sábado, 19 de janeiro de 2013

Prefeito Botelho de Almerim, e dois secretários na mira do MPF


O MPF ira investigar também suposta irregularidade na eleição do Conselho do Fundeb do município.

Botelho volta a ser noticiário com indícios de improbidade 
Procedimento administrativo aberto no ano passado para, preliminarmente apurar tais denúncias, foi aberto e indícios improbidade foram detectados.
Um inquérito civil público aberto há poucos dias pelo MPF (Ministério Público Federal) em Santarém tem como alvo três graúdos da gestão do prefeito petista José Botelho, de Almerim.
Além do próprio prefeito, estão na mira das investigações os secretário Pedro Damião Rodrigues (Educação) e Antônio José Oliveira (Administração).
O trio começou a ser investigado por prática de crime de improbidade administrativa.
Eles, em ação conjunta, teriam pagos “vantagens indevidas” a servidores ligados à base política do governo municipal e parentes do prefeito.
O MPF ira investigar também suposta irregularidade na eleição do Conselho do Fundeb do município.
Procedimento administrativo aberto no ano passado para, preliminarmente apurar tais denúncias, foi aberto e indícios improbidade foram detectados.
José Botelho foi reeleito ano passado com 47,57% dos votos.
Derrotou a tucana Adriane Bentes, filha do ex-prefeito Aracy Bentes, que não concorreu à eleição por ser considerado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Com informações de Jeso Carneiro.

Everaldinho, irmão da ex-prefeita tacha prefeito Von de mentiroso

O todo ex-poderoso do governo petista rebate as acusações feitas pelo atual prefeito Alexandre Von e desabafa em suas declarações ao jornalista Carlos Cruz. 

"Não existe bloqueio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), porque não existe dívida com a Receita Federal que permita este bloqueio”, disse o ex-Secretário e homem forte do ex-governo petista, Everaldo Martins Filho, acentuando, ”este não é apenas um exagero por parte do Prefeito atual, é uma mentira”, declarou.  Everaldinho busca em gestões passadas argumentos para sua defesa:". 


Por Carlos Cruz
“O ex-prefeito Lira Maia ficou devendo duas pendências para o INSS; uma dívida, que é a que estamos deixando, que é a Patronal de alguns meses”, cita Dr. Everaldo, recordando: “Naquela época eram mais de quatro milhões e meio de reais, o valor da dívida em 2004; nós ficamos devendo menos de quatro milhões e meio em seis pagamentos que não fizemos”, disse o ex-Secretário.
E por que não foi feito o pagamento? “A dívida principal do INSS hoje é a do antigo Instituto de Previdência Municipal (IPMS), onde os recursos financeiros, da ordem de 14 a 16 milhões daquela época, não foram repassados quando o Instituto foi extinto”, esclareceu Everaldinho. “Até hoje, em oito anos de governo da prefeita Maria do Carmo, em nenhum momento o INSS declarou a dívida ou fez para a Receita Federal uma Instância tipo: Bloqueio do FPM”, citou Everaldo Martins. ”Nunca houve sequer ameaça de bloqueio, por conta dos doze ou dezesseis milhões de reais que o ex-prefeito Lira Maia ficou devendo”, disse Martins. “Ainda tivemos que pagar quatro milhões e meio de reais, porque fomos obrigados”, esclareceu.
“Alexandre Von tem, de certa forma, direito a ficar no palanque mais alguns dias, talvez três ou quatro meses. Agora, tem que fazer no palanque algo que seja sério, não adianta procurar o que não existe”, disse Dr. Everaldo. E quanto à crise que ele declarou: “’Não existe crise, o dinheiro do Tesouro Municipal ficou apropriado na despesa; ficou Recurso de convênio, recurso de Transferência Voluntária do governo Federal nas contas; o ano letivo, em nossa gestão começou no dia 15 de fevereiro, então, nesse prazo a escolas têm que estar prontas para funcionar; o novo piso salarial dos professores, a Prefeitura de Santarém paga, se não me engano, desde setembro de 2011 e que terá que ser pago em janeiro”, avisou. “Não vale inventar desculpas para não pagar, pois em caixa existem recursos do Fundeb, recursos do governo Federal, em contrapartida, é claro, com a Prefeitura de Santarém”, citou Everaldinho.

Geraldo Pastana, o Risadinha agora vira funcionário em Belterra

“Parece brincadeira, a prefeita eleita de Belterra Dilma Serrão não mediu consequências das criticas popular, e na cara de PAU já carimbou o passaporte do ex-prefeito e seu padrinho Geraldo Irineu Pastana como assessor em seu governo, o salário segundo informações é bem gordinho”.

Se depender da prefeita petista de Belterra, o ex-prefeito Geraldo Pastana não ficará desempregado. 
Ela já acenou para seu ex-patrão, já que ela foi sua secretária de Educação uma boa assessoria com todas as regalias possíveis, deixando um amontoado de perguntas no ar.
Sãos frutos por ter elegido como sua sucessora.
Inclusive, o ex-prefeito deve ser mesmo o homem todo poderoso nas articulações a nível estadual e federal, no qual já tem experiência adquerida, já foi deputado estadual e federal.

Homicídio em Altamira, Piauiense já está na carceragem

A prisão de Ericlelton ocorreu com apoio da própria esposa, que marcou um encontro com o acusado em um bar no município. O crime teria sido motivado por um desentendimento entre a vítima e o acusado, durante um programa sexual na casa. 
Ericlelton Macedo: Preso por homicídio
O piauiense Ericlelton da Silva Macedo, de apelido "Negão", 24 anos, permanece preso na carceragem da Superintendência Regional do Xingu, em Altamira, sudoeste do Pará, após ter sido autuado em flagrante por crime de homicídio. A informação foi dada nesta sexta-feira, 18, pela delegada Selma Nazaré dos Santos Sarquis, responsável pela lavratura do flagrante delito. No último dia 11, ele matou com uma corda e uma facada uma mulher até hoje desconhecida. A vítima foi encontrada pendurada pelo pescoço em uma corda e com um corte no lado direito do corpo pela esposa do acusado, Aldely Costa e Silva, por volta de 3h30 da madrugada, após ela chegar em casa do trabalho.