terça-feira, 4 de junho de 2019

Inicia os serviços de restauração dos monumentos históricos da Praça Barão de Santarém

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), junto com a Cooperativa Puxirum de Artesãos e Artistas em parceria com o Instituto de Estudos Integrados Cidadão da Amazônia (Inea), deram início aos serviços de restauração dos monumentos históricos da Praça Barão de Santarém. Desde o final de semana, servidores da pasta e artesãos da cooperativa estão empenhados na limpeza física das esculturas. O objetivo é dar mais vida aos monumentos, buscando a fidelidade de sua originalidade.
O projeto de recuperação será realizado por etapas. O serviço já contemplou a obra do "Vaso de Gargalo" com a limpeza de toda a parte física. Posteriormente os trabalhos serão feitos no "Vaso Cariátides" e o "Muiraquitã", todas dos Artistas Plásticos Laurimar Leal e Renato Sussuarana, responsáveis por grande parte do acervo cultural do Baixo Tapajós e que representam a Cerâmica Tapajônica.
O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, acompanha de perto os serviços. Segundo o titular da pasta a restauração desses monumentos representa um marco importante para a cultura santarena, pois dará mais vida aos logradouros. "Enquanto município ficamos felizes por realizar esse serviço em parceria com a cooperativa e o Inea. Serviço este que vai obedecer a originalidade e padronização dos artefatos. O nosso objetivo é entregar a população esses monumentos em perfeitas condições", disse Costa.
O trabalho consiste em reforma nas estruturas, piso, revestimento e calçadas de proteção, com nova pintura nas cores originais, identificadas a partir de processos especiais. Sendo: Pintura com tinta de cor marrom claro, na paleta de cores com tom entre o camurça e o marfim. Após a pintura, será dado um tratamento com betume para que a obra não fique manchada.Por sua importância e dimensões, a restauração dos monumentos exige procedimentos técnicos complexos, diversificados e especializados.
"Os monumentos expostos na Praça Barão de Santarém contam a história cultural do Baixo Amazonas e devem ser preservados como memória e obra de embelezamento da cidade. É necessário que a população se conscientize da importância e zele por eles. Na grande maioria, o que acontece não é o desgaste pelo tempo, mas sim a depredação por causa do vandalismo", disse Jefferson Paiva, presidente da Cooperativa Puxirum de Artesãos e Artistas.
A restauração traz a proposta de dar mais vida aos monumentos, buscando a fidelidade de sua originalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.