segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Nélio Aguiar: 'Eu sou a favor da criação do Estado do Tapajós'


O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (União Brasil) é favorável à criação do Estado do Tapajós e defendeu mudança de regras no Plebiscito.

“Eu sou filho de Santarém, nasci em Santarém, sou liderança política dessa região e o meu posicionamento é bem claro: eu sou a favor da criação do Estado do Tapajós”, afirmou em entrevista EXCLUSIVA ao Portal deAMAZÔNIA.

Nélio lembrou que, sobre a criação do Estado do Tapajós, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem entendimento de que a votação de Plebiscito deve ocorrer em todo o Estado, e não somente na área desmembrada.

“No meu entendimento, a primeira coisa que deveria mudar, antes de lançar a autorização da consulta pública, era mudar a regra do Plebiscito. Era fazer uma PEC [Proposta de Emenda a Constituição] mudando a Constituição e colocando, em caso de criação do Estado, que o Plebiscito será realizado somente na área a ser desmembrada. Aí sim”, completou.

O prefeito disse também que é preciso mudar o discurso para convencer a população do Pará, principalmente, de Belém e da Região Metropolitana, a somar para a criação do Estado do Tapajós.

“A gente precisa mudar os discursos de algumas coisas. Por exemplo, tem gente que quer discutir a capital, agora nessa fase. Essa discussão tem que ser lá adiante. Tem gente que leva o discurso pelo abandono e faz um discurso discriminatório contra Belém. Nós temos que ter argumentos de que é o melhor projeto de desenvolvimento para a nossa região e mostrando que Belém não vai perder com isso, que os dois vão sair ganhando. Nós vamos sair ganhando e eles também”, sustenta Nélio Aguiar.

E acrescenta: “com o desmembramento vão ter compensações. Vão reduzir o tamanho do território. Não vão precisar mais investir recursos do governo do Pará aqui nessa região. Quando for dividir cota parte do Fundo de Participação dos Estados, tirado de todo o Brasil, todos os Estados vão contribuir com o novo Estado do Tapajós, não vão tirar só do Estado do Pará. Essa conta nós temos que fazer. Não adianta ficar batendo nas lideranças políticas e nem bater em Belém. Tem que buscar argumento”.

SENADORES ENVOLVIDOS

Para o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, o projeto de criação do Estado do Tapajós teria que ser liderado pelos senadores paraenses Jader Barbalho (MDB), Zequinha Marinho (PSC) e Paulo Rocha (PT).

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado Federal, onde o projeto de autorização do Plebiscito será votado na quarta-feira (24/11), o relator é o senador amazonense Plínio Valério (PSDB). Plínio é a favor da criação do novo Estado.

“Essa estratégia de buscar senador de Roraima, senador do Amazonas, para liderar esse processo, eu também acho um equívoco. Se a gente não consegue convencer os três senadores do Pará, nem um deles, aí realmente começa a ter barreira grande”, destaca.

CAMPANHA FORA DO OESTE DO PARÁ

O prefeito de Santarém, que retornou neste fim de semana de Portugal, onde fez palestras e apresentou projetos de Inovação e Desenvolvimento [Programa de Cooperação Internacional InovaJuntos], defende ainda uma campanha do Plebiscito fora do Oeste do Pará, para buscar o apoio da população de Belém e de outras regiões do Estado.

“Essa ideia também de se posicionar e dizer que é a favor da criação do Estado do Tapajós, aqui no nosso território, é fácil. Vamos continuar no mesmo erro do passado, onde teve o Plebiscito, e onde saiu todo mundo fazendo campanha aqui em Itaituba, em Óbidos, Alenquer, aqui dentro do Oeste do Pará, onde 98% da população já é favorável. O foco não é esse. Não adianta fazer campanha aqui, para nós. Nós já estamos convencidos. Temos que fazer campanha do Estado do Tapajós lá em Belém. Este é que é o grande desafio: convencer a Região Metropolitana, onde está concentrada a maior população do Estado. Considero que essas estratégias devem ser utilizadas, no sentido de não correr o mesmo risco de repetir 2011”, acentua.

Em 2011, houve um Plebiscito para o desmembramento do Pará para criação de três estados: Pará, Carajás e Tapajós. A criação dos Estados não passou.

PLEBISCITO E ELEIÇÕES

O prefeito falou ainda que o debate do Plebiscito em período eleitoral é ruim e que a bandeira do Tapajós não pode está contaminada com interesse eleitoral porque, segundo ele, gera interesse de oportunismo político, de pessoas querendo crescer como liderança, ‘em cima de uma bandeira, do sentimento e de um sonho histórico de uma população’.

Em 2022 haverá eleições para escolher governadores, deputados federais, senadores e presidente da República.

GOVERNADOR E PREFEITO

Nélio Aguiar criticou a postura do ex-governador Simão Jatene (PSDB) que, de acordo com ele, sempre foi contra a criação do Estado do Tapajós, e que agora, perto de uma nova eleição, tenta criar uma crise entre o governador do Pará e o prefeito de Santarém.

“É preciso deixar claro. Eu não vou entrar na onda de algumas pessoas, principalmente, ligadas ao ex-governador Jatene, que fez campanha contra o Estado do Tapajós e que agora quer utilizar essa questão para querer causar uma crise entre o governador Helder e o prefeito Nélio. Não vão conseguir, temos responsabilidade com Santarém. Nós queremos o Estado do Tapajós, queremos mais quando vai ser possível?. Não posso criar uma crise Institucional. É preciso governar com parcerias. Nós precisamos de Belém. Não podemos criar clima de disputa com Belém e com o governador. Não vou fazer disso um motivo de briga, de racha com o governador Helder, jamais. Temos muitos projetos juntos. De todos os governadores, quem mais tem dado atenção e investido, nos últimos anos, em Santarém, tem sido o Helder. Temos que ser jutos”, avalia o prefeito, que também é O 1º tesoureiro da diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Na semana passada, o governador Helder Barbalho, gravou um vídeo, se posicionando contra a criação do Estado do Tapajós.

“O governador Helder, até pela Constituição do Estado do Pará, ele tem essa obrigação de defender a integridade do Estado do Pará. Ele não pode empunhar a bandeira do separatismo e desmembrar a região Oeste do Pará do Estado e criar o Estado do Tapajós. Isso a gente respeita. Com o [Simão] Jatene foi assim, com o Helder [Barbalho] está sendo assim. Os governadores sempre vão se posicionar assim. É um posicionamento institucional e constitucional. Da mesma forma que eu tenho essa compreensão em relação ao governador ele também tem a compreensão em relação a mim”, finalizou, o prefeito de Santarém, ao falar com Exclusividade, ao Portal deAMAZÔNIA.

23 MUNICÍPIOS

O Estado do Pará tem 144 municípios.

A proposta é que o Estado do Tapajós seja criado com o desmembramento de 23 municípios do Oeste do Pará: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Terra Santa, Trairão, Uruará e Santarém.


com informações Portaldeamazonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.