quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Interdição atinge algumas áreas de Alter do Chão

Interdição atinge algumas áreas de Alter do Chão (Foto: Rodolfo Oliveira/Agência Pará)
Alter do Chão continua sim linda e limpa. Mas na terça-feira (1), o juiz da 1ª Vara da Justiça Federal de Santarém, Érico Pinheiro, determinou a interdição de áreas que não são adequadas para banho. A pesquisa feita pelo Laboratório de Biologia Ambiental da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), divulgado no dia 12 de agosto, constatou que os pontos da escadaria da orla, no final da orla e nas proximidades dos esgotos pluviais são impróprios para balneabilidade.
A Justiça acatou a ação movida pelo Ministério Público do Estado Pará (MPPA) e Ministério Público Federal (MPF) que pediu a interdição desses locais após todo o alvoroço ocorrido por conta do surto de hepatite A na vila em janeiro deste ano. O Município teve um prazo de 48 horas após a notificação para cumprir a decisão judicial. 

Arte e cultura transformam a vida de moradores do Jatobá

Desde que começou a frequentar as atividades do núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Jatobá, em Altamira, os dias do estudante Luiz Carlos Ferreira, 17, têm sido muito mais produtivos. “Antes eu passava o dia todo na rua. E como não tinha essas orientações sobre a importância do ensino, eu muitas vezes nem ia para a escola”, conta o adolescente.
A experiência dele também é compartilhada pela estudante Tamires Campos, 9, que a partir das aulas do núcleo descobriu a sua afinidade com a arte. “Antes de vir pra cá eu nem imaginava que eu podia ser uma desenhista. Mas aqui eu descobri que as aulas de arte são as minhas preferidas. Principalmente a parte de desenho, que eu adoro”, revela.

VITÓRIA DO XINGU: MPPA realiza mais uma edição do Projeto de Paternidade

O Ministério Público do Estado do Pará, por meio da promotora de Justiça de Vitória do Xingu, Patrícia Carvalho Medrado Assmann, acompanhada pela psicóloga Rejane Almeida e do auxiliar de administração Juarez Faial, servidores da Região Administrativa Sudoeste I, realizou na manhã do último dia 31, mais uma etapa do Projeto “Reconhecimento da Paternidade: o MP mapeando a demanda e garantindo o direito a filiação em Vitória do Xingu”.
A promotora de Justiça Patrícia Assmann ressalta que “a palestra objetiva divulgar e estimular o reconhecimento de paternidade de pessoas sem esse registro, bem como, informar a possibilidade de investigação de paternidade, por meio de exame de DNA, conforme Termo de Acordo celebrado entre o Ministério Publico e a empresa Norte Energia”.
Durante o evento foram realizados reconhecimentos espontâneos de paternidade, celebração de acordo de alimentos, bem como, coleta de dados com os responsáveis pelas crianças, para posterior localização de supostos pais.
Texto: PJ de Vitória do Xingu

Tabela da segundinha sai até sexta-feira

Tabela da segundinha sai até sexta-feira (Foto: Cezar Magalhães/DOL)
O departamento técnico da Federação Paraense de Futebol (FPF) irá divulgar até a próxima sexta-feira (4), a tabela do Campeonato Paraense da Segunda Divisão, a Segundinha.
A FPF aguarda alguns clubes que não informaram o local que desejam mandar seus jogos na competição.

Município do Pará tem quatro abusos em uma semana

Município do Pará tem quatro abusos em uma semana (Foto: Divulgação)
A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (02), em Bragança (PA), José Benedito Conde, de 53 anos, acusado de abusar sexualmente de uma criança de 7 anos. Zé Baixinho, como também é conhecido, foi apresentado a Delegacia do Pro Paz Integrado no município.
De acordo com a Polícia, Zé Baixinho já responde a um processo por tráfico de drogas e tem outro processo também é acusado de abuso sexual de uma criança de três anos.    
O acusado será transferido ao Sistema Penitenciário. A prisão de José Conde é a segunda, na mesma semana, relacionada a estupro de vulnerável.
Na segunda-feira (31), Edson Leopoldo Dias, de 35 anos, foi acusado de abuso de duas crianças de 9 a 11 anos. Ele se aproveitava pelo fato da mãe de uma das crianças ser portadora de deficiência mental. Após dois meses de investigação, ele teve a prisão decretada pela Justiça.
(DOL com informações Polícia Civil