quarta-feira, 16 de maio de 2012


Rurópolis comemora 24º aniversário com desmandos e lixo

“Os urubus já é presença constante no município. Eles aproveitam a sujeira que acumula nas ruas da cidade. O prefeito Aparecido se limita a fazer festa para iludir o povo”.

Município localizado as margens do entroncamento das duas maiores rodovias do Pará, A BR-163, e a 230, Rurópolis se encontra a oito anos a mercê da própria sorte.
Corrupção e abandono seriam as duas principais características da atual administração imposta pelo empresário Aparecido Florentino da Silva, hoje em seu segundo mandato administrativo.
Município que já teve a visita ilustre até o ex-presidente Emilio Garrastazu Médici, hoje vive dias de agonia (abandono), a cidade mais parece uma curatela de garimpo no auge do ouro.
QG DO XAROPE esteve de passagem e pode verificar in loco o descaso praticado pela atual administração.
A população está revoltada, segundo os moradores Aparecido Silva nada fez, a não ser megas eventos para iludir o povo como fez no aniversário da cidade.
A sede do município e região sofre com o descaso. As vicinais estão em estado de calamidade pública. A educação está em baixa, e a saúde anda em passos lentos, até mesmos os postos de saúde vive com migalhas de remédios.
Uma moradora da cidade por telefone aos repórteres do QG afirmou que o povo vive humilhado já que Aparecido não perdoa quem tenta lhe criticar, “logo a perseguição é imposta, e a maioria das vezes é na pancada”, dispara.
A única obra apresentada pelo governo de Aparecido foi 100 casas populares (caixa econômica) que hoje estão caindo aos pedaços, cheio de mato e servido para pratica do sexo, disse outro cidadão da feirinha.
Já um ex-vereador que pediu para não ser identifica acusou o prefeito Aparecido de vim acumulando riqueza com o dinheiro público, e citou a mansão que vive hoje o prefeito, as fazendas no município de Placas, e muita terra em Itaituba, Trairão e Novo Progresso. Ele também acrescentou os imóveis em que Aparecido adquiria como prefeito. O ex-vereador também alertou para o enriquecimento da secretaria de Educação, assim como a de mais dois secretários.  
O QG já investiga o caso, inclusive já tem fotos de fazendas, da mansão em Rurópolis e outros patrimônios que encaminhará a Policia Federal e ao Ministério Público.

Flona do Tapajós

Aprovada medida que retira povo de Aveiro da reserva

 
 Vitoria Histórica para o POVO DE AVEIRO. MP 558 Acaba de ser aprovada na câmara dos deputados.

Acaba de ser aprovado na câmara dos deputados a MP 558 que regulamenta a retirada da sede do município de Aveiro de dentro do Parque Flona do Tapajos. Uma vitoria histórica que representa hoje a carta de euforia do povo Aveirense.
Ranilson com o deputado Hilton Aguiar
Com 230 anos de fundação, a cidade de Aveiro, na região do Médio-Tapajós, tem uma história com muitas particularidades. Com população de pouco mais de 15.200 habitantes e área territorial de 17.158 quilômetros quadrados, a cidade foi fundada em 1781, e se manteve na condição de aldeia de pescadores por mais de vinte anos, até ser considerada ponto estratégico na manutenção das fronteiras internacionais do país. Aveiro também funcionou como um tipo de entreposto de mercadorias, entre Santarém e a região do Alto-Tapajós. Mas a importância da cidade se limitava a essas duas condições, até a primeira metade da década de 1970, quando, por um decreto presidencial, foi criada a Floresta Nacional do Tapajós, com uma área de 545 mil hectares, que, além de Aveiro, ocupou parte do território de Belterra, Placas e Rurópolis. Estava determinado que a cidade não poderia crescer; sequer estabelecer um plano de governo que permitisse à Prefeitura fazer maiores investimentos em infra-estrutura ou no setor produtivo rural. Por mais de trinta anos, se buscou meios de modificar os limites da Flona e excluir a área territorial do município, mesmo que fossem só a sede e os principais distritos. 

