terça-feira, 28 de março de 2023

Weber Galvão assume prefeitura de Tucuruí e tem 45 dias para convocar novas eleições


Weber Galvão está como presidente da Câmara Municipal de Tucuruí desde o dia 01.01.2023. Ele é irmão de Jones William, prefeito eleito de Tucuruí em 2016 e assassinado com vários tiros na cabeça, por dois jagunços, em 2017. Uma sessão especial está sendo preparada para ainda hoje e empossará o novo prefeito interino.
O portal diogenesbrandao.com recebeu com exclusividade e traz, em primeira mão, a notícia de que um oficial de Justiça notificou o presidente da Câmara Municipal de Tucuruí, vereador Weber Galvão (Podemos) sobre a sua nova condição de prefeito interino. Weber passará 90 dias à frente da Prefeitura de Tucuruí, até a convocação de nova eleição.
A decisão judicial tomada na semana passada pelo TRE-PA afastou do cargo o prefeito eleito em 2020, Alexandre Siqueira e e seu seu vice, Jairo de Holanda, ambos do MDB. Alexandre tenta recurso no TSE, em Brasília, tanto para permanecer no cargo, quanto para reverter a decisão tomada em primeira instância.
Por força da decisão judicial, foi convocada para às 18h de hoje, uma sessão na Câmara Municipal de Tucuruí, quando será empossado o novo presidente da casa legislativa, o vereador Daivyson Freeway (PV) e oficializada a posse do novo prefeito interino.
Para saber mais sobre a decisão do TRE-PA que afastou o prefeito de Tucuruí e seu vice, acesse TRE cassa mandato do prefeito de Tucuruí e convoca novas eleições. Defesa pode recorrer ao TSE.






Calote: Sintepp repudia prefeito de Belterra por prometer e não pagar piso salarial


Em nota de repúdio nesta terça-feira (28), o Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará) criticou o prefeito de
Belterra, Ulisses Medeiros (PSC), por não ter pago ainda, apesar de promessa pública, o piso dos professores da rede municipal de ensino.
“O prefeito fez vídeo na calada da noite da última sexta-feira assinando documento informando que seria o reajuste do piso, porém, a lei só foi sancionada pelo prefeito ontem, dia 27/03/23, ratificando a má vontade da gestão municipal do prefeito Ulisses, que vale ressaltar é um professor, e está fazendo a categoria amargar 3 meses sem o tão sonhado reajuste salarial”, diz a nota, assinada pelo sindicato.
Em contato com a redação do Blog do Xarope, a professora Heloisa Rocha disse que o Sintepp Belterra vem negociando sobre o piso salarial dos professores desde janeiro com o prefeito Ulisses Medeiros, e ele ficou de enviar a lei de Alteração do PCCR para validar o reajuste do piso  para câmara e eles deram uma enrolada mas aprovaram, ele assinou a lei e não vai pagar o piso no mês de março e nem o retroativo de janeiro e fevereiro ou seja deu calote na categoria de Belterra.
``O Sintepp Belterra vem negociando sobre o piso salarial dos professores desde janeiro com o prefeito Ulisses Medeiros e ele ficou enviar a lei de Alteração do PCCR para validar o reajuste do piso  para câmara e eles deram uma enrolada mas aprovaram ele assinou a lei e não vai pagar o piso no mês de março e nem o retroativo de janeiro e fevereiro ou seja deu calote na categoria de Belterra¨, explicou a professora.
“Até aqui, o governo NÃO se comprometeu em pagar o retroativo de JANEIRO, FEVEREIRO e agora MARÇO”.
Vice-prefeito eleito, Ulisses Medeiros assumiu o cargo no início do ano, quando o então prefeito reeleito Dr. Macêdo (UB) renunciou ao cargo.


Helder Barbalho endossa críticas de Lucídia à Alcoa: “Vocês precisam olhar por Juruti”; vídeo

 Helder endossa críticas de Lucídia Batista à Alcoa

Helder e Lucídia Batista: endosso às críticas da prefeita à Alcoa em recente evento ocorrido em Juruti. oto: Ascom/PMJ
“Não dá para a Alcoa crescer sozinha e Juruti ficar para trás!”. Esse foi o recado dado pelo governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), para a mineradora que explora bauxita no município desde 2009 e que tem sido alvo de críticas por parte da prefeita Lucídia Batista (MDB) e Câmara de Vereadores.

