quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

MPF investiga fraudes no Evandro Chagas que somam mais de R$ 24 milhões

O Ministério Público Federal (MPF) investiga nesta quinta-feira, 06, irregularidades na contratação de empresa fornecedora de materiais e equipamentos laboratoriais pelo Instituto Evandro Chagas, instituição vinculada ao Ministério da Saúde que é referência nas áreas de pesquisas biomédicas e na prestação de serviços em saúde pública.
A investigação teve início a partir de denúncias realizadas por meio do canal de Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal “Fala BR”. Após realizar inspeções e levantamentos para apurar os fatos denunciados, a Diretoria do Instituto Evandro Chagas levou a situação ao conhecimento da Controladoria-Geral da União (CGU) e do MPF por meio de relatório feito pela própria Instituição. 
As fraudes investigadas ocorreriam desde o processo de seleção de fornecedores até a execução de contratos de fornecimento de insumos laboratoriais. Foram detectadas, em editais de licitações, cláusulas que restringiam a competição e acabavam por favorecer a empresa investigada. Além disso, verificou-se superfaturamento por quantidade e por preço, além do aceite, no ato da entrega, de produtos que não correspondiam ao que era solicitado nos pedidos.
Os recursos envolvidos são provenientes do Ministério da Saúde. Com base em levantamentos preliminares feitos pela CGU, há suspeita de irregularidades em pelo menos 10 processos licitatórios, que juntos somam mais de R$ 24 milhões. Assista o momento em que agentes da CGU faziam buscas no instituto.

Empresário e professor Amintas Pinheiro, marido da deputada Nilse Pinheiro, é assassinado a tiros em Belém

Empresário e professor Amintas Pinheiro, marido da deputada Nilse Pinheiro, é assassinado a tiros em Belém - Crédito: Redes SociaisA Polícia Civil do Pará investiga desde a madrugada o assassinato do professor e empresário Amintas José Pinheiro, 62 anos, que foi alvo de vários tiros na noite de quarta-feira, 5. O professor Amintas, como era mais conhecido, era um dos diretores da Escola Superior Madre Celeste (Esmac). Ele era marido da professora e deputada estadual Nilse Pinheiro (Republicanos).
As primeiras informações dão conta de que o veículo dirigido por Amintas Pinheiro, uma caminhonete, foi seguido por uma motocicleta e alcançado na avenida Centenário, em frente ao conjunto Catalina, no bairro do Mangueirão, em Belém.

Prefeitura de Santarém vai lançar chamada pública para contratar médicos em caráter emergencial

Em caráter emergencial, novos médicos serão contratados pelo município — Foto: Zé CorrêaOs procedimentos de formulação do edital estão em andamento. Medida visa garantir continuidade dos serviços de saúde.
Para cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Promotoria de Justiça de Santarém, no oeste do Pará, em relação ao corte de gratificações que não estão previstas em lei e exoneração de servidores temporários, a Prefeitura lançará edital de chamamento público para contratação de profissionais médicos para atuarem nas unidades de saúde das zonas urbana e rural, e Centros de Referência.