quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Facções cobram mensalidades para comerciantes em Belém


A denúncia foi feita por moradores de diversos bairros da capital que vivem sob a sombra do medo das leis do crime.
Denúncias de moradores dos bairros do Paar, Icoaraci, Cabanagem, Curuçambá, Aurá, além de outros da Região Metropolitana de Belém, relatam que facções estão destruindo equipamentos de operadoras de internet e exigindo que valor da mensalidade possa ser dividido com os criminosos.
Nos últimos meses, as quadrilhas têm aumentado o controle sobre a rede de internet, impondo a decisão sobre quais empresas podem instalar o serviço, cobram "mensalidades" destas e expulsam funcionários das empresas que não querem "colaborar".

Cabo da PM é preso após quebrar medida protetiva e atirar contra atual da ex-companheira

Na manhã de quarta-feira (25), o cabo do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), Edersson Silva Cardoso (foto ao meio), de 38 anos, foi detido após ter tentado contra a vida do atual namorado da sua ex-companheira. O fato teria ocorrido em uma residência situada no bairro Nova República, em Santarém.
Segundo informações de Daniel, irmão da ex-mulher do Cabo, houve uma discussão, luta corporal e em seguida utilizou uma outra arma que não é da instituição militar, disparando três tiros, mas apenas um atingiu a mão da vítima identificada como Welligton.

MP abre investigação para apurar suposta fraude à licitação em Jacareacanga


Revelada pelo JC
no domingo (22), a suposta fraude à licitação operacionalizada pela Prefeitura de Jacareacanga (PA) para favorecer o empresário Anacleto Madeira caiu no radar do MP (Ministério Público) do Pará.
A promotora de Justiça Lilian Regina Braga, que responde pela PJ (Procuradoria de Justiça) do município, ordenou a abertura de investigação preliminar (notícia de fato, no jargão MP) para apurar a denúncia.
Determinou ainda, nesta quarta-feira (25), que a Prefeitura de Jacareacanga, gestão do prefeito Valdo do Posto (MDB), seja notificada e, em 5 dias, se manifeste sobre o caso. “Informando [inclusive] se já foi concluído o procedimento licitatório”, destacou.
Na mira
A licitação-alvo é a concorrência pública nº 01/2020, para contratação de empresa de engenharia, com objeto de realizar a reforma e ampliação da escola pública Brigadeiro Haroldo Veloso. O serviço foi orçado em quase 6 milhões de reais.

Jaílson é o principal obstáculo à reeleição de Marco Antônio em Mojuí, aponta Destak

Marco Antônio e Jaílson: cenário de polarização entre os 2 nas eleições para prefeito. Foto montagem: JC

As eleições municipais de 2024, daqui a 21 meses, devem ter um cenário de polarização em
Mojuí dos Campos (PA) entre o atual prefeito, Marco Antônio Lima (MDB), e o ex-prefeito Jailson Alves (PSDB).
É o que aponta o mais recente levantamento feito pela Destak, realizado nos últimos dias 22 e 23, para avaliar o cenário político e a gestão de Marco Antônio. Foram ouvidas 420 pessoas, de forma presencial.
A disputa pela prefeitura deve colocar frente a frente o atual gestor e o ex, Jailson Alves, que administrou Mojuí dos Campos por 8 anos (2012 a 2020). Na pesquisa, Marco Antônio apresenta números abaixo do seu principal adversário político.

Marco Antônio foi eleito em 2020 derrotando Izailton Sousa (PSD), apoiado pelo ex-prefeito. O candidato do MDB obteve 57,04% dos votos (8.357 votos).

Reeleição

Em cenário de reeleição, 36% dos entrevistados disseram que votaria no atual prefeito. Outros 48% disseram que jamais votariam e 7% disseram que talvez votariam. Outros 3% afirmaram que depende das condições. Branco e nulo 1% e não souberam ou não responderam totalizou 5% dos entrevistados.

Prefeito de Vitória do Xingu, Márcio do Povo tem aprovação recorde, revela Destak


A população do município de
Vitória do Xingu deu aprovação recorde no oeste do Pará à gestão do prefeito Márcio Viana Rocha, o Márcio do Povo (PSB). É o que aponta a nova pesquisa do instituto Destak. Os dados foram coletados em 2 dias, de forma presencial, junto a 420 moradores da cidade.
Os números da sondagem apontam que Márcio do Povo é prefeito mais bem avaliado entre todos os 27 gestores municipais da região. À frente, por exemplo, que Taká (MDB), de Rurópolis.
A margem de erro da pesquisa é de 3,5% e o intervalo de segurança de 95%. A pesquisa de opinião quantifica a popularidade das gestões municipais paraenses e perspectivas eleitorais para 2024. Rurópolis foi a primeira cidade a ser diagnosticada pela Destak neste ano.


A expectativa da população de Vitória do Xingu em relação ao desempenho do prefeito para 2023, é apontada como boa para 70% dos entrevistados. 25% consideram que será muito boa e 4%, regular. Apenas 1% acha que será ruim.
Já a gestão atual de Márcio do Povo é apontada como ótima/boa por 85% dos entrevistados. Apenas 15% acham regular e zero por cento ruim ou péssima.
Cenário para 2024
A Destak avaliou também cenário eleitoral para 2024 em Vitória do Xingu. Se a eleição fosse hoje, Márcio do Povo estaria reeleito. Isto porque 92% dos entrevistados disseram que votariam nele.