quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Governo analisa situação fundiária e ambiental na APA Triunfo do Xingu

Análise fundiária e ambiental na Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu é uma das primeiras ações voltadas ao desenvolvimento da região, que vem sendo um dos principais alvos do desmatamento ilegal no Pará. Atualmente, de acordo com levantamento inicial realizado pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), há 2.328 cadastros de imóveis na área.

Justiça vai às escolas conscientizar pais, alunos e professores sobre Maria da Penha

Santarém – Três das nove escolas que foram inseridas no projeto “Maria da Penha Vai à Escola”, coordenado pela Vara da Violência Doméstica de Santarém (VVD), já receberam a visita de técnicos e da juíza Carolina Cerqueira de Miranda Maia (foto), titular da VVD. 
O projeto foi criado pelo TJPA em nível estadual e através da Portaria 3520/2019 foi interiorizado para a Comarca de Santarém, após estudos da VVD sobre os bairros de maior incidência de casos de violência doméstica, segundo estatísticas da Polícia Civil: Centro, Maracanã, Santana, Nova República e Diamantino. 
O objetivo é levar a conscientização às comunidades onde o problema é maior, com apoio da rede de escolas estaduais de cada bairro e um debate sobre as questões de gênero, machismo e violência doméstica. Cada escola tem três reuniões programadas, uma para os pais, outras para os professores e uma terceira só para os alunos.
Escolas - Inicialmente, 12 escolas estaduais dos 5 bairros foram convidadas, em maio, mas apenas 9 definiram suas participações no projeto: Aluízio Lopes Martins (Maracanã), Frei Ambrósio (Centro), Gonçalves Dias (Santana), Jader Barbalho (Jaderlândia), Plácido de Castro (Diamantino), Rio Tapajós (Diamantino), Romana Tavares Leal (Santana) e Wilson Dias da Fonseca (Nova República), N. S. de Guadalupe (Nova República).