quinta-feira, 23 de junho de 2022

Pesquisa aponta Márcio do Povo como um dos prefeitos mais bem avaliados do Pará e do Brasil

Segundo a pesquisa, o prefeito Márcio do Povo e o governador Helder Barbalho têm aprovação da maioria dos moradores de Vitória

Pesquisa realizada pela Destak Publicidade e Pesquisa no município de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, aponta que o prefeito Márcio Rocha (PSB), o Márcio do Povo, é um dos gestores mais bem avaliados do Pará.

A gestão de Márcio do Povo foi aprovada por 86%, dois pontos percentuais a mais registrados no levantamento feito pela Destak no início do ano, quando ele obteve 84% de aprovação popular.


Foram entrevistados 400 eleitores acima de 16 anos em 12 localidades diferentes do município entre os dias 16 e 18 deste mês. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e o intervalo de segurança é de 95%. O levantamento é registrado no TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará) sob o número 06698/2022.


A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais, sendo auditados, no mínimo, 20% dos questionários aplicados.

Na consulta junto aos moradores de Vitória do Xingu, foi perguntado se a eleição fosse hoje em quem ele votaria para prefeito (pesquisa espontânea). 85% dos entrevistados disseram que votariam no atual prefeito. Apenas 13% respondeu que não e 2% disse “talvez”.

Além do diagnóstico administrativo da prefeitura, o levantamento da Destak projetou alguns cenários políticos da eleição deste ano.


Na pesquisa sobre o desempenho do governador Helder Barbalho (MDB), 66% aprovam o atual governo e 29% desaprovam. 5% não souberam ou não responderam.


Na pesquisa espontânea, para a disputa para o governo do estado, Helder Barbalho tem 51% dos votos, enquanto que Zequinha Marinho apenas 3%. Não souberam ou não responderam, somam 46% dos entrevistados.



  • Helder Barbalho: 66%
  • Zequinha Marinho: 8%
  • Cleber Rabelo: 4%
  • Delegado Eguchi: 2%
  • Aracely Lemos: 2%
  • Dr. Felipe: 1%
  • Branco: 0%
  • NS/NR: 17%


  • A pesquisa perguntou aos entrevistados se votariam em um candidato a deputado estadual ou federal apoiado por Márcio do Povo. A maioria, 78%, disse que votaria. Apenas 14% disse que não votaria e 7% disse que poderia votar. 1% não soube ou não respondeu.




    A boa avaliação da gestão municipal refletiu também no resultado da avaliação do vice-prefeito. Ele foi aprovado por 81% da população. Apenas 18% disse que desaprova e 2% não souberam ou não responderam.

  • A pesquisa mensurou ainda a atuação dos vereadores de Vitória de Xingu. 36% dos entrevistados disse que a atuação dos parlamentares é regular. 32% consideram bom. 1% disseram que é péssimo e 15% excelente. 6% acham ruim e 0% não souberam ou não responderam.