sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Reservistas devem se apresentar ao Exército Brasileiro até janeiro de 2025

O Exar é fundamental para que o Exército mantenha contato com os reservistas e esteja preparado para mobilizações, caso necessário.

Compromisso obrigatório para aqueles jovens que cumpriram o serviço militar no Batalhão , Apresentação da Reserva ( EXAR ) .

Em Santarém, oeste do Pará, o 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC) iniciou o processo do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR), um compromisso obrigatório para aqueles jovens que cumpriram o serviço militar no 8ª BEC e foram licenciados, após cumprirem o seu tempo de Serviço Militar. O processo de apresentação ocorre durante cinco anos após o licenciamento, com o objetivo de atualizar dados pessoais e manter a organização da mobilização do Exército Brasileiro.
De acordo com o Tenente Sandro Marcos Jacyntho, Delegado de Serviço Militar em Santarém, o EXAR é realizado em dois formatos: online e presencial, dependendo do ano de licenciamento do reservista. Durante os quatro primeiros anos, a apresentação pode ser feita pelo site exarnet.eb.mil.br, de 1º de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Esse formato é válido para quem foi licenciado entre 1º de dezembro de 2021 e 30 de novembro de 2024.

O advogado de Luan chegou a argumentar contra a prisão preventiva.

Segundo ele, essa seria uma medida mais dura que uma eventual condenação do cliente.
https://www.instagram.com/reel/DDPlgORRmAK/?igsh=eWkxZXNocGUzZG5l
O Policial Militar Luan Felipe Alves Pereira , que foi flagrado arremessando um homem de uma ponte durante abordagem na Zona Sul de São Paulo , chorou durante sua audiência de custódia nesta quinta-feira.O advogado de Luan chegou a argumentar contra a prisão preventiva. Segundo ele, essa seria uma medida mais dura que uma eventual condenação do cliente. Ele também defendeu que a prisão fosse convertida em uma medida cautelar.

Policial Militar Luan Felipe Alves .
Ante a ausência de homogeneidade entre a medida cautelar e eventual condenação, verifica-se que a prisão preventiva é desnecessária. Defende-se que a investigação seja então somente a prática de lesão corporal e/ou violência arbitrária, que eventual pena concreta não ensejaria regime fechado.

Polêmica no avião: entenda o caso da mulher que viralizou ao ser exposta por não ceder lugar para criança.


          https://www.instagram.com/reel/DDPXQvmxNYJ/?igsh=YXl1Ync0Zmc0YmQ1 

O vídeo de uma mulher sendo filmada em um avião da companhia Gol por não ceder seu lugar a uma criança que estava chorando viralizou em diferentes redes sociais nos últimos dias. A postagem, inicialmente feita como crítica à postura da passageira, virou alvo de internautas e mexeu com especialistas em direito, psicólogos, mães, influencers e viajantes. 
Jéssica sentada na Poltrona . 
Em entrevista ao programa Encontro na manhã desta sexta-feira (06), Jeniffer afirmou que foi xingada pela mãe da criança "várias vezes". "No final, quando eu fui sair, pegar a mala, ela estava atrás de mim, ela falou assim: imbecil'", conta.
Ela disse que está sentindo medo de toda a situação, além de não entender o sucesso, o que as pessoas estão pensando.
Estou mais com medo da minha segurança", desabafa. "Está todo mundo mandando mensagem, perguntando...

Operação Conglomerado investiga danos ambientais em Ourém (PA)

Objetivo de combater crimes ambientais no estado do Pará . 

