quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Santarém registra o pior dia do ano em mortes por covid-19; já são mais de 100 no mês

Por Jeso Carneiro: 
O número de mortes oficiais neste mês ultrapassou a 100 e chegou nesta terça a 104 – aumento de 121% em relação a todo o mês de janeiro passado, quando foram registrados 47 óbitos em decorrência do vírus.
Santarém: o pior dia em número de mortes por covid-19 neste ano. Foto: Ádrio Denner/Arquivo BJ
Santarém (PA), de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), adicionou nesta terça-feira (23) 14 novos casos de mortes por covid-19 à estatística no município.
É o maior registro de óbitos devido à doença neste ano. Os novos dados epidemiológicos foram divulgados na noite de ontem (23), às 21h, pela Semsa.
O segundo pior dia em mortes na cidade também foi registrado em fevereiro: dia 8, uma segunda-feira, com 13 óbitos.
Ainda de acordo com a Semsa, as mortes acrescentadas ontem à estatística ocorreram entre os dias 19 e 23 deste mês, “sendo 8 homens e 6 mulheres”, com idade entre 59 e 88 anos.
“Outros 9 óbitos estão sendo investigados”, ressaltou a secretaria.
Os infectados somam agora 15.201, com acréscimo de 34 novos casos no boletim epidemiológico. São mais de mil casos (1.046) registrados só neste mês.
Desde a semana passada, Santarém deixou o bandeiramento preto (lockdown), o mais elevado, e desceu para bandeira vermelha (alto risco para covid-19).
O governo estadual justificou a medida por conta de uma suposta “estabilização dos casos de covid, na região Oeste do Estado e também a reabertura do Hospital de Campanha, em Santarém”.
O município, por conta da mudança de bandeiramento, voltou a ter as suas atividades econômicas normalizadas, com reabertura, por exemplo, de shoppings, academias, restaurantes etc.


Pessoas que usam óculos têm até 3 vezes menos chance de pegar Covid-19, dizem cientistas

Pessoas que usam óculos têm entre até três vezes menos chances de ser infectadas com Covid-19, apontou um novo estudo publicado por cientistas indianos na semana passada. No estudo, forma analisados 304 pacientes, sendo que 58 deles usavam óculos, de grau ou de sol.
A análise, ainda em fase preliminar, também descobriu que pessoas pobres e sem educação formal têm mais probabilidade de pegar o vírus, em parte porque não usam tanto óculos, conforme publicação no site especializado "Medrxiv"
De acordo com o relatório, publicado na Índia, as pessoas tocam o rosto 23 vezes por hora e os olhos três vezes por hora, em média.
O líder da pesquisa, Amit Kumar Saxena, escreveu ao publicar a pesquisa, de acordo com a mídia local: "A transmissão ocorre ao tocar o rosto, nariz, boca e olhos. Tocar o nariz e a boca é significativamente reduzido ao usar uma máscara facial de maneira adequada. Mas usar uma máscara facial não protege os olhos. Tocar e esfregar os olhos com as mãos contaminadas pode ser uma via significativa de infecção do vírus. O risco do Covid-19 foi duas a três vezes menor na população que usava óculos do que na população que não usava. Isso pode ser devido a menos toques e fricção nos olhos durante o uso de óculos. O papel protetor dos óculos foi considerado estatisticamente significativo."
Outro estudo, realizado antes, na China, para medir a relação entre usuários de óculos e a baixa taxa de transmissão, apontou que apenas 16 pacientes de um total de 276 internados com Covid-19 no hospital Suizhou Zengdu, na província de Hubei, tinham miopia e usavam óculos com frequência, contou a CNN.

Governador do Pará anuncia compra de 3 milhões de doses de vacina


Helder fez o anúncio na noite desta terça-feira (23), após decisão do STF
Ogovernador Helder Barbalho anunciou na noite desta terça-feira (23) que irá adquirir três milhões de doses de vacina contra a Covid-19 de todas os laboratórios que estejam autorizados pelas agências de vigilância do Brasil ou que estejam conveniadas.
"Lamentavelmente a oferta de vacinas ainda é muito pequena, mas com essa decisão [do STF] nós estaremos reforçando o que nós já havíamos feito semanas atrás junto ao Consórcio de Governadores da Amazônia e também com o Fórum de Governadores do Brasil", afirmou.

