quarta-feira, 14 de julho de 2021

Prefeitura desenvolve ações e oferta atendimentos a mulheres em situação de violência


Além de atender a mulher, o Centro também oferta oficinas que visam a geração de renda, e independência financeira.
São muitos os atendimentos ofertados às mulheres em situação de violência no município de Santarém. A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), dispõe de um Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher - Maria do Pará, de uma Assessoria de Políticas Públicas para mulheres e no Controle Social com o Conselho Municipal da Condição Feminina.
O Centro conta uma equipe multiprofissional composta por psicóloga, assistente social, pedagoga e advogada e atende de forma presencial nos altos do Mercadão 2000 na Avenida Tapajós, de segunda a sexta-feira das, 08h00 às 16h00, ou por meio do contato (93) 99134-8542 de forma remota.
Além de atender e dar os encaminhamentos necessários a mulher vítima de violência, o Centro também oferta oficinas que visam a geração de renda, e independência financeira.
Na última semana aconteceu uma oficina sobre elaboração de currículos, como se comportar em uma entrevista de emprego e orientações sobre cadastramento em sites de emprego. Na terça-feira (13), aconteceu uma oficina de decoração de cadernos em E.V.A., que também foi mais uma opção para empreender.
“Atualmente estamos acompanhando 389 mulheres vítimas de violência, o número de atendimentos vem crescendo, mas observamos que hoje as mulheres estão procurando cada vez mais seus direitos, a percepção de que estão vivenciando por algum tipo de violência tem feito com que aumentem os nossos atendimentos e isso é positivo. É importante que cada vez mais elas busquem seus direitos, não se calem diante de qualquer um dos 5 tipos de violência”, pontuou Poliana Braga, coordenadora do Centro Maria do Pará.

Trabalhadores encontrados em condições análogas às de escravo em São Félix do Xingu

Trabalhadores encontrados em condições análogas às de escravo em São Félix do XinguO Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) resgatou 5 trabalhadores em condições análogas às de escravo em uma fazenda localizada na região da Terra do Meio, no município de São Félix do Xingu, no sudeste do Pará.
Coordenada por auditores fiscais do Trabalho, a ação contou com representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Defensoria Pública da União (DPU).
A operação foi realizada entre os dias 21 de junho e 2 de julho. Na fazenda, voltada para criação de gado, os fiscais encontraram oito trabalhadores. Cinco deles foram resgatados em condições degradantes de trabalho e de vivência, entre eles um adolescente de 15 anos que atuava como auxiliar de operador de motosserra, portanto em atividade vedada pela legislação para sua idade.
O grupo trabalhava na construção de cercas e currais, e para isso realizavam a derrubada de madeira nativa extraída no próprio local. Eram contratados informalmente, sem qualquer vínculo empregatício, e o pagamento de salários era irregular.
Não havia controle da jornada laboral ou qualquer benefício social em caso de doença ou acidente de trabalho. Eles também não recebiam treinamento e equipamentos de proteção individual (EPI), e as ferramentas utilizadas eram dos próprios empregados, sem ressarcimento de custos, o que diminuía a renda que seria recebida ao final da atividade.
As vítimas dormiam em um alojamento improvisado na mata, nas proximidades das frentes de trabalho, sem qualquer segurança ou privacidade. Eram dois barracos cobertos com lona plástica, sem fechamento lateral ou proteção contra intempéries e possíveis ataques de animais silvestres, e piso de terra batida. Os seus pertences, como roupas, mochilas e objeto encontrava-se pendurados em varais ou jogados no chão.

Cachorro vira-lata ataca criança de 2 anos e arranca parte do couro cabeludo


Um menino de apenas dois anos precisou ser encaminhado com urgência para atendimento hospitalar, em Santarém, após ser atacado por um cachorro. O caso ocorreu no bairro Esperança na tarde desta terça-feira (13). A criança teve parte do couro cabeludo arrancado pelo cão vira-lata. De acordo com a Polícia Militar, o fato aconteceu por volta das 17h, em frente a casa da família do menino, localizada na Rua Angélica. O cão é de um dos vizinhos, e teria fugido do quintal em um descuido da tutora.
A Polícia foi acionada por populares, mas ao chegar no local o cachorro já se encontrava preso no interior da residência a criança a caminho do hospital. A família do menino se revoltou diante da situação e a Polícia precisou intervir para acalmar os ânimos. Por causa do tumulto no local, parentes da vítima, testemunhas e tutores do animal foram encaminhados para a 16ª Seccional de Polícia Civil. 
O menino tem ferimentos em várias partes do corpo e seu quadro requer cuidados por conta da grande perda que teve no couro cabeludo. Dependendo das circunstâncias, os tutores do animal podem responder por lesão corporal.
Blog do Xarope via Israel Mendes


Adiada para o fim do ano entrega do obra está 65% concluída

Projeto do Hospital Materno Infantil de Santarém — Foto: Divulgação Prefeitura anunciou entrega para março ou Julho deste ano, mas estendeu o prazo para dezembro. Unidade terá capacidade para até 600 partos por mês.

Com obras iniciadas há quase 10 anos, incluindo paralisações, o Hospital Materno Infantil (HMI) em Santarém, no oeste do Pará, teve nova data para entrega, que estava prevista para março de 2021. O novo prazo é dezembro deste ano, segundo a prefeitura.

Uma das motivações para os atrasos, segundo o governo municipal, foi a pandemia de Covid-19, com adoção de medidas que visaram evitar aglomeração de trabalhadores. Entretanto, não houve paralisação das obras.
Também houve contratempos devido à redução no transporte e fornecimento de materiais e outros insumos necessários para o andamento da obra.
Atualmente, o prédio está com 65,22% concluído em uma uma área total de 7.400 m², que vai dispor de 128 leitos com capacidade para 600 partos por mês.
Os trabalhos se concentram na execução de serviços de impermeabilização de estruturas expostas, assentamento de caixilhos e portas, assentamento de piso cerâmico e revestimento cerâmico e, recentemente, finalizaram o revestimento cerâmico externo.
As obras estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), sendo os trabalhos executados por empresa licitada. O investimento total é de R$ 40.785.870,12. Os recursos são provenientes dos governos federal e estadual e contrapartida do município.
Obras paradas
As obras no HMI de Santarém estavam paradas desde 2015. Só após articulação política da prefeitura junto ao governador do Estado, Helder Barbalho (MDB), foram disponibilizados R$ 25 milhões para a retomada dos serviços.
Capacidade de atendimento
Hospital Materno Infantil de Santarém terá capacidade para até 600 partos por mês — Foto: Divulgação
Quando for entregue à população serão realizados mais de 600 partos por mês, atendendo Santarém e mais 19 municípios da região. Serão vários setores que cuidarão de mães e de seus bebês, com atendimentos em obstetrícia; parto; puerpério; neonatologia; pediatria; internação hospitalar; urgência/emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), diminuindo assim o agravamento dos casos e a mortalidade materno-infantil na região.
Ao todo, serão 128 leitos divididos em setores de enfermaria, isolamento, mãe canguru, UTI adulto, UTI infantil, UTI Neonatal, Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), reabilitação de prematuros e observação pediátrica, em uma área total de 7.400 m².