Operação Conglomerado , Objteivo é combater crimes Ambientais no Estado do Pará , precisamente na região de Ourém . 
A Polícia Federal, em coordenação com a Receita Federal, deflagrou nesta sexta-feira (06/12) a Operação Conglomerado, com o objetivo de combater crimes ambientais no estado do Pará, especialmente na região de Ourém/PA.
Durante a operação, três mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos: um em Belém e dois em Marituba/PA, contra duas pessoas físicas e uma empresa. Até o momento, foram apreendidos dois carros de luxo, aparelhos celulares e documentos relacionados à investigação.
A operação teve início após uma denúncia recebida pela Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Pará, sobre possível crime ambiental envolvendo a extração ilegal de seixo e areia em Ourém/PA. A investigação revelou que uma empresa estava envolvida na exploração ilegal de minério, corrupção passiva de servidor público, sonegação de impostos e irregularidades trabalhistas.
Descobertas durante a investigação
Durante as investigações, foi constatado que a sócia principal da empresa investigada não tinha capacidade econômica para constituir o empreendimento e possuía registro no CAD ÚNICO do Governo Federal, sendo beneficiária do programa Bolsa Família em 2023. Além disso, verificou-se, tanto no Cadastro Mineiro de Informações Geográficas da Mineração (SIGMINE), quanto por meio de inspeções no local, que a empresa não possuía a outorga da Agência Nacional de Mineração (ANM) para realizar a exploração mineral.A extração ilegal realizada pela empresa causou danos ambientais graves ao longo de vários anos nas áreas exploradas no município de Ourém.
Operação Conglemerado .
Crimes ambientais investigados
Os crimes investigados incluem infrações previstas na Lei de Crimes Ambientais, como:
Realizar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a devida autorização, permissão, concessão ou licença;
Usurpação de bem da União;
Obstrução ou dificultação das ações fiscalizadoras do Poder Público no trato de questões ambientais;
Receptação qualificada, conforme o Código Penal.

Fórum Eleitoral de Santarém retoma atividades com novos horários

O atendimento é fundamental para regularizar pendências e garantir a participação ativa dos eleitores no processo democrático.

Fórum Eleitoral de Santarém . 

O Fórum Eleitoral de Santarém, oeste do Pará, voltou a funcionar em horário regular após as eleições municipais de 2024, das 8h às 13h. Segundo Roberto Costa, chefe do Cartório da 83ª Zona Eleitoral, o atendimento está disponível para quem deseja realizar a biometria, renovar o título ou até mesmo emitir o primeiro documento eleitoral.
“Quem ainda não fez a biometria pode vir ao núcleo. Quem já fez e precisa renovar, ou ainda quem deseja tirar o primeiro título, também pode procurar o atendimento. Vamos atuar também durante o recesso, no horário de 8h às 12h, com exceção dos dias de Natal e Ano Novo, que ainda aguardam definição do Tribunal Regional Eleitoral”, informou Roberto.
Além da regularização do título, o núcleo também oferece orientação para eleitores que não puderam comparecer às urnas no primeiro ou no segundo turno das eleições. A justificativa pode ser realizada de três formas: pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do aplicativo e-Título ou presencialmente no Fórum Eleitoral.
O prazo para justificar a ausência no primeiro e no segundo turno é de 60 dias após cada etapa das eleições. Caso o eleitor não apresente justificativa, será necessário pagar uma multa de R$ 3,50 por cada ausência não justificada.
Entre as justificativas aceitas estão atestados médicos que comprovem impossibilidade de comparecimento ou bilhetes de passagem, incluindo passagens marítimas, que evidenciem que o eleitor estava viajando no dia da votação.
Serviço
Horário atual: 8h às 13h
Recesso: 8h às 12h (exceto feriados de Natal e Ano Novo)
Documentos necessários:
Documento oficial com foto, atestados ou comprovantes para justificativa de ausência.
Onde justificar:
Site do TSE, aplicativo e-Título ou presencialmente no Fórum Eleitoral.

Cresce o número de registro policial neste final de ano em Santarém

A policia procura um homem indentificado pelas câmeras de segunrança, o fato foi registrado numa loja localizada na avenida jasmim, Bairro Jardim Santarém.
Veja nas imagens quando o ladrão, nessa madrugada pula a garagem da loja.