Empresário que pagou multa milionária recebe pedido para ajudar o Paysandu


Elusmar Maggi Scheffer usou as redes sociais para dizer que está recebendo muitos pedidos inusitados e cita time paraense
Após o empresário da soja, Elusmar Maggi Scheffer, pagar uma multa milionária para que o jogador Rodinei pudesse jogar a “final do Brasileiro”, que aconteceu no último domingo (21), no Maracanã, muitos pedidos de “ajuda” começaram a ser enviados para ele de diversas partes do Brasil. Entre elas a que seria de um clube bem conhecido nosso.
Na noite de terça-feira (24), uma rede social, que seria do empresário, diz que está recebendo os pedidos de ajuda, entre eles do Paysandu.
“Não consigo ler e atender a todos, mas hoje vocês se superaram. A lista do que me pediram foi grande... Ajudar Paysandu, Ponte Preta e Náutico”, escreveu em sua conta no Twitter.

Repórter cai de ponte durante matéria ao vivo e é resgatado pelos Bombeiros

O jornalista fazia uma reportagem sobre o perigo causado pela erosão na cabeceira de um córrego quando sofreu uma queda e quebrou os dois tornozelos.
Volta e meia os profissionais que têm a missão de levar a informação ao público acabam se tornando a própria notícia. Foi o que aconteceu com o repórter Jandir Martins, da TV Cidade no Mato Grosso. Ele fazia uma matéria quando sofreu um acidente ao vivo.
O caso aconteceu no último dia 18, por volta das 11h, durante um link ao vivo para o programa “Cidade Agora”. O jornalista, conhecido como ‘Tuiuiú do Pantanal’, fazia uma reportagem sobre o perigo dos pedestres passarem pela cabeceira do córrego canivete, na Avenida Bandeirantes, onde havia uma erosão sem qualquer proteção.

'Doença da urina preta': irmãs são internadas em hospital no Recife depois de comer peixe, diz família

"Além de arabaiana, o tambaqui também tem essa toxina, que é um produto de degradação do peixe, o que ocorre quando ele não é transportado nem acondicionado em temperaturas ideais (de --2 a 8 ºC). O grande problema é que essa toxina não tem gosto", declarou.
"As minhas irmãs comeram esse peixe e ele está aparentemente associado a uma toxina que leva à Síndrome de Haff. Elas consumiram esse peixe e, quatro horas após, apresentaram os sintomas. É um período muito curto, é uma doença rara. A minha irmã [Pryscila] teve um quadro de dor muito grande, ficou rígida, caiu dura no chão", contou Aline Andrade, irmã das pacientes.
Ainda de acordo com a mãe delas, o diagnóstico da doença de Haff foi informado pelo hospital no sábado (20), 48 horas após as duas filhas dela darem entrada na unidade.
Flávia e Pryscila Andrade foram diagnosticadas com Síndrome de Haff, após ingerir arabaiana, segundo mãe e irmã. Uma delas está na UTI. Secretaria de Saúde diz que estado tem cinco casos suspeitos.
Duas irmãs foram internadas em um hospital particular no Recife ao se sentir mal e apresentar dores, após comer peixe da espécie arabaiana. Segundo a família delas, os médicos confirmaram o diagnóstico de Síndrome de Haff, conhecida como "doença da urina preta" (veja vídeo acima). O governo de Pernambuco informou que investiga cinco casos dessa doença rara.
A empresária Flávia Andrade, de 36 anos, e a irmã dela, a médica veterinária Pryscila Andrade, de 31 anos, chegaram ao Hospital Português, no bairro do Paissandu, na área central da capital pernambucana, no dia 16 de fevereiro.