Ranilson com Dudimar e joão Paxiúba
Mas isso chegou ao fim no terminado da tarde de hoje 15/05/2012 com a aprovação na camarada dos deputados da MP 558 uma nova data que deve ser considerada nos livros de Historia, e um novo marco para a população de Aveiro . Enumerada como a prioridade nº 1 de sua gestão: regularizar a légua patrimonial da área urbana de Aveiro. O prefeito Ranilson do Prado acompanhou de perto em Brasilia e por telefone agora a pouco confirmou a aprovação da PEC. 
Emocionado o Prefeito Agradeceu ao total apoio e ajuda que recebeu do Senhor Fabio Carvalho, gerente regional da flona atraves do ICMBIO, ao Prefeito Valmir Climaco por toda Solidariedade e companheirismo nessa empreitada e ao apoio fundamental dos deputados Federais Deputado Federal Zé Geraldo, Deputado Federal Dudimar Paxiuba amigo e companheiro, Deputado Federal Lira Maia, Deputado Estadual José Megalle, Deputado Estadual Hilton Aguir que sempre dedicou total atenção aos problemas de aveiro e que juntos buscaram acelerar a tramitação do projeto que retirou do “engessamento” da flona Tapajós o Municipio de Aveiro.
A medida deverá contemplar cerca de 4 mil moradores diretos e, melhor, “desengessar”, o município, que estava encravado em plena área de preservação ambiental (Flona do Tapajós).
- Não sou contra a reserva. Defendo, inclusive, que parte do município continue dentro dela. O que não concordo é que não se possa criar projetos de saneamento e nem firma convenhos, nem ao menos um hotel na cidade, para apoio e infraestrutura turística de Aveiro, por conta da situação que viviamos – declarou o Prefeito Ranilson.
- Ocorrendo isso, Aveiro estará assistindo à abolição de sua escravatura ao verde e a volta da esperança em dias melhores – opinou. O deputado Estadual Hilton Aguiar.
Para quem pensava que conquistas como essas eram impossíveis ai está mais uma vitoria de um governo compromissado com o povo, agora todos poderão ter suas propriedades escrituradas, com direito à busca por financiamento e outros benefícios, e que o município possa fazer as ações nescessarias para o desenvolvimento de nosso município, que antes, eram inalcançáveis. No máximo, elas possuíam título aquisitivo, o que não dava plenos direitos limitados de posse. 
Agora, as ruas de Aveiro poderão ser melhor planejadas. “A cidade tem tudo para crescer, sem as restrições impostas pela unidade de conservação”, diz o prefeito Ranilson Prado. E a gestão municipal já tem outros projetos preparados para aproveitar essa nova fase da administração. 
Por telefone o deputado federal Dudimar Paxiúba falou da importancia da aprovação, e lenbrou que toda luta tem o final vitorioso, ele lembrou que além dele o ex-deputado Nicias ribeiro também esteve junto.
10 municípios do Pará em estado de emergência 

 "Somente Alenquer, Óbidos e Porto de Moz estão com seus decretos homologados pela Defesa Civil Nacional"