Durante a sua última visita à cidade, em meio a um pronunciamento, Helder direcionou seu discurso aos representantes da multinacional presentes no evento. Assista ao vídeo no final da matéria.
“Não dá para a Alcoa crescer sozinha e Juruti ficar para trás!”. Esse foi o recado dado pelo governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), para a mineradora que explora bauxita no município desde 2009 e que tem sido alvo de críticas por parte da prefeita Lucídia Batista (MDB) e Câmara de Vereadores.
Durante a sua última visita à cidade, em meio a um pronunciamento, Helder direcionou seu discurso aos representantes da multinacional presentes no evento. Assista ao vídeo no final da matéria.
“Vocês precisam olhar por Juruti. Vocês precisam crescer juntos com Juruti. Não dá pra Alcoa crescer sozinha e Juruti ficar pra trás. E que este sentimento seja sempre a pauta da relação do município e Alcoa”, destacou o governador.
Helder estendeu o recado às outras empresas que exploram minérios no solo paraense, em especial na região oeste do Pará, como Terra Santa, Faro e Oriximiná, que têm bases da Mineração Rio do Norte (MRN).
O govenador ressaltou que “o estado não é contra a mineração”, porém, defende uma mineração que respeite o meio ambiente, respeite as pessoas e que construam algo sustentável para a vida das pessoas que moram nas regiões cujos solos ricos em minérios enriquecem as grandes mineradoras.


Vídeo: homem usa vestido longo para furtar residência em Santarém

Um adolescente que estava usando um vestido, foi filmado por câmeras de segurança enquanto tentava entrar em uma casa para furtar uma televisão de 50 polegadas, na rua Freitas, bairro Livramento, em Santarém oeste paraense. O crime ocorreu na manhã do último sábado, 25.
O jovem já tem passagem pela polícia por furto e segundo vítima, o suspeito conseguiu quebrar o trinco de uma das janelas para ter acesso ao interior da casa, sem precisar arrombá-la. Nas imagens, o adolescente aparece usando um vestido preto e uma mochila. Em outro ângulo ele aparece carregando a televisão enquanto deixa a residência.
De acordo com as informações da polícia, o adolescente ainda trocou o vestido preto que por um camisa da vítima, que dormia no quarto que fica no segundo piso da casa. Além do tv ele levou um fone de ouvido sem fio e um diário.
O crime foi registrado na 16ª Secional Urbana de Polícia Civil.

Homem é encontrado por pescadores na praia da Maria José


A vítima, que ainda não foi identificada, foi encontrada por pescadores às margens da praia Maria José na tarde desta segunda-feira (27).
O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado na tarde desta segunda-feira (27), na praia Maria José , em Santarém, oeste do Pará. De acordo com informações preliminares, a vítima estava com dois tijolos envoltos em sacos pretos amarrados na cintura com uma corda.
Pescadores passavam pelo local quando avistaram a vítima às margens do rio. Eles acionaram o corpo de bombeiros que foi até a praia fazer a remoção do corpo.

Pai e filho sentarão no banco dos réus em Santarém por homicídio qualificado


A 3ª Vara Criminal de
Santarém, oeste do Pará, realizará nesta terça-feira (28) o júri popular dos réus Delleon Silva de Jesus e seu pai, Domingo Rodrigues de Jesus. Os dois são acusados de tentativa de homicídio qualificado (mais grave do que já é) por motivo fútil.
Segundo o Ministério Público estadual, em março de 2017, por volta das 20 horas, na rua na frente do Minibox do Luan, na comunidade de Cucurunã, os dois, utilizando um veículo Meriva, cor azul, dirigido por Delleon Silva de Jesus, teria tentado matar a vítima.
Segundo consta, a vítima teria abraçado e levantado o acusado Domingos de Jesus momento antes dos fatos, e, como ele estava recém-operado, pai e filho teriam ficado aborrecidos.
Por isso, o filho, instigado pelo genitor, teria jogado o veículo em cima da vítima no momento em que esse se dirigia para casa.