terça-feira, 4 de junho de 2019

Balanço aponta redução de 27% em homicídios durante o mês de maio no Pará

Secretaria de Segurança divulga números do mês de maio. — Foto: Reprodução / TV Liberal
Outros números também sofreram redução como o índice de assalto a ônibus, que teria reduzido 73%. Desde março deste ano, agentes da Força Nacional reforçam segurança na Grande Belém.
Um balanço divulgado pela Secretária de Estado de Segurança (Segup) nesta segunda-feira (3) mostra uma redução de 27% no número de mortes violentas no Pará. Ou seja, de 98 assassinatos a menos em relação ao mesmo período do ano passado. Em maio de 2018, 264 pessoas morreram no Pará e 12 meses depois foram 362 homicídios, latrocínios e casos de lesão corporal seguida de morte.
Outros crimes também apresentaram redução nos índices. Os casos de roubos passaram de 48.011 em 2018 para 35.676 este ano, com queda percentual de 29%.
A Segup também afirmou que o número de roubos a veículos caiu 44% e o índice de roubos à ônibus caiu 73%, com 26 ocorrências no mês de maio de 2019 contra 96 no mesmo mês do ano passado.
Violência
Desde março deste ano, agentes da Força Nacional ajudam a manter o policiamento em bairros das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, todas na região metropolitana, e o Governo do Estado começou a implantação dos chamados Territórios de Pacificação.
Apesar das reduções, casos de violência ainda chocam a população e mobilizam as autoridades como a chacina do Guamá, na qual morreram 11 pessoas e ainda as execuções à policias militares, que já acumulam 22 mortes desde o início do ano. O último caso, aconteceu no dia 31 de maio.
Nesta segunda-feira (3) o inquérito sobre a chacina do Guamá foi concluído com a indicação de nove pessoas envolvidas no crime. Já em relação às mortes dos agentes de segurança pública do Pará, a Segup reafirma que todos os crimes estão elucidados, com suspeitos presos ou já identificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.