quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Cristiano Ronaldo comemora Portugal como sede da Copa de 2030: “Sonho”

O craque português celebra a escolha do país para o Mundial, que também contará com partidas no Uruguai, Argentina e Paraguai .

“Um sonho se tornou realidade , comemorou Cristiano Ronaldo
A Fifa anunciou, nesta quarta-feira (11), as sedes das duas próximas Copas do Mundo. Em 2030, o torneio será realizado em Marrocos, Espanha e Portugal. No entanto, como parte da Celebração do Centenário, em homenagem aos 100 anos do primeiro Mundial, três partidas também serão disputadas no Uruguai, Argentina e Paraguai, sendo uma em cada país.
O craque português Cristiano Ronaldo, referência do futebol mundial e um símbolo do esporte em Portugal, comemorou a decisão nas redes sociais e escreveu: “Um sonho se tornou realidade. Portugal vai receber o Mundial de 2030 e nos encher de orgulho. Juntos!”
Portugal vai receber pela primeira vez jogos de um Mundial, e os estádios que vão receber os jogos são o Estádio da Luz, o Estádio José Alvalade, ambos em Lisboa, e o Estádio do Dragão, no Porto.

Mulher mata idoso de 70 anos a terçadadas em Manaus

Mulher invadiu a casa da vítima

A mulher foi encontrada próximo ao local do crime, com arma branca em mãos. Ela confessou o assassinato.
Manaus (AM) – Na noite desta quarta-feira (11), um idoso identificado como Emanuel Queiroz Cabral, de aproximadamente 70 anos, foi encontro morto dentro de sua casa, na rua Guarani, localizada no bairro Vila da Prata, na zona Centro-Oeste de Manaus.
Segundo informações repassadas pela polícia, o crime teria sido cometido por uma mulher em situação de rua, que invadiu a casa do idoso. Relatos de testemunhas dão conta de que a suspeita teria tentado invadir outras casas na região, antes do matar a vítima.
Até o momento, não há informações acerca das motivações do crime. De acordo com a polícia, o idoso estava saindo do banho, quando foi atingido por golpes de terçado. A mulher foi encontrada próximo ao local do crime, com arma branca em mãos. Ela confessou o assassinato.
O corpo do idoso foi removido pelo Insituto Médico Legal (IML), após passar pela perícia do Departamento de Polícia Técnico Científica (DPTC). O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). As suspeitas são de que a mulher sofra de problemas mentais e tenha agido por impulso.

Cratera em avenida engole caminhão de lixo e complica trânsito na Zona Oeste de Manaus

Autoridades pedem atenção redobrada dos condutores nas vias alternativas.

O incidente, causado por um vazamento em uma tubulação de grande porte, segundo a concessionária 

Uma cratera se abriu na Avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, e engoliu um caminhão de coleta de lixo na madrugada desta quarta-feira (11). O incidente, causado por um vazamento em uma tubulação de grande porte, segundo a concessionária Águas de Manaus, não deixou feridos.
Equipes da concessionária iniciaram a manutenção e substituição das tubulações no local, com previsão de normalização do abastecimento de água nas Zonas Norte, Oeste e Centro-Oeste até a madrugada de quinta-feira (12).
A Prefeitura de Manaus enviou equipes para retirar o caminhão da cratera, enquanto agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) controlam o trânsito na área. Cerca de 30 agentes atuam nos desvios, orientando motoristas para minimizar os impactos.
Os desvios principais foram direcionados para a Avenida Ipasi e uma rotatória próxima, a fim de garantir a segurança dos trabalhadores e motoristas. Autoridades pedem atenção redobrada dos condutores nas vias alternativas.

Apreendidos 11,7 kg de droga no interior de veículo transportado pelo ferry boat Golfinho do Norte

A descoberta da droga contou com a ajuda de um cão farejador, que sinalizou a presença do material entorpecente . 

