quinta-feira, 11 de maio de 2023

Ministério das Cidades libera R$ 3 mi para retomada de obras da avenida Diamantino em Santarém

A avenida Diamantino corta os bairros Interventoria, Diamantino e Santo André.
Em reunião com prefeito Nélio Aguiar e deputado federal Henderson Pinto, ministro Jader Filho anunciou liberação de R4 3 milhões para avenida Diamantino, em Santarém — Foto: Ascom do deputado Henderson Pinto
Em reunião realizada na manhã de quarta-feira (10) em Brasília (DF), com o prefeito Nélio Aguiar (União Brasil) e o deputado federal Henderson Pinto (MDB-PA), o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou a liberação de R$ 3 milhões para a retomada das obras de asfaltamento da avenida Diamantino, em Santarém, no oeste do Pará.
"A obra estava paralisada, e agora essa liberação de recursos vai viabilizar que empresa retome os trabalhos dessa avenida que é um sonho dos moradores do Diamantino, e uma grande obra de mobilidade urbana do município de Santarém", disse o prefeito Nélio Aguiar.
Jader Filho falou da satisfação de poder liberar o recurso a retomada da obra da avenida Diamantino, que vai proporcionar melhorias na qualidade de vida da população da região. "É por isso que a gente está aqui no Ministério das Cidades, para fazer com que as políticas públicas do governo do presidente Lula possam chegar a todos os paraenses. Esse é o nosso compromisso. É o Ministério das Cidades em parceria com o governo do estado, por meio do govenador Helder, com o prefeito Nélio e o deputado Henderson, trabalhando por Santarém e o oeste do Pará", disse.
Durante a reunião com o ministro das Cidades, o prefeito Nélio Aguiar também tratou sobre a retomada das obras da avenida Moaçara, construção de microssistemas de abastecimento de água e projetos na área de mobilidade.
O ministro das Cidades anunciou que no dia 16 de junho estará em Santarém com os secretários do Ministério das Cidades, para apresentar programas e projetos da pasta aos prefeitos do Oeste do Pará.
Ministro das Cidades Jader Filho com o deputado federal Henderson Pinto (à dir.), prefeito Nélio Aguiar e o médico Everaldo Martins Filho (à esq.) — Foto: Ascom do deputado Henderson Pinto

CPI da Vale entrega oficialmente relatório dos trabalhos apresentando conquistas para o Pará

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito da VALE foi apresentado em solenidade nesta terça (09), no auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, após a Sessão Ordinária que aprovou projetos contidos na pauta.
Dep.Martinho Carmona.Foto: Ozéas Santos (AID/Alepa)
A reunião foi coordenada pelo deputado Martinho Carmona, eleito presidente da Comissão de Acompanhamento do relatório de Recomendação sobre a Vale, que sucederá os trabalhos. A reunião contou com a presença do presidente interino da Alepa, deputado Luth Rebelo, do líder do governo, Iran Lima e dos deputados Adriano Coelho, Braz e Torrinho. Deputado Iran LimaFoto: Ozéas Santos (AID/Alepa)

"Foi um belíssimo o trabalho da CPI junto a Vale, que consegue ser uma empresa multinacional que tem quatros vezes maior de lucratividade que o orçamento geral do Estado, e isso não é todo o tamanho desta empresa", expressou o deputado Eraldo Pimenta, presidente da Comissão.
Para ele, mesmo assim, foi apenas um arranhão na couraça na empresa que leva mais de 400 mil toneladas de minério de ferro, para fora do Brasil. Para o deputado a Vale é uma empresa sem rosto, um gigante instalada no Pará, que pode e deve apoiar muito mais o Estado que a abriga em forma de concessão.Deputados Carlos Bordado e Eraldo Pimenta.Foto: Ozéas Santos (AID/Alepa)
"Obtivemos com os trabalhos da CPI receber do contencioso da Vale, o valor de quase três bilhões de recursos de suas contas, que poderão ser usados em obras e serviços de melhorias a ser indicados", explicou o deputado Eraldo. Ele ainda agradeceu todos os membros que compuseram a CPI, assim como os servidores e assessores que contribuíram no trabalho realizado.

