quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Comissão de Direitos Humanos aprova projetos e define Plano de Trabalho


Os deputados da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor e dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Mulher, da Juventude, da Pessoa Idosa (CDHDC) reuniu nesta quarta (30), sobre a coordenação do deputado Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão, aprovaram em reunião após a sessão plenária, a atualização do Plano de Trabalho do Biênio 2023/2024; dois projetos, um de lei e outro de resolução os de números: 232/2022 e 04/2023 em tramitação, e que agora estão aptos para votação em plenário; e ainda, foi definido os relatores de cinco projetos que ingressaram na secretária da Comissão.
O primeiro Projeto de Lei dispõe sobre determinação que, as concessionárias de serviços públicos de fornecimento de água, energia elétrica, e de gás no Estado do Pará, divulguem em suas faturas os números para denúncias de violência contra mulher no âmbito doméstico-familiar, de autoria da deputada Diana Belo. E o segundo, Projeto de Resolução, de autoria da deputada Lívia Duarte, que estabelece medidas para o enfrentamento ao racismo institucional por meio de formações antirracistas para os servidores, servidoras e demais funcionários da ALEPA.
O deputado Bordalo, designou os relatores para cinco projetos protocolados na Comissão para tramitação, aprovação e liberação para votação em plenário. Avocou a relatoria para si no Projeto de Lei nº 30/2022, que altera a Lei nº 9.262/2021 que acrescenta novos dispositivos a implementação dos direitos da Pessoa com Transtorno Autista de autoria do deputado Fábio Figueiras (PSB).
A deputada Paula Titan (MDB) foi designada para relator dois projetos; reconhece como de Utilidade Pública para o Estado do Pará, Associação de Moradores do Rio Maracapucu-Miri, ilha de Abaetetuba, de autoria do deputado Fábio Freitas (Repub), e o que propõe a criação do Observatório da Mulher e institui a Polícia Estadual para o Sistema Integrado de Informações de Violência Contra a Mulher.

No projeto que estabelece sobre o direito do consumidor de ser informado, em tempo real, pelas operadoras de telefonia móvel, sobre a redução de velocidade de conexão à internet será relatado pelo deputado Rogério Barra (PL); e o deputado Erick Monteiro (), que institui a política estadual das ações afirmativas no âmbito do Estado do Pará.
Plano de Trabalho para o Biênio 2023-2024
O plano de trabalho para o restante de 2023 e o ano de 2024 foi aprovado por unanimidade com a definição das principais atividades por mês, indicando Caravanas, debates, reuniões, sessão solenes . Foi aprovado a criação de um Grupo de Trabalho para debater as questões relacionadas as cidades amazônicas com a incorporação de um Grupo de Pesquisadores nacionais que se debruçam sobre a problemática nacionalmente.
O deputado Rogério Barra pediu a interferência da Comissão no acompanhamento do caso da morte do garimpeiro José Garcia Vieira, alvejado a tiros em um alegado confronto com agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na tarde de sexta-feira (25), na região garimpeira do Cantagalo, no Alto Tapajós, município de Jacareacanga.

De acordo com o Ibama, o fato ocorreu depois que uma equipe do instituto foi atacada a tiros durante ação de fiscalização contra o garimpo ilegal na Área de Proteção Ambiental (APA) do Tapajós, no oeste do Pará. Houve confronto e o homem, que estava armado com uma pistola, foi baleado, e os deputados, Barra, Wescley Thomaz e Toni Cunha em plenário argumentaram estranheza na versão do órgão ambiental.
Os deputados ficaram de avaliar a possibilidade de realizaram uma diligencia para conhecerem melhor sobre a apuração do caso. E aprovaram uma diligencia a cidade de Capitão Poço, a pedido do deputado Erik Monteiro (PSDB).
Participaram da reunião os deputados: Eliel Faustino (União Brasil) e Fábio Figueiras (PSB), membros da Comissão, e ainda, o líder do governo deputado Iran Lima (MDB).

Veja horário e onde assistir os jogos de hoje: quinta-feira, 31


Esta quinta-feira, 31, está recheada de jogos envolvendo times brasileiros, hoje terá três confrontos decisivos nas competições da Conmebol, além de grande jogo pela Série B do Campeonato Brasileiro. Fluminense na Libertadores, e São Paulo e Fortaleza na Sul-Americana, vão em busca de confirmar o favoritismo e se classificar para as semifinais. E o Juventude joga para voltar ao G4 da Série B, a equipe gaúcha sonha com um retorno à elite do futebol brasileiro. Confira abaixo horário e onde assistir às partidas.
Copa Libertadores.
Olimpia x Fluminense / 21h30 – Onde assistir: ESPN e Star+
Sul-Americana
Fortaleza x América-MG / 19h – Onde assistir: Paramount+
São Paulo x LDU / 19h – Onde assistir: ESPN e Star+
Série B do Brasileirão
Juventude x Chapecoense​ / 21h30 – Onde assistir: SporTV e Premiere

Hospital processado pelo Ministério Público em Santarém será alvo de inspeção judicial

Claytoney Ferreira: decisão ontem para inspeção judicial no hospital HRBA na sexta-feira (1º).

O HRBA (Hospital Regional do Baixo Amazonas), em
Santarém, oeste do Pará, será alvo de inspeção judicial na próxima sexta-feira (1º). A decisão foi tomada pelo juiz Claytoney Ferreira nesta terça-feira (29).
Unidade de saúde de média e alta complexidade estadual, sob gestão terceirizada do Instituto Social Mais Saúde, o HRBA enfrenta uma dura batalha judicial com o Ministério Público do Pará (MPPA) por má prestação de serviços à população.
A ação civil pública ajuizada contra a OSS, em fevereiro deste ano, tem valor de causa de R$ 5,7 milhões. Tramita na 6ª Vara Cível e Empresarial.
O MPPA deve acompanhar Claytoney Ferreira na inspeção programada para sexta. O magistrado requisitou “reforço policial” à direção do fórum de Santarém para acompanhá-lo na visita.
O Instituto Mais Saúde assumiu a gestão do HRBA em novembro do ano passado.
Por Jeso Carneiro

Polícia Militar encontra mochila com mais de 10kg de drogas durante fiscalização no porto de Juruti


A embarcação fazia linha Manaus - Santarém. A ocorrência foi registrada nesta quarta-feira (30).
Uma mochila com mais de 10kg de drogas foi encontrada no banheiro de uma embarcação que fazia linha Manaus - Santarém, no porto de Juruti, oeste do Pará, nesta quarta-feira (30). A apreensão ocorreu durante uma fiscalização da Polícia Militar.