Todos os suspeitos foram levados à Delegacia da Polícia Civil de Óbidos para os procedimentos legais necessários.
Equipes da Polícia Militar realizaram uma operação de rotina na Base Candiru, em Óbidos, no oeste do Pará, que resultou na apreensão de 11,706 kg de droga análoga à pedra de crack. A ação ocorreu na tarde desta quarta-feira (11), durante a abordagem a uma embarcação proveniente de Manaus, no Amazonas. O entorpecente foi encontrado em dez tabletes dentro de um veículo modelo WV Virtus, placa QZE 1E37, que estava a bordo do F/B Golfinho do Norte, com destino a Santarém.
A descoberta da droga contou com a ajuda de um cão farejador, que sinalizou a presença do material entorpecente. Como resultado da operação, três indivíduos foram detidos: Lucas Jinkings Silva, Dayane Klissia Moraes dos Santos e Daniely Ferreira Rodrigues.
Todos os suspeitos foram levados à Delegacia da Polícia Civil de Óbidos para os procedimentos legais necessários. A operação faz parte de um esforço contínuo das forças de segurança para combater o tráfico de drogas na região, que frequentemente utiliza rotas fluviais para o transporte de entorpecentes.
A operação em Óbidos é parte de uma série de ações integradas que envolvem diversas unidades da Polícia Militar e outros órgãos de segurança pública, incluindo o Grupamento Fluvial (GFLU) e o Núcleo de Inteligência da Secretaria de Mobilidade e Transportes. Nos últimos dias, a Base Candiru tem sido um ponto focal para operações contra o tráfico de drogas, com apreensões significativas ocorrendo em um curto espaço de tempo.

Vulgo “Gê” é alvo de busca e apreensão na Operação ‘Celebration’ da Polícia Civil em Santarém

O alvo é irmão de um acusado que está preso pela prática de furtos, conhecido por Marcelinho.

Vulgo “Rogério/Gê” ou “Delinho” já possui passagens pela polícia, por crimes de receptação, porte ilegal de arma e violência doméstica, porém, é a primeira prisão pela suspeita de tráfico de drogas.
Foi desencadeada na manhã de quinta-feira (12) a Operação ‘Celebration’ comandada pela Delegacia de Repreensão a Entorpecentes da Polícia Civil em Santarém.
Um mandado de busca e apreensão foi efetuado contra Alison Rogério Pereira da Silva por suspeita de comercialização de produtos ilícitos na residência localizada na grande área do Santarenzinho.
De acordo com informações, o alvo é irmão de um acusado que está preso pela prática de furtos, conhecido por Marcelinho. O delegado Erick Peterson conversou com imprensa na Depol e relatou como ocorreu a prisão.
“Comparecemos na casa do mesmo, e fomos recebidos pela companheira dele, identificada como Carina Teles Roberto, pois Alison não encontrava-se. Comunicamos a ela que estava com mandado de busca e diante disso, realizamos a busca pela residência, e no decorrer, o suspeito chegou de moto e foi informado”. Disse o delegado da D. R.E de Santarém.
Conforme as diligências no local, um dos investigadores constatou a existência de um tablete enterrado ao lado do imóvel, aparentemente pasta base de cocaína.
Além da droga, dinheiro, caderno de anotações, aparelhos celulares e motocicletas foram apreendidos.
Vulgo “Rogério/Gê” ou “Delinho” já possui passagens pela polícia, por crimes de receptação, porte ilegal de arma e violência doméstica, porém, é a primeira prisão pela suspeita de tráfico de drogas.
O casal foi conduzido para a 16ª Seccional de Polícia Civil de Santarém aos procedimentos cabíveis perante a justiça.
Matéria em atualização .

Arma usada em tráfico de drogas não gera crime por posse ou porte ilegal, decide STJ

Segundo o STJ, a decisão garante uma aplicação mais precisa das leis e evita interpretações que resultem em penas cumulativas 

Por unanimidade, a 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que se uma arma de fogo é usada para “garantir o sucesso” do tráfico de drogas, a sua apreensão nesse contexto não gera crime por posse ou porte ilegal.
Nestes casos, incidirá sobre o acusado apenas a pena prevista no artigo 40, inciso IV, da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006).
A decisão que fixou tese vinculante sobre o tema para orientar instâncias ordinárias foi proferida no dia 27 de novembro de 2024.
O relator dos recursos, ministro Reynaldo Soares da Fonseca, usou como argumento jurisprudência pacificada por ambas as turmas de Direito Criminal do STJ.
Princípio da consunção
A jurisprudência citada pelo relator trata do princípio da consunção, que diz que quando um crime é meio necessário para a execução de outro, mais abrangente, o primeiro acaba absorvido.
Nesses casos – onde se aplicam o princípio da consunção – apenas um dos crimes é punido.
De acordo com a decisão do STJ, é isso o que deve ocorrer nos casos em que um suspeito de tráfico de drogas é preso portando uma arma de fogo, já que o porte ilegal é um crime menor do que o tráfico.
Caberá ao MP provar que a arma não tem vinculação com o tráfico de drogas
Acontece que a posse e o porte ilegal de arma de fogo também são crimes autônomos previstos no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003).
No entendimento do STJ, o acusado só será punido pelos dois crimes se o Ministério Público comprovar que o uso ilegal da a arma de fogo não estava ligado ao tráfico de drogas.
“A premissa é de que a posse ou porte de arma, nesses casos, é apenas um meio para viabilizar ou facilitar a prática do tráfico de drogas”, disse o ministro Reynaldo Soares da Fonseca.
Segundo o STJ, a decisão garante uma aplicação mais precisa das leis e evita interpretações que resultem em penas cumulativas.
“A posse da arma de fogo, assim, não é delito autônomo, mas ferramenta do crime principal. Dessa forma, a conduta referente é absorvida, evitando a duplicidade de punição sobre o mesmo fato”, completou o relator.
Fonte: Gazeta do Povo e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/12/2024/15:09:05

