domingo, 16 de dezembro de 2012

Guerrero marca, Cássio para o Chelsea e Corinthians fatura o título do Mundial


"Com grande atuação do goleiro Cássio e gol do atacante peruano Guerrero, o Corinthians derrotou o Chelsea por 1 a 0 neste domingo, em Yokohama, e conquistou seu segundo Mundial de Clubes". 

Guerrero marcou aos 23min do segundo tempo. Foram dele os dois corintianos na competição, já que ele havia garantido a vitória sobre o Al Ahly na semifinal.

Cássio salvou o time brasileiro com grandes defesas.
Momento do gol de Guerreiro
O zagueiro Cahill, do Chelsea, foi expulso aos 44min do segunda etapa. Dois minutos mais tarde, a equipe inglesa ainda teve um gol do espanhol Fernando Torres anulado por impedimento.
O Corinthians já havia conquistado o Mundial em 2000, no Maracanã, contra o Vasco, na disputa por pênaltis.
A delegação corintiana tem chegada ao Brasil prevista para terça-feira e será recebida com festa nas ruas da capital paulista.
Justiça atende pedido do MP e detemina atendimento pela defensoria pública na comarca
 
A justiça deferiu liminar requerida em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Jacareacanga e determinou a lotação de um defensor público para responder pelo expediente do município, com estadas mensais programadas. A ACP, contra o Estado do Pará, foi ajuizada por meio da promotora de justiça Maria Raimunda Tavares, e a decisão é do juiz de direito Edilson Furtado Vieira.
O municipio mais próximo de Jacareacanga, onde há defensor público, é Itaituba, que fica a 400 quilômetros do municipio. A comarca foi criada em 2006 e nunca um defensor se fez presente para atender a demanda da população local.
Na decisão, o juiz informa que recebeu do Estado a informação de que existem 284 defensores públicos lotados em todo o Pará. “Deslocar um Defensor Público para a comarca de Jacareacanga, com estadas programadas, prejuizo nenhum trará ao Estado, ao contrário, solucionará, de imediato, o problema do jurisdicionado”, diz o juiz.
O juiz destaca ainda que a comarca possui infraestrutura suficiente para receber a defensoria pública, com amplo espaço fisico no fúrum local. Em caso de descumprimento da ordem judicial , foi arbitrada multa diária de R$10 mil.
Texto: Lila Bemerguy

Curralinho: o pior entre os piores do país


"Até agora, poucos programas saíram do papel e o Marajó, que esbanja belezas naturais, continua aparecendo nas estatísticas oficiais como uma das áreas mais pobres do País".

Essa é placa de boas vindas à cidade de Curralinho
É no arquipélago do Marajó que fica o município de Curralinho. Os cerca de 29 mil habitantes vivem basicamente da pesca, extrativismo do açaí e dos recursos de programas sociais como o Bolsa Família e o Seguro Defeso. “Não fosse o dinheiro que vem desses programas, estaríamos vivendo em estado de calamidade pública”, diz o vereador Marcos Baratinha, que já participou de vários grupos de estudo criados pelos governos federal e estadual na tentativa de buscar o desenvolvimento econômico da região. Até agora, poucos programas saíram do papel e o Marajó, que esbanja belezas naturais, continua aparecendo nas estatísticas oficiais como uma das áreas mais pobres do País.
Na semana passada, Curralinho ganhou as manchetes dos jornais. O motivo foi a divulgação, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Produto Interno Bruto (PIB) per capta dos municípios brasileiros. Curralinho se destacou por ter o menor índice do País. Apenas R$ 2,2 mil por habitante. Para se ter uma ideia, a média do Pará é cinco vezes maior e o município baiano de São Francisco do Conde - o campeão nacional em PIB per capita -tem média 130 vezes maior que o de Curralinho.
A triste lanterna não chegou a surpreender os moradores da cidade, acostumados às dificuldades da falta de trabalho, de investimentos em saúde e educação e aos frequentes surtos de malária. Curralinho é o retrato do abandono a que foi condenado o Marajó ao longo de sua história.