terça-feira, 28 de novembro de 2023

Comissão do MEC visita Ufopa para implantação do curso de Medicina

A Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) em
Santarém (PA) recebeu nesta segunda-feira (27) a primeira visita presencial da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camem), como fase inicial do processo de autorização para oferta do curso de Medicina.

Vinculada ao MEC (Ministério da Educação), a comissão é composta por 3 professores: Fernanda Vieira Rodovalho (UFCat), Plínio José Cavalcante Monteiro (Ufam) e Michelle Alves Vasconcelos (Uninta).
Durante a visita, que se estenderá até hoje (28), a comissão dialoga sobre a proposta de projeto pedagógico do curso de Medicina, protocolado no MEC em outubro deste ano. Bem como visita as instalações da Ufopa e de serviços externos, como o Hospital Regional do Baixo Amazonas, para conhecer os ambientes hospitalares, com vistas à verificação de campo de estágios e práticas dos futuros estudantes do curso.
“A Camem irá nortear as ações da Ufopa na concepção, implementação e avaliação de um projeto pedagógico de qualidade que considere as peculiaridades socioambientais da região, pois não é a universidade que está demandando o curso de Medicina, e sim a sociedade”, explica a reitora Aldenize Xavier.
Monitoramento
A Camem é responsável pelo monitoramento e acompanhamento da implantação dos cursos de graduação em Medicina em instituições federais de ensino superior, desde a sua pactuação até o ato de reconhecimento do curso. O trabalho dela é norteado pelo monitoramento realizado por meio de visitas locorregionais, reuniões presenciais e a distância, relatórios detalhados e periódicos, além da interlocução permanente entre seus membros e a instituição de ensino.
A reitora da Ufopa ressaltou a mobilização e o compromisso político do governo federal e de parlamentares e prefeitos da região oeste do Pará na implantação do curso de Medicina, firmado pelo presidente Lula e pelos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Nísia Trindade, durante a visita à universidade em agosto deste ano.
“A oferta do curso de Medicina visa a auxiliar na redução das assimetrias em relação ao número de médicos na região oeste do Pará, assim como para a formação de profissionais, inclusive médicos indígenas e quilombolas, que compreendam as realidades e as necessidades locais, e para a melhoria dos indicadores de saúde, que hoje figuram entre os piores do Brasil”, destaca a reitora.

'Minha casa, Minha vida': confira os 6 projetos aprovados em Santarém


Os seis projetos totalizam 1262 unidades habitacionais. Aprovação dos projetos foi anunciada nas redes sociais do prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.
O sonho de conquistar a casa própria em breve passará a ser uma realidade para muitas famílias de Santarém, no oeste do Pará. Isso porque, o prefeito da cidade, Nélio Aguiar, anunciou que foram aprovados 6 projetos do Programa Minha Casa Minha Vida.
O anúncio foi feito pelo prefeito nas redes sociais. De acordo com o comunicado, os seis projetos aprovados totalizam 1262 unidades habitacionais.
Confira os Projetos aprovados
Uruará - 232 unidades;
Marajoara (antiga COHAB) - 250 unidades;
São José operário (Fases 1, 2 e 3) - Cada um com 240 unidades;
Mapiri - 60 unidades.
Ainda segundo Nélio Aguiar, a aprovação dos projetos também foi anunciada pelo próprio presidente Lula e pelo ministro das cidades, Jader Filho.
Nelio Aguiar conclui o comunicado informando que os próximos passos é dar início às obras para que as famílias santarenas sejam beneficiadas pelo projeto o quanto antes.
Por Dominique Cavaleiro, g1 Santarém e região