Homem é encontrado morto com mãos e pés amarrados, em Santarém

A vítima identificada como Jonilson Elton Corrêa Belo, 37 anos, estava em cima de um pneu.
Jonilson Elton Corrêa Belo , 37 anos , estava em cima de um pneu . 
Na noite de quinta-feira (5), um homem foi encontrado morto com mãos e pés amarrados na praia da antiga Sudam, situada no bairro Salé, em Santarém. A vítima identificada como Jonilson Elton Corrêa Belo, 37 anos, estava em cima de um pneu.
A Enfermeira Regiane Rosa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), informou que a equipe foi acionada e ao chegarem no local constataram que o corpo já apresentava rigidez, o que significa que ele estava morto há algumas horas.
Ainda não há informações sobre as circunstâncias do crime. A Polícia Científica foi acionada para coletar informações sobre o local do ocorrido e remover o corpo.
A vítima já tinha passagens pela polícia pelo crime de roubo.
O caso será investigado pela Polícia Civil.

Criança vai a óbito vitima de afogamnrto em Jacareacanga, no Pará. Veja o video

O fato chocou a população, deste mumcípio.
No final da tarde desta quinta-feira 04/12, uma criança que estava brincando em um Igarapé que corta a cidade de Jacareacanga no Pará, foi a óbito vítima de afogamento.
Segundo informações uma barreira caiu sobre o menor e o mesmo ficou alguns minutos em baixo das terras e quando foi encontrado já estava sem vida.


Deputados do Pará mostram dados e comprovam que queimadas ampliaram no Governo Lula

As causas do problema têm sido discutidas por órgãos de meio-ambiente e de segurança, tentando ampliar o caráter de prevenção.

Queimadas e Fumaças tem impactado principalmente a região de Santarém , no Oeste do Pará . 
As queimadas e os incêndios têm impactado principalmente a região de Santarém, no Oeste do Pará. Mas, também há incêndios em outros municípios paraenses, como Paragominas e até na Região Metropolitana de Belém.
As causas do problema têm sido discutidas por órgãos de meio-ambiente e de segurança, tentando ampliar o caráter de prevenção.
O fato é que a fumaça toma conta de Santarém há semanas e o fato sobrecarrega o sistema de saúde, diante do excesso de problemas respiratórios.
Para o deputado Rogério Barra (PL), os focos de incêndio se agravaram no Governo Lula. De posse de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do MapBiomas, o parlamentar comparou as políticas ambientais. “Há um recorde de queimadas, se fizermos um comparativo com relação a Amazônia. De 2019 e 2020, na gestão Bolsonaro, foram 120 quilômetros quadrados de queimadas. No governo Lula, 2023 e 2024, são 219 quilômetros quadrados de queimadas na Amazônia. Ou seja, batendo recordes e recordes”, detalhou Barra.
“A mesma coisa ocorre no Brasil. Nos anos de 2019 e 2020, o total de queimadas foi de 620 quilômetros quadrados. Já agora com o Lula, em 2023 e 2024, teve um saltou gigantesco para 866 quilômetros quadrados. É por isso que está esse fumaceiro todo aqui na Amazônia”, declarou o deputado.
O deputado federal, Éder Mauro, já havia alertado sobre o crescente número de queimados, ainda no primeiro semestre deste ano. Segundo Éder, a tática da esquerda é da hipocrisia. “Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é”, escreveu em uma postagem em que compartilhava uma notícia sobre os problemas no meio ambiente. O título é: Amazônia tem maior número de queimadas até junho de 2020.
Saúde : 
O impacto na área de meio-ambiente tem sobrecarregado a saúde em Santarém. Em três meses, foram mais de seis mil atendimentos, conforme dados de órgãos municipais.
Rogério Barra recomendou uma ação integrada entre município, estado e governo federal. “O Governo do Estado tem que agir de forma efetiva para cessar essas queimadas e preservar o nosso meio ambiente também, à saúde da população”.

Trio é preso suspeito de furtos em Belterra

Vanilson Silva Lima, 20 anos, Gera Sousa Reis e Mateus foram capturados pela Polícia Militar após cometerem ações criminosas na localidade.
Um dos envolvidos responde por homicídio ocorrido em Mojui dos Campos . 
Um trio foi preso na quarta-feira (04) suspeito de furtos no município de Belterra, no Pará.
Vanilson Silva Lima, 20 anos, Gera Sousa Reis e Mateus foram capturados pela Polícia Militar após cometerem ações criminosas na localidade.
Por volta das 06 horas da manhã a polícia foi informada de que uma motocicleta Honda/Pop 100 havia sido furtada, possivelmente na madrugada, de dentro da casa de Naize Oliveira Silva.
A vítima reconheceu um dos suspeitos visualmente, trata-se de Vanilson. Após as diligências, os militares conseguiram localizar e prender os três homens.
Um dos envolvidos responde por homicídio ocorrido em Mojuí dos Campos. Em seguida, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil.