10 municípios do Pará em estado de emergência  (Foto: Reprodução / Diário do Pará) Segundo a Defesa Civil Estadual, dez municípios da região oeste do Pará já decretaram situação de emergência, mas somente Alenquer, Óbidos e Porto de Moz estão com seus decretos homologados pela Defesa Civil Nacional. Na região, já são 115.136 pessoas afetadas pela enchente e só em Santarém são 20.377. De acordo com o subtenente Wanderley, do Corpo de Bombeiros, na manhã desta terça-feira o nível dos rios Tapajós e Amazonas na frente de Santarém marcou 8,02, registrando assim uma baixa de dois centímetros em relação ao ponto máximo que já chegou este ano. Ele informou ainda que a Defesa Civil Estadual tem madeira doada pelo Ibama e que será repassado para os municípios que já tiveram seus decretos reconhecidos. O primeiro contemplado foi Alenquer, onde a madeira já foi entregue à prefeitura. Outras ajudas, como cestas básicas, não estão sendo entregues porque ainda não chegaram até a Regional de Santarém. Ele informou ainda que Santarém foi um dos últimos municípios a decretar situação de emergência e toda a documentação já seguiu para Brasília, onde está sendo analisada, mas até o momento não há posição sobre o reconhecimento da emergência. Ele acredita que, como o ministro da Integração Nacional esteve em Santarém e pode ver de perto a situação, isso será rápido.
Vítimas da enchente dos rios Tapajós e Amazonas reclamam a falta de ajuda humanitária por parte da Defesa Civil. Várias residências estão sendo tomadas pela água, deixando inúmeras famílias desabrigadas e outras em situação de risco, tanto na região ribeirinha quanto em alguns bairros na zona urbana de Santarém, como Mapiri, Caranazal, Uruará, Pérola do Maicá e Urumanduba. No bairro do Caranazal, já nas proximidades do lago do Mapiri, dezenas de famílias sofrem com a enchente. Várias residências estão alagadas e os moradores reclamam do abandono por parte do poder público, que não tem prestado o apoio necessário a essas famílias. Segundo a senhora Deuzuita da Silva Sousa, 64, que reside na Alameda 03 de Junho, ela está usando seus poucos recursos para comprar madeira para suspender o assoalho da casa, uma vez que a água já cobriu o piso. A moradora afirma ter recebido ajuda de vizinhos na construção de pontes, porque até o momento não recebeu ajuda nenhuma do governo. Vizinhas à dona Deuzuita, dezenas de outras casas também estão afetadas pelas águas. 
No bairro do Mapiri, a situação não é diferente. Várias famílias tiveram que abandonar as casas devido à cheia e outras continuam no local, alegando que não têm para onde ir. As famílias se reuniram para construir pontes de acesso às residências enquanto aguardam a conclusão das casas do PAC. Os bairros Mapiri e Uruará não foram incluídos no decreto porque lá está sendo construída a orla fluvial contra alagamentos.

Reforço na Saúde

 ERALDO PIMENTA APRESENTA À POPULAÇÃO OS VEÍCULOS QUE ATENDEM A SAÚDE EM URUARÁ

" Apesar de não ser mais candidato, o prefeito continua trabalhando em tempo real" 

Por Cirineu Santos
Fotos: Zé Fotógrafo

Uruará dispõe de uma frota de veículos para atender as questões da saúde. O prefeito Eraldo Pimenta, apresentou a frota de veículos, entre eles, uma UTI móvel completa que auxiliará o município nas ações emergenciais com transporte mais rápido e confortável dos pacientes de urgência e emergência tanto para o Hospital Regional em Altamira quanto para o hospital de Santarém e uma Van Odontológica. É o resultado dos esforços concentrados e da luta do prefeito Eraldo Pimenta e sua equipe, melhorando a qualidade dos serviços de saúde do Município.

Segundo o prefeito, a entrega da UTI faz parte do termo de acordo técnico financeiro firmado entre a Norte Energia e a Prefeitura de Uruará, através do Consórcio Belo Monte, para investimentos nas melhorias da qualidade dos serviços de saúde. “Equipamento a disposição da Secretaria Municipal de Saúde. Hoje o município dispõe de três UTI’is móveis que atendem a população. Uma, comprada  com recursos próprios, a outra, do SAMU 192 que foi convênio com o Governo Federal e  essa agora, que foi entregue pela Norte Energia, além de outros veículos que diariamente atendem os pacientes tanto da zona rural quanto na cidade”, disse o prefeito.
Eraldo Pimenta ressaltou ainda, que o Município possui uma das frotas de veículos mais equipadas da região. “O município dispõe da maior equipe de saúde da região, com equipamentos de última geração e pessoal altamente qualificado para atender os usuários, graças aos esforços de nossa equipe. Queremos agradecer também a Norte Energia pelos investimentos e o cumprimento de nossas exigências através do Consórcio Belo Monte”, disse.