quarta-feira, 19 de junho de 2019

Iteração: Despacito a mais de Nélio Aguiar

Nélio no momento que interagia com um dos brincantes do grupo folclórico as turbinadas da Bebel
Ele é ser humano também. Tem direito de se divertir. 
Tentando imitar os dois astros, Lockwood e Lina Lamont, do cinema clássico do filme Dançando na Chuva, o prefeito de Santarém Nelio Aguiar, chamou a atenção com sua participação especial no grupo folclórico as turbinadas da Bebel. Dando um verdadeiro show de dança. 
O fato ocorreu durante um momento de interação com o público na apresentação da Quadrilha Humorística Turbinadas da Bebel, no bairro Santarenzinho. 
A equipe de governo estava no local realizando o projeto Cultura na Comunidade, que faz parte das ações do Aniversário de 358 anos. Os brincantes da quadrilha interagiram com o prefeito, e ele foi receptivo com a brincadeira. 
Veja o vídeo.

Vereador Marcione e ex-prefeito Leonir Gauchão de Placas continuam sob investigação do MP

Ex-prefeito Leonir Gauchão
O Município de Placas e um dos onze municípios que fazem parte do consorcio Norte e Energia, que recebem óleo diesel e desviam trocando por gado, aumentando suas fazendas e consequentemente seus patrimônios pessoais. 
A denúncia protocolada no Ministério Publico denuncia o vereador Marcione Rocha e o ex-prefeito Leonir Hermes de fraudes, dentre eles, o enriquecimento ilícito. Os leilões de combustíveis eram realizados na garagem da prefeitura em plena luz do dia, juntamente com o secretário de infraestrutura mais conhecido como “cabeça de alho”. 
A denúncia ainda fez referência ao avolumado enriquecimento do vereador com apenas três anos de mandato, naquela época chefe de gabinete. “Que o vereador Marcione Rocha entrou na prefeitura como chefe de gabinete, dirigindo uma moto e agora possui várias fazendas de gados em nome de laranjas, carros alugados para a prefeitura, direcionando que também tenha havido uma provável lavagem de dinheiro com o supermercado Casa Rosa, para tirar notas fiscais frias com valores fantasmas para justificar as fraudes cometidas por eles”. 
“Eram efetuados depósitos na conta da proprietária do supermercado e ela repassava o dinheiro a eles, descontando o superfaturamento de todas as mercadorias que eram compradas no referido supermercado, inclusive com o aval também da então secretaria de educação, onde eram comprados produtos para merenda escolar, através do senhor Marcelo leal”, consta a denúncia. 
Essa denúncia foi protocolada no Ministério Público em 2016 e até o momento nenhuma noticia se teve a respeito do resultado das investigações. Mas acreditamos na seriedade do MP, que as investigações estão sendo apuradas, contradizendo as palavras do vereador Marcione, que propagandeava na época que aquilo (a denúncia) não ia dar exatamente em nada.
A redação do Blog do Xarope conseguiu ouvir um dos acusados, o vereador do democratas Marcione Rocha que enviou essa defesa:
Marcione Rocha se defende das acusações do MP
Meu Nobre. Eu não tenho nada desses bens que falam, tenho um carro e o mesmo é financiado . 
Meu gado é 30 amigo . 
Sou um funcionário público como qualquer um outro. 
Essa denúncia foi em 2016 . E foi respondida , protocolamos a resposta e tudo foi resolvido . isso não passa de perseguição Política . 
Tenho minha vida Limpa . 
No período que passei na prefeitura não ordenei despesa  não respondo por conta de gestão . 
O óleo que veio fizemos as vicinais e a prestação de conta foram aprovadas na Norte Energia .
O outro acusado, o ex-prefeito Leonir Gauchão não foi encontrado pela redação do Blog do Xarope, que está a disposição de seu direito de resposta, se assim quiser.