Promotoria de Santarém ajuíza ações civis para garantir reformas em escolas estaduais

Duas Ações Civis Públicas foram ajuizadas contra o estado do Pará relacionadas às condições de duas escolas estaduais de Santarém.
A açao cobra melhorias físicas e estruturais nas 2 instituições de ensino tanta física e estrutural , situadas na zona urbana do município . 
Duas Ações Civis Públicas foram ajuizadas contra o estado do Pará relacionadas às condições de duas escolas estaduais de Santarém. As ações de autoria da 8ª Promotoria de Justiça de Santarém vêm após relatórios técnicos elaborados pelo Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI) do MPPA que apontaram problemas nas instituições de ensino e cobram melhorias físicas e estruturais na Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Tapajós, situadas na zona urbana do município.
Na Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) foram apontadas irregularidades e deficiências estruturais quanto à acessibilidade e instalações prediais como rede elétrica e sistema de água e esgoto, além dos sistemas de prevenção a incêndios. Especificamente à EETEPA, foi pedido uma concessão liminar, após várias tentativas de resolver a questão extrajudicialmente, que determine no prazo de até 120 dias todas as adaptações e reformas necessárias que assegurem a prestação adequada do serviço educacional. No relatório enviado pelo GATI, está inclusa a realização de limpeza periódica e sinalização de vagas no estacionamento, principalmente para idosos e pessoas com deficiência; restauração do piso do calçamento e poda da vegetação. Na guarita, o conserto das infiltrações na parede e na cobertura, a instalação de travas nas janelas e da central de ar. Outras medidas devem ser tomadas em relação ao Bloco de Laboratórios, ginásio, refeitório e cozinha.

Polícia Civil investiga homicídio em Eldorado do Carajás

As circunstâncias que envolvem o caso ainda não foram esclarecidas pela polícia, e ninguém foi preso até o momento.

Até o momento , nem a identidade da vítima nem a do autor do crime foram confirmadas . 
Um homicídio foi registrado nesta quinta-feira (5/12) em Eldorado do Carajás, no sudeste do Pará. Até o momento, nem a identidade da vítima nem a do autor do crime foram confirmadas. As circunstâncias que envolvem o caso ainda não foram esclarecidas pela polícia, e ninguém foi preso até o momento.
A Polícia Civil já iniciou as investigações para apurar o ocorrido e identificar os responsáveis. Equipes estão coletando informações e realizando diligências na tentativa de esclarecer o crime.

Carro fica pendurado no viaduto do Coqueiro, na Grande Belém

Não há informações sobre como o acidente aconteceu, nem se houve feridos.

Um carro de passeio foi parar em cima de uma grande proteção do viaduto do coqueiro , na Grande Belém . 

Um carro de passeio foi parar em cima de uma grade de proteção do viaduto do Coqueiro, na descida para a Avenida João Paulo II, em Ananindeua, na Grande Belém. Imagens feitas na manhã desta sexta-feira, 6, mostram o carro a ponto de virar. Não há informações sobre como o acidente aconteceu, nem se houve feridos.A movimentação de carros neste viaduto é intensa, visto que é uma das vias alternativas de acesso a Belém, capital paraense.
O acidente não atingiu a via diretamente, porém, a imagem de como o carro ficou, impressiona que trafega pelo local.

Fluminense e Bragantino vencem e vão decidir o rebaixamento na última rodada

Com os resultados da noite, o Criciúma é o terceiro time rebaixado à Série B. Atlético-GO e Cuiabá já tinham caído.

