segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

MP Eleitoral pede cassação de responsáveis pelo desvio de R$ 2,3 milhões da cota de gênero em campanha no Pará



Para beneficiar o marido, senador Zequinha Marinho (PSC), candidata desvirtuou finalidade dos recursos, apontou investigação

Marinho (PSC), esposa de Zequinha Marinho.

Assinado no último dia 22 pelo procurador regional Eleitoral Felipe de Moura Palha, o parecer concorda com as alegações da ação de investigação judicial eleitoral, que apontou, entre outras irregularidades, o desvirtuamento do uso de R$ 2,3 milhões da cota de gênero do fundo eleitoral nas eleições de 2018.

Pancadaria marca final de campeonato de futsal amador em Altamira; equipe santarena estava na decisão


Insatisfeito com a expulsão, o atleta teria reclamado e ai se formou uma grande confusão que envolveu jogadores, dirigentes, torcedores de ambas equipes.
Um dos atletas do Águia recebeu muitos golpes e desmaiou. O jogador recebeu atendimento médico por conta das agressões.
De acordo com o presidente do Águia de Santarém, Danilo Sousa, a equipe registrou boletim de ocorrência. Em uma das imagens, é possível ver Danilo no meio da confusão.
Ao ge, Danilo contou que se envolveu na confusão para tentar dispersar os atletas, mas ao ver um dos jogadores do Águia sendo agredido por vários atletas adversários, acabou se envolvendo na briga.
- No momento que eu estava saindo da quadra, vi que um dos meus jogadores estava sendo muito agredido por várias pessoas, atletas e torcedores, então eu tive que partir pra cima, para defender. Eu não ia deixar matarem o nosso atleta ali – contou Danilo.
E o título!
Águia de Santarém é campeão da Copa de Futsal em Altamira — Foto: Águia/Divulgação
Como a partida não pôde ser concluída, representantes das equipes finalistas se reuniram e foi decidido que os dois times seriam sagrados campeões.
Dois troféus foram repassados às equipes e a premiação em dinheiro foi dividida em partes iguais entre os finalistas. Desta forma, tanto o Águia, quando o Sport União são considerados campeões da competição.

Mal Súbito mata jovem no centro comercial de Santarém 

Homem tinha 34 anos e prestava serviço para uma ótica no centro da cidade.

Um homem, identificado como Jocélio Pereira da Silva, teve um mal súbito, quando caminhava pela Avenida Rui Barbosa, esquina com a Travessa 15 de agosto, em frente ao Banco Itaú, na manhã desta segunda-feira, dia 25, e morreu no local.
O Samu, PM e SMT foram acionados e estão no local. Tudo indica que ele sofreu um infarto. 
O IML também foi chamado para fazer a remoção do corpo. 
Segundo informações, Jocélio Pereira da Silva tinha 34 anos e prestava serviço para uma ótica no centro da cidade.
Fonte: Portal Santarém, com informações e foto de Bena Santana

Datafolha: 48% dos entrevistados reprovam desempenho de Bolsonaro na pandemia; 26% aprovam

 


Pesquisa ouviu 2.030 pessoas nos dias 20 e 21 de janeiro; margem de erro é de 2% para mais ou para menos. Instituto também perguntou sobre a atuação de governadores e do Ministério da Saúde.

De acordo com a pesquisa, 47% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro não tem culpa nenhuma pelas quase 220 mil mortes provocadas pela Covid-19 no Brasil.
Em resumo:
47% consideram que Bolsonaro não tem culpa nenhuma (em dezembro, índice era de 52%)
39% consideram que Bolsonaro é um dos culpados, mas não o principal (em dezembro, índice era de 38%)
11% consideram que Bolsonaro é o principal culpado (em dezembro, índice era de 8%)
2% não sabem responder (mesmo índice de dezembro)


Atuação dos governadores
O Datafolha também perguntou sobre o desempenho dos governadores na pandemia. Segundo a pesquisa:
42% consideram ótimo ou bom o desempenho dos governadores (dezembro: 41%; junho: 44%; maio: 50%; 17 de abril: 54%; início de abril: 58%; março: 54%)
30% consideram regular (dezembro: 28%; junho: 26%; maio: 24%; 17 de abril: 24%; início de abril: 23%; março: 28%)
26% consideram ruim ou péssimo (dezembro: 30%; junho: 29%; maio: 25%; 17 de abril: 20%; início de abril: 16%; março: 16%)
Doria x Bolsonaro
Para 46% dos entrevistados, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fez mais no enfrentamento à pandemia da Covid-19 que o presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com o levantamento, 28% dos entrevistados disseram que o presidente da República se empenhou mais no enfrentamento à Covid-19 do que o tucano.
Em resumo:
Doria fez mais na pandemia: 46%
Bolsonaro fez mais na pandemia: 28%
Não souberam responder quem fez mais: 13%
Nenhum dos dois: 11%
Atuação do Ministério da Saúde
O levantamento também apontou que 35% dos entrevistados aprovam o desempenho do Ministério da Saúde, enquanto 30% reprovam a atuação da pasta em meio à pandemia da Covid-19.
De acordo com o instituto, o pico de aprovação da pasta foi registrado em abril de 2020, ainda na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta. À época, 76% dos entrevistados consideravam o desempenho do Ministério da Saúde ótimo e bom.
Os índices começaram a cair após a saída de Mandetta, seguiram diminuindo durante o período de Nelson Teich à frente da pasta até chegar ao patamar atual. Desde a saída de Teich, em maio do ano passado, o ministério é chefiado pelo general de Exército Eduardo Pazuello.
Veja os percentuais e a evolução:
35% consideram ótimo ou bom (dezembro: 35%; agosto: 37%; junho: 33%; maio: 45%; 27 de abril: 55%; 3 de abril: 76%; março: 55%)
34% consideram regular (dezembro: 36%; agosto: 30%; junho: 31%; maio: 32%; 27 de abril: 26%; 3 de abril: 18%; março: 31%)
30% consideram ruim ou péssimo (dezembro: 27%; agosto: 31%; junho: 34%; maio: 21%; 27 de abril: 13%; 3 de abril: 5%; março: 12%).


Tráfego de veículos entre Itaituba e Jacareacanga é dificultado por atoleiro

Quem precisa viajar pelo trecho enfrenta quilômetros de atoleiros
Os atoleiros em partes da Rodovia Transamazônica crescem e o tráfego pela via passa a se tornar um verdadeiro caos. Isso por conta da chegada do inverno amaz
ônico, que intensifica as chuvas na região. Com isso, a vida de motoristas e passageiros complica-se, uma vez que são obrigados a fazer uma viagem demorada e perigosa.
Em um vídeo, compartilhado às redes sociais, é possível decifrar esse cenário entre os municípios de Itaituba e Jacareacanga, ambos no sudoeste do Pará. Quem precisa viajar pelo trecho enfrenta quilômetros de atoleiros, os quais deixam, de certo modo, o trânsito paralisado.
Os veículos mais preparados para a situação, com muita dificuldade, conseguem trafegar enquanto outros ficam estacionados à beira da via. Assim, forma-se uma fileira de dezenas de veículos na tentativa de passar pelo atoleiro.