE SANTARÉM

Diretor do DNIT fez o anúncio ao lado do prefeito Zé Maria Tapajós e deputado José Priante; reinvindicação antiga foi apoiada pelo deputado Henderson Pinto e vereador Erasmo Maia
Diretor Regional do DNIT  no Pará , Diego Benitah Batista , O Diretor - Geral do DNIT  Fabricío de Oliveira Galvão , Deputado Federal José Priante e o Prefeito de Santarém José Maria Tapajós 
Em reunião da qual participaram o prefeito Zé Maria Tapajós, o superintendente regional do DNIT no Pará, Diego Benitah Batista, o diretor-geral do DNIT, Fabrício de Oliveira Galvão, e o deputado federal José Priante (MDB), foi anunciado a conclusão da licitação para a obra de melhoramento da BR-163, um trecho importante que abrange a serra do Piquiatuba até o Tabocal, passando pelas comunidades de São José e Cipoal.
A obra, de extrema importância para a segurança e o desenvolvimento da região, representa uma antiga reivindicação da cidade.

JOVEM É ASSASSINADO EM BARBEARIA NO MUNICÍPIO DE PLACAS (PA)

Adeílson Sousa Nogueira, de 23 Anos, Foi Alvo de Disparos Durante Corte de Cabelo.

No final da tarde deste sábado, 22 de março de 2025, por volta das 18h, a Polícia Militar foi acionada para atender a um homicídio ocorrido em uma barbearia localizada no Centro, próximo à Feira Municipal de Placas, no sudoeste do Pará.
Ao chegarem ao local, os policiais constataram o fato e identificaram a vítima como Adeílson Sousa Nogueira, de 23 anos.

POLÍCIA MILITAR DETÉM MENOR SUSPEITA DE TRÁFICO DE DROGAS NO DISTRITO DE CARACOL

Ação Ocorreu no Bairro Planalto; Menina de 17 Anos Foi Encontrada com Entorpecentes

Por volta das 18h desta segunda-feira, 24 de março de 2025, uma guarnição da Polícia Militar estava realizando patrulhamento pelo Distrito de Caracol, região do município de Itaituba, no sudoeste do Pará, quando recebeu informações de populares sobre uma mulher de pele morena e estatura baixa que estaria comercializando drogas em via pública.
Segundo a denúncia, a venda ocorria no bairro Planalto. 
Com essas informações, a guarnição foi ao local e avistou uma mulher que correspondia às características descritas, conversando com um homem em frente a uma residência.
O homem, identificado pelo pré-nome Marcos, foi abordado e informou que havia ido comprar drogas na residência. 
A guarnição então abordou a suspeita, identificada como uma menor de iniciais A.S.R., de 17 anos. 
Questionada sobre a droga, ela confirmou à guarnição que estava realizando a comercialização de entorpecentes.
A menor estava em posse de 21 (vinte e um) papelotes de uma substância semelhante ao crack, pesando aproximadamente 11 (onze) gramas, que estavam armazenados em sua cintura. 
Além disso, ela tinha consigo um aparelho celular marca Samsung, cor preta, com câmera e uma balança de precisão.
Em razão da prática de ato infracional, ela foi detida e levada até a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Trairão/PA para os procedimentos legais.
Fonte: Plantão 24horas

PROGRAMA DE SUPERVISÃO MILITAR É ESTRATÉGICO PARA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS NO PARÁ

Estratégico para fortalecer a educação, a segurança e impulsionar o desenvolvimento dos estudantes paraenses, o Programa de Supervisão Militar Educacional (PSUME) é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Polícia Militar do Pará (PMPA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) e prefeituras locais.

Além da implantação da segurança externa e interna nas unidades de ensino contempladas, os policiais que atuam no PSUME também executam ações pedagógicas, com palestras educativas, instruções e atividades físicas para a comunidade escolar.
Atualmente, nove escolas paraenses integram o programa nos municípios de Belém, Abaetetuba, Tailândia, Breu Branco, Tucuruí, Marabá, Altamira e Novo Repartimento.

TJRJ MANTÉM PRISÃO PREVENTIVA DE MONIQUE MEDEIROS, MÃE DE HENRY BOREL

Ministro Gilmar Mender, do STF, ordenou que colegiado avaliasse medida.

(Monique Medeiros da Costa e Silva de Almeida, Mãe do Menino Henry Borel , morto em 2021.)
Crédito : Fernando Frazão - Agência Brasil - Arquivo

A 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) decidiu, por unanimidade, manter a prisão da professora Monique Medeiros da Costa e Silva de Almeida, mãe do menino Henry Borel, morto em 2021.
O acórdão vem após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinar que o colegiado do Judiciário fluminense reavaliasse a necessidade da prisão preventiva de Monique, acusada de participar da morte do filho, Henry Borel, na época com 4 anos, em março de 2021.

DUPLA É CAPTURADA PELA POLÍCIA AO TENTAR FUGIR COM 50g DE CRACK NA COMUNIDADE AMAPÁ, EM BELTERRA

De acordo com informações da PM, a dupla é conhecida na cidade por envolvimento com tráfico ilícito de drogas.

Droga apreendida em Belterra - Foto : Polícia Militar/Divulgação

Nesta segunda-feira (25), a Polícia Militar realizou mais uma ação de combate ao tráfico de drogas e à criminalidade na região de Belterra, no oeste do Pará.
A ação ocorreu por volta das 12h, quando os policiais realizavam rondas ostensivas na BR-163, mais especificamente na Comunidade do Amapá. 
Uma dupla foi presa e drogas foram apreendidas.
De acordo com a PM, durante a fiscalização, uma motocicleta Honda Biz de cor verde foi avistada com dois homens em atitude suspeita.

DEPUTADOS VISITAM A OBRA DO VIADUTO DA BR-316 COM A AVENIDA INDEPEDÊNCIA

Os Deputados Fábio Figueiras (PSB), Erick Monteiro (PSDB) e Eliel Faustino (União Brasil) visitaram, no fim da tarde desta terça-feira (25), a obra do viaduto da BR-316 com a avenida Independência.
Créditos : Ózeas Santos (AID/ALEPA)
A construção é uma das entregas de mobilidade urbana aceleradas pela realização da COP30, que será em novembro deste ano, em Belém.
Segundo o deputado Fábio Figueiras, cerca de 80% da obra já está concluída.
“Acho que a questão da mobilidade urbana é um dos principais problemas da nossa região metropolitana, que aí envolve não só Belém, mas Ananindeua, Benevides, Marituba.