Ministro da Casa Civil Rui Costa exalta gestão de Jader Filho no Ministério das Cidades

Ministro Rui Costa destacou a atuação do paraense Jader Filho à frente do Ministério das Cidades: "O ministro das Cidades tem sido extraordinário tocando o Minha Casa, Minha Vida. Muito proativo. Um jovem talentoso que nunca tinha exercido um cargo político", declarou.
Uma das metas de qualquer profissional é o reconhecimento de seu trabalho. Mesmo que pareça fácil, somente cada trabalhador sabe quanto empenho é necessário para atingir esta meta, a qual, por vezes, requer sacrifícios pessoais.
Durante uma entrevista ao programa "Estúdio i" do canal Globo News na tarde desta quarta-feira (10), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, elogiou amplamente a gestão do paraense Jader Filho no Ministério das Cidades.
Indagado pela jornalista Flávia Oliveira sobre uma possível turbulência na relação entre os ministros do Governo Lula pelos seus estados/regiões de origem, Rui Costa descartou que exista uma "intriga" entre os integrantes do alto escalão federal e citou Jader Filho como exemplo a ser seguido.
"O ministro das Cidades tem sido extraordinário tocando o Minha Casa, Minha Vida. Muito proativo. Um jovem talentoso que nunca tinha exercido um cargo político", declarou.
RECONHECIMENTO
Esta não é a primeira vez em que Jader Filho é reconhecido pelo trabalho à frente da pasta das Cidades. Em outra ocasião, durante sessão plenária no Senado Federal, o senador Jorge Kajuru (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB-GO) usou seu tempo de discurso para elogiar a atuação do ministro diretamente ao pai do paraense, o também senador Jader Barbalho (MDB-PA).
“O senhor tem que ter, cada dia mais, orgulho de seu filho Jader Barbalho Filho, ministro das Cidades. O que mais me impressionou foi a agilidade do ministro, a educação dele e o atendimento que oferece aos parlamentares”, relatou Kajuru.
“É importante que todos os senadores e deputados saibam que este Governo tem um ministro diferenciado, à disposição, com um sonho dos projetos habitacionais para todo o Brasil - além do Minha Casa, Minha Vida”. O parlamentar goiano finalizou parabenizando o colega paraense: “Parabéns, senador Jader, pelo seu filho”.
VEJA O VÍDEO:


CPI em Curuá vai apurar se vereador Nafttali Lima (Podemos) mora em Mojuí, para cassá-lo

 CPI em Curuá vai apurar vereador que mora em Mojuí dos Campos

Nafttali Lima (à dir.) é o atual 2º secretário da Câmara de Curuá. Ele virou alvo da CPI. Foto: Reprodução vídeo/CMC
Protocolado nesta quarta-feira (10) pedido de criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara de Vereadores de Curuá (PA), para apurar o caso de um vereador que não reside no município.
Nafttali Lima (Podemos) teria supostamente “residência fixa” na cidade de Mojuí dos Campos, Região Metropolitana de Santarém. Por isso, o parlamentar estaria burlando o artigo 36, inciso IV, da Lei Orgânica de Curuá.
A infração ao artigo dessa lei prevê perda de mandato se o vereador não morar em Curuá.
O pedido de CPI é assinado por 3 vereadores – Josi do Óleo (REP), Diego Araújo (PSDB) e Jeter Silva (PSD) – equivalente a 1/3 dos integrantes do Legislativo.
É número suficiente, conforme estabelece a lei, para que a CPI seja criada e instalada pelo vereador-presidente da Câmara, Ademilson Pereira, o Cica da Colônia (PSD).
“Não se pode conceber um vereador que mantenha residência fixa principal em outro município como representante do povo de Curuá, uma vez que somente pode ter esse status aquele que convive o dia a dia da população, conhecendo seus anseios e necessidades”, destacam no pedido os autores da CPI.
“Vir ao município [de Curuá] apenas para participar das sessões não se enquadra na exigência da Lei maior do município”, reforçam.
Natural de Santarém, Nafttali de Sousa Lima, 48 anos, exerce o terceiro mandato de vereador. É o atual 2º secretário da Mesa Diretora da Câmara e presidente da Comissão de Transporte da Casa.
Instalação da CPI
Na próxima sessão ordinária da Câmara, de acordo com o regimento interno, o presidente deverá realizar a imediata instalação da CPI, composta por 3 integrantes (presidente, relator e membro). Pelo menos 1 dos vereadores que assinaram o pedido deverá, obrigatoriamente, fazer parte da comissão.
A CPI terá 60 dias para concluir o seu trabalho e apresentar um relatório, propondo (ou não) a cassação do Nafttali Lima. Caberá ao plenário da Câmara decidir, pelo voto, se derruba ou acata o relatório.