Ladrão de calcinhas é flagrado por câmeras de segurança em Altamira | PA

Uma câmera de segurança flagrou uma cena inusitada na Rua Petúnias, no bairro Viena, em Altamira, sudoeste do Pará.

Homem, vestindo camiseta rosa, boné e bermuda, aparece nas imagens de câmera de segurança
Uma câmera de segurança flagrou uma cena inusitada na Rua Petúnias, no bairro Viena, em Altamira, sudoeste do Pará. O relógio marcava 14h37 de sábado (7), quando um homem, vestindo camiseta rosa, boné e bermuda, aparece nas imagens de câmera de segurança, subindo a calçada em direção a um varal. Ele pega uma calcinha vermelha e, logo depois, outras peças de roupa. Nas imagens, o suspeito junta tudo, forma um bolo com as peças e sai olhando para os lados, tentando disfarçar.

Ladrão de Calcinha .
Segundo informações de testemunhas, o suspeito subiu pela rua, entrou no terreno vizinho, subiu a calçada da casa. Do varal ele levou calcinhas e uma calça que pertence ao irmão da vítima. Nossa equipe de reportagem conseguiu localizar a casa e a proprietária. Ela informou que no momento do crime, não havia ninguém na casa, já que o marido estava trabalhando e ela no Hospital onde estava em trabalho de parto. “Na hora não tinha ninguém em casa não. Só a câmera que pegou ele e meu esposo viu.  Eu tava no Hospital, tive meu bebê recentemente e foi uma surpresa, né, engraçado também, porque um cara roubar uma calcinha?!”, disse.
Vizinhos contaram que este não seria o único furto registrado no bairro pelo mesmo ladrão de calcinhas. E que após cometer o furto ele ainda teria jogado algumas peças fora. A mulher compartilhou o vídeo em diversos grupos de aplicativo de mensagens do bairro na tentativa de identificar o homem. Ele já teria diversas passagens pela polícia.
“A gente teve que expor porque ele poderia levar algo mais valioso, poderia entrar na casa. Ou poderia tá arrodeando para poder entrar e a gente decidiu espalhar esse vídeo.”, falou.
Até o momento nenhum item levado do varal da casa foi encontrado. A vítima conta que não imagina qual o intuito do criminoso.
“Esse cara é louco, eu acho que era para vestir, ele tava necessitando.”, finalizou brincando com a situação.

Operação nacional mira rede de falsificação de RGs no Pará

A partir de RGs emitidos em outros estados, criminosos adotavam CNH, título de eleitor, habilitação de arrais amador e até constituição de empresas

RGs Falsos eram usados por integrantes de facções criminosas - Foto : Ascom/ PRF .
Uma operação contra uma rede de rede de falsificação de documentos para integrantes de facções criminosas foi realizada nesta quarta-feira (11). Parte desses documentos teria saído do Pará. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Belém, Breu Branco e São Francisco do Pará.
Chamada de “Operação Renascidos”, a ação teve participação dos Ministérios Públicos do Pará (MPPA) e de São Paulo (MPSP), além da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Não houve prisões.
De acordo com o MPPA, a partir de RGs emitidos em outros estados, membros de facções criminosas, foragidos da Justiça, condenados e estelionatários emitiram documentos falsos, permitindo-lhes adotar nova identificação com emissão fraudulenta de CNH, título de eleitor, habilitação de arrais amador e até constituição de empresas.

Diplomação de Zé Filho marca nova fase para Rurópolis com apoio do deputado estadual Torrinho Torres.