Deputado Federal do MDB José Priante é investigado por esquema de corrupção

José Priante está sendo investigado por possível envolvimento num esquema de corrupção no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) no Pará. O parlamentar teria indicado servidores que foram presos acusados de cobrar propina para favorecer mineradoras do Estado. O inquérito está em andamento no Supremo Tribunal Federal.
Em 2015 a superintendência do DNPM no estado foi alvo da operação Grand Canyon, com participação do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União(CGU), que descobriu um esquema de corrupção envolvendo servidores graduados do órgão em Belém. 
Foram encontradas irregularidades em 67 processos minerários. De acordo com as investigações, o esquema funcionava da seguinte maneira: empresas que já tinham autorização para pesquisar uma área não conseguiram renovar o pedido para continuar o trabalho. Funcionários do DNPM manobravam para impedir a renovação e liberavam as mesmas áreas já mapeadas para concorrentes.
Em depoimento, funcionário do órgão diz que medidas legais eram tomadas pelos superiores para direcionar essas áreas aos interessados. Eles também são acusados de cobrar propina para liberar processos de mineração.
No ano de 2014, um funcionário do DNPM pediu 30 mil reais para aprovar uma autorização. O servidor escreveu o pedido em um papel, com o seguinte texto: “para emitir a licença precisa de um valor político”. A justificativa que era ano de eleição.
Na operação Grand Canyon foram presos o então superintendente do DNPM no Pará Thiago Marques de Almeida, o procurador do órgão Ricardo Araújo Lameira e o ex-chefe do departamento João Bosco Braga. Ainda de acordo com as investigações, todos eles haviam sido indicados aos cargos pelo deputado federal José Priante.
O aprofundamento das investigações levou ao surgimento do nome do deputado federal José priante como envolvido em esquema de corrupção no DNPM e como ele tem prerrogativa de foro, a Justiça Federal encaminhou a denúncia para o Supremo Tribunal Federal onde foi aberto inquérito para apurar a participação do parlamentar.

Tribunal de Justiça do Pará mantém a prisão de acusado de matar radialista em Novo Progresso

Tribunal de Justiça do Pará mantém a prisão de acusado de matar companheiro de fazendeira em Novo Progresso
Sob a relatoria da desembargadora Maria de Nazaré Gouveia dos Santos, os integrantes da Seção de Direito Penal do Tribunal de Justiça do Pará, negaram pedido de liberdade ao réu Rodrigo Dilmar Krinski.
Ele é acusado de envolvimento na morte do radialista Marcelo Renato Guterres Soares, em julho de 2018, em Novo Progresso, oeste do estado.

Justiça condena prefeito de Monte Alegre Jardel Vasconcelos; 3 anos de gancho

Além de multa e perda da função pública, o gestor teve seus direitos políticos cassados por 3 anos
Prefeito de Monte Alegre, oeste do Pará, pela 3ª vez, Jardel Vasconcelos (MDB) voltou a ser condenado pela Justiça em nova ação civil por improbidade administrativa.
Além de multa e perda da função pública, o gestor teve seus direitos políticos cassados por 3 anos pelo juiz federal Domingos Daniel Moutinho. Outra ré no processo, a Saneng (Santarém Engenharia), empresa de propriedade do engenheiro Carlos Eduardo de Mendonça, também foi condenada.
Cabe recurso.
Os réus foram acusados pelo Ministério Público Federal de fraude no processo para construção de uma escola na zona rural (São Diogo), em 2003, com verbas repassadas ao município pelo governo federal, via Fundeb.
Audiência em ação sob sigilo.
À época, Jardel era prefeito. A Saneng ganhou a licitação, recebeu recursos, mas não teria realizado o serviço. O gestor e a empresa negaram as acusações nos autos do processo.
“Jardel [Vasconcelos] Carmo foi quem autorizou o pagamento de valor à empresa corré, embora a fase contratual tenha sido igualmente eivada de vícios. Foi ele quem assinou o recibo e emitiu o cheque”, ressaltou o magistrado na sentença, com data de 30 de maio passado.
A autorização do pagamento sem a precedência da correta liquidação e do atesto dos serviços denota seu conhecimento a respeito dos vícios no processo”.
O caso tramita há cerca de 10 anos na 1ª Vara Federal em Santarém. Se for ajuizado recurso por parte dos réus, o processo subirá ao TRF1 (Tribunal Regional Federal), da 1ª Região, em Brasília (DF).
Blog do Xarope com informações de Jeso Carneiro