Tricolor Carioca vai para a útima rodada decidir o rebaixamento 
Nesta quinta-feira, 5, dois jogos colocaram ponto final na 37ª e penúltima rodada do Brasileirão 2024.
Na Ligga Arena, o RB Bragantino voltou a vencer após um "longo inverno" ao bater o Athletico-PR por 2 x 1. No comecinho do jogo, Hurtado cruzou da direita, e Eduardo Sasha (14') se antecipou à marcação para desviar de primeira e abrir o placar para os paulistas.
Porém, na etapa final, Zapelli cruzou fechado, e Erick (29') deixou tudo igual de cabeça.
Mas, nos minutos finais, a bola "ficou viva" na área e sobrou para Eduardo Sasha, de fora da área, finalizar para decretar a vitória do Massa Bruta.
Bragantino vai pra útima rodada decidir . 
E, no Maracanã, também teve drama, mas o Fluminense, que não vencia há seis rodadas, derrotou o Cuiabá por 1 x 0.
O primeiro tempo foi ruim, com o Tricolor das Laranjeiras abusando dos cruzamentos na área.
Em um deles, Cano cruzou da direita, Serna ajeitou de esquerda, e Lima se jogou no peixinho. O goleiro Walter tentou afastar o perigo com os pés e acertou a cabeça do meia do Flu.
Após revisão do VAR, o pênalti foi marcado. Porém, Arias (28') bateu mal, e Walter defendeu. Este foi o segundo pênalti perdido pelo colombiano, que também desperdiçou contra o Athletico-PR, na última rodada. O Fluminense voltou um pouquinho melhor do intervalo. Keno fez grande jogada individual pela esquerda e cruzou da linha de fundo para Serna (4') pegar de primeira. Walter fez grande defesa e mandou para escanteio.

Ex-companheiro instala câmeras e contrata vigilância para monitorar mulher em Monte Alegre

A vítima relatou que teme sair de casa, inclusive para levar seu filho à escola.

Caso de Perseguição e Controle foi registrado na Delegacia de Monte Alegre . 

Um caso de perseguição e controle foi registrado em Monte Alegre, no oeste do Pará. Uma mulher relatou ter sua privacidade invadida pelo ex-companheiro, que não aceitou o fim do relacionamento e passou a monitorá-la.
O caso
O casal esteve junto por mais de seis anos, morando no estado do Mato Grosso. Após o término, a vítima retornou para Monte Alegre com seu filho. O ex-companheiro, que permaneceu no Mato Grosso, começou a adotar medidas invasivas, incluindo a instalação de câmeras de vigilância em frente à casa da mulher, sem o consentimento dela. Além disso, ele contratou terceiros para segui-la pelas ruas, sob o pretexto de garantir a fidelidade da vítima.
De acordo com o depoimento da mulher, esses terceiros recebiam fotos dela para reconhecê-la e monitorar seus passos. “Eu tenho a imagem da pessoa que me segue, que anda com foto minha. Essa pessoa falou para uma amiga minha que está ganhando bem para vigiar uma mulher. Ele também divulgou imagens minhas e colocou uma câmera numa árvore em frente à minha casa para monitorar a hora que eu saio e chego. Eu não aguento mais”, desabafou a vítima.
A vítima relatou que teme sair de casa, inclusive para levar seu filho à escola. O medo é intensificado pelas ameaças de que o ex-companheiro estaria vindo do Mato Grosso para confrontá-la pessoalmente. Diante da gravidade da situação, ela procurou a Polícia Civil de Monte Alegre para denunciar os fatos e solicitar proteção.
O delegado Wellington Kennedy, responsável pelo caso, informou que um inquérito foi instaurado para apurar os crimes de ameaça e stalking. Ele ressaltou que medidas protetivas de urgência serão adotadas para resguardar a vítima.
“Se ele quebrar essas medidas, será preso em flagrante. A sociedade precisa entender que um relacionamento só existe quando ambos desejam, e é fundamental respeitar o direito de cada um de terminar”, enfatizou o delegado.O delegado também aproveitou para encorajar mulheres que enfrentam situações semelhantes a buscarem ajuda imediatamente. “É importante procurar a delegacia mais próxima e denunciar, garantindo sua segurança e o respeito aos seus direitos.”
A Polícia Civil continua investigando o caso em Monte Alegre.