Em um momento histórico para a cidade de Rurópolis, no Pará, aconteceu a cerimônia de diplomação do prefeito Zé Filho, mais conhecido como "Zé Filho da Farmácia".

O evento reuniu lideranças políticas, autoridades locais e a população, simbolizando a confiança depositada na nova gestão municipal.
O Deputado Estadual "Torrinho Torres marcou presença e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento de Rurópolis.
Deputado Estadual Torrinho Torres , Prefeito Eleito de Rurópolis Zé Filho , Vereadores Eleitos
Deputado destacou a parceria com Zé Filho e o empenho de ambos em trazer mais investimentos e melhorias para o município.
*Estamos juntos para transformar Rurópolis, garantindo mais oportunidades e qualidade de vida para o nosso povo, declarou o deputado.
A união entre Torrinho Torres e Zé Filho promete fortalecer políticas públicas e projetos em áreas essenciais como saúde, infraestrutura e educação, consolidando um futuro promissor para Rurópolis.
Deputado Estadual Torrinho Torres , Prefeito Eleito Zé Filho .
Consolidando um Futuro Promissor para Rurópolis .

Obra de macrodrenagem do Canal da Cipriano Santos alcança 33% de execução

O Canal da Cipriano Santos faz parte da Bacia do Tucunduba. 

A obra de macrodrenagem do Canal da Cipriano Santos, no bairro da Terra Firme, em Belém, alcançou 33% de serviços executados. 
A obra de macrodrenagem do Canal da Cipriano Santos, no bairro da Terra Firme, em Belém, alcançou 33% de serviços executados. Um dos legados da realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – COP 30, que ocorrerá em novembro de 2025, na capital paraense, o local está recebendo reconstrução das paredes do canal, cravação de estacas flutuantes, instalações das placas de contenção e avança para a instalação das passarelas. Parte dos trabalhos vão garantir urbanização, infraestrutura e saneamento para mais de 80 mil famílias.
O Canal da Cipriano Santos faz parte da Bacia do Tucunduba. A macrodrenagem no espaço, além da Terra Firme, também vai contemplar os bairros do Guamá, Canudos e Marco, acabando com os alagamentos e trazendo mais qualidade de vida para a população. “Meu marido e meu filho tinham que sair com o sapato na mão, pois tudo alagava. Com o asfalto, a linha de ônibus vai voltar a entrar aqui, trazendo essa e outras melhorias. A gente precisava desse olhar”, comemorou a dona de casa Terezinha Souza.

Subtenente Fonteles recebe Título de Cidadão Emérito de Mojuí dos Campos

Essa honraria destaca o reconhecimento da importância do trabalho do Subtenente na segurança da população na região.

O vereador ressaltou a dedicação e contribuição do Subtenente Fonteneles a Cidade de Mojui dos Campos .
A cerimônia ocorreu no Plenário Nicias Lopes Ribeiro, na Câmara de Vereadores, e foi proposta pelo vereador Antônio Aguiar (PP). O título é concedido a indivíduos que tenham prestado relevantes serviços e contribuído significativamente para o desenvolvimento de Mojuí dos Campos. Essa honraria destaca o reconhecimento da importância do trabalho do Subtenente na segurança da população na região.

Comandante do 6º Pelotão da Polícia Militar de Mojuí dos Campos, Subtenente PM Fonteles, ao lado de familiares.

O vereador Antônio Aguiar (PP) destacou a importância da indicação do título de cidadão emérito ao Subtenente PM Fonteles, ressaltando sua dedicação e contribuição à comunidade de Mojuí dos Campos. Segundo Aguiar, Fonteles, sendo o único filho da terra a assumir o comando da Polícia Militar na cidade, representa um motivo especial de gratidão. “Pelo trabalho que ele tem feito em nosso município, temos acompanhado seu excelente desempenho. Ele é mais que merecedor dessa homenagem”, afirmou o vereador.


Homem é preso por envolvimento na morte de bombeiro militar

A vítima foi assassinada na frente da casa dela. Outra pessoa também foi morta, atingida pelos tiros.

O crime aconteceu no município de Ananindeua ,na Grande Belém .

A Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia de Homicídios de Agentes Públicos (DHAP), prendeu, na última quarta-feira, 11, um homem indiciado pelo envolvimento na morte de um bombeiro militar. O crime aconteceu em dezembro de 2023, no município de Ananindeua, na Grande Belém.
A execução ocorreu na frente da casa do bombeiro, no momento em que ele estava conversando com um grupo de pessoas. Na ocasião, três homens desceram de um carro e atiraram contra a vítima. Uma segunda pessoa também foi alvejada pelos criminosos, ela veio a óbito juntamente com o agente público.
“De acordo com Walter Resende, delegado-geral da Polícia Civil do Pará, as investigações sobre o caso começaram logo após o seu acontecimento. "Os agentes da DHAP iniciaram as investigações de maneira ágil e, no decorrer do processo, conseguiram identificar quatro envolvidos, o quarto foi preso hoje, e três já tinham sido detidos anteriormente", informou o gestor.
Esta é a quarta prisão realizada durante a investigação. Após a reunião de provas, os agentes da unidade especializada conseguiram capturar o criminoso, que foi apontado como um dos autores dos disparos que mataram as vítimas.
Além do cumprimento do mandado de prisão, também foi efetuado o cumprimento de um mandado de busca e apreensão. Os objetos e elementos apreendidos serão analisados e agregados ao inquérito policial que está em curso, conforme determinação judicial.
Sobre a operação, o delegado Allan Cavalcante, diretor da DHAP, destacou que a prisão do suspeito reafirma o papel fundamental da Polícia Civil em investigar com rigor crimes dessa natureza. "A captura dele destaca o foco e a eficiência que a PCPA tem em resolver crimes cometidos contra os agentes públicos do nosso Estado. Continuaremos empenhados em combater a criminalidade e em garantir que os responsáveis por tais atos sejam presos e respondam por seus crimes".
O detido já está à disposição da Justiça.

Forças de segurança desarticularam esquema de aliciamento e tráfico de drogas

Mulher é detida ao tentar aliciar menor; outros três suspeitos foram presos suspeitos de tráfico .

Drogas apreendidas estavam dentro do veículo .
Nesta quarta-feira (11), duas operações realizadas na Base Candiru, em Óbidos, no oeste do Pará, resultaram na prisão de suspeitos envolvidos em aliciamento e tráfico de drogas, e também na apreensão de 11kg e 706 g de entorpecentes. As ações foram conduzidas por uma força-tarefa integrada, composta por efetivos do Grupamento Fluvial (GFLU), Comando de Policiamento Regional I (CPR I), 3º BPM, 35º BPM, 2º BME, 1ª CIPAMB e Núcleo de Inteligência da Secretaria de Mobilidade e Transportes (NRI/STM).Caso de aliciamento de menor durante a abordagem à embarcação as autoridades identificaram Mikaele dos Santos Silva, suspeita de estar transportando uma menor de idade para fins de exploração sexual.A menor foi imediatamente encaminhada ao Conselho Tutelar para as providências legais cabíveis, enquanto Mikaele foi conduzida à delegacia para investigação sobre o crime de aliciamento.
Prisões e apreensões de drogas :
Em outra ação, segundo a polícia, foi encontrado 11kg e 706g de entorpecentes dentro de um veículo. Na ocasião, foram detidos os suspeitos Lucas Jinkings Silva, Daniely Ferreira Rodrigues e Dayane Klissia Moraes dos Santos.
Eles foram conduzidos à delegacia, juntamente com todo o material apreendido durante a operação.

Deputado Estadual Torrinho Torres é Homenageado pela Câmara de Vereadores de Mojuí dos Campos.

O Deputado Estadual Torrinho Torres recebeu uma homenagem em reconhecimento ao seu trabalho em prol do município

Deputado Estadual Torrinho Torres , Prefeito Eleito de Mojui dos Campos Jailson Alves .
A cerimônia reuniu autoridades locais, líderes comunitários e moradores que destacaram o impacto positivo das ações do parlamentar na região.
Deputado Estadual Torrinho Torres agradeceu a Homenagem , destacando o compromisso em ajudar ainda mais o Município de Mojui dos Campos .
Durante seu discurso, Torrinho Torres reforçou seu compromisso com Mojuí dos Campos, reafirmando seu papel como parceiro do município em projetos estruturantes e ações que beneficiem a população.
Mojuí dos Campos é uma terra de gente trabalhadora, e meu compromisso é continuar trabalhando para garantir avanços em áreas essenciais, como infraestrutura, saúde e educação.
Essa homenagem me motiva a fazer ainda mais pela cidade”, destacou o deputado.
Deputado Estadual Torrinho Torres , Prefeito Eleito Jailson Alves , Presidente da Câmara Jesanias e Liderança .
O evento marcou um momento de união e agradecimento entre o Legislativo Municipal e o representante estadual, que segue ampliando seu